17/06/2022 às 18h47min - Atualizada em 19/06/2022 às 00h00min

Flávia Fernandes abre a exposição 'Táctil' para o Espaço Cultural Correios Niterói com curadoria da Tartaglia Arte, trazendo pinturas-objeto e experiências sensoriais

Mostra apresenta instalações que podem ser tocadas, uma delas inédita, convidando o espectador a passear em um jardim de cores e texturas criadas e cultivadas pela artista

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 
 
 
 
A  artista plástica Flávia Fernandes abre a exposição 'TÁCTIL', no Espaço Cutural Correios Niterói/RJ, com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte di Roma, a partir de 20 de junho, apresentando duas instalações, pinturas-objeto em fibra de vidro e resina, e pinturas de acrílico sobre tela. O que se toca ou o que se quer alcançar é o tema dessa mostra, que convida o  espectador  a passear neste jardim de cores e texturas criados e cultivados pela artista.
 
 
A exposição "Táctil" traz instalações com objetos inflados, colunas transparentes e coloridas que convidam ao toque pela maciez do material; pinturas-objeto em fibra de vidro e resina, com cores e forma que lembram a natureza;  e algumas pinturas de acrílico sobre tela que, apesar de abstratas, foram baseadas na mata nativa próxima ao atelier, com seus galhos e folhas que se entrelaçam, criando formas e cor.
 
 
Sobre a exposição 
 
              
"A exposição TÁCTIL consta de duas instalações, pinturas-objeto em fibra de vidro e resina e algumas pinturas de acrílico sobre tela.

Como um mundo colorido que a criança vê quando coloca o papel celofane sobre seus olhos, o trabalho inflado é uma coluna  colorida, onde o espaço interno, ambiente do entorno e pessoas, também se tornam coloridos, e convidam ao toque pela maciez do material. Dentro, existe uma agulha que é um objeto perfurante oposto ao material que o rodeia.

A instalação espaço tempo (INÉDITA) é uma escultura em isopor,  com uma projeção da superfície da água, como se a pessoa estivesse dentro do mar, olhando o fundo e a superfície ao mesmo tempo.
 

As pinturas-objeto foram realizadas em fibra de vidro e resina de textura irregular, com formas e cores que remetem à natureza. A fluidez transluzente dada pela resina, tenta se equivaler a resina das próprias árvores, resultando na criação de um jardim que cresce sozinho, organicamente sem controle, como o material aqui utilizado.

Nas pinturas sobre tela, a construção, ora se faz pela própria manipulação da matéria densa usada, ora pelo gesto da artista sobre essa mesma matéria.  Apesar de abstratas, foram baseadas na estrutura da mata nativa próxima ao atelier, com suas folhas e galhos de árvores que se entrelaçam e se sobrepõem, criando massas de forma e cor. Outras remetem a luz natural. Ao ver as obras dessa exposição, o espectador é convidado a passear nessa mata/mar de cores e texturas criados e cultivados pela artista."
 
 

(Flávia Fernandes)
 
 
Sobre Flávia Fernandes
 
 
Flávia Fernandes, artista, fez Escola Brasil, é Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e formada em Artes Plásticas pela FAAP/ SP. Está radicada em Florianópolis, onde sua arte está voltada para pintura, gravura, instalações, intervenções e vídeos. Desde 2001 vem realizando intervenções artísticas na paisagem natural e urbana, em vários lugares públicos, como o Largo Victor Meirelles em Florianópolis, Largo São Bento em São Paulo, Bayenale Sao Francisco/USA, Universidade de Edinburgo, Alberoni, Veneza e Costão da Joaquina, Florianópolis. 
 
 
Participou da Expo Transfronteira da Arte Contemporanea da 39ª Bienal Internacional de Sao Paulo e da Área 10 da London Biennale, em Londres. Ministra aulas de arte e faz algumas curadorias como a dos seis Festivais de Artes Plásticas de Governador Celso Ramos/SC, e a do Grupposinestetico - Sinesteticamente ad ognii costo, no MIS Florianopolis/SC.  Expõe desde 1975 no Brasil e no exterior, e possui obras em várias coleções públicas e acervos, como Pinacoteca do Estado de SP, Museu de Arte de Santa Catarina e Embaixada Brasileira em Roma, Itália, entre outros.  Suas obras também podem ser encontradas em Coleções particulares em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Alemanha, Itália e Nova York.
 
 
Em 2021, 'TACTIL' participou da exposição Arte Contemporânea Feminina, individual ao lado de outras quatro artistas, no Centro Cultural Correios RJ  dos Correios do Rio de Janeiro, e da  
Mostra de gravuras com Ajit Seal na Galeria ARTS PRIVILEGE em Mumbai, India.
 
 
"Espero que as pessoas que visitem "Táctil" se emocionem e se encantem. Afinal, a obra de arte deve provocar encantamento", finaliza Flávia Fernandes
 
 
Instagram: @flaviafernandes.art


 
SOBRE A TARTAGLIA ARTE


A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia  pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo.  Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.
 

O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.
Site: tartagliaarte.org
 
 

SERVIÇO
 
Exposição: "Táctil"
Artista: Flávia Fernandes @flaviafernandes.art
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia
 
Data de abertura: 18 de junho das 14h às 17h
Visitação: 20 de junho a 30 de julho de 2022
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Realização: Tartaglia Arte
 
Apoio: Consolato Onorario Italiano - Florianópolis/SC / CIB-SC/ Espaço Cultural Correios / Ministério das Comunicações / Pátria Amada Brasil / Paula Ramagem Comunucação
 
Local: Espaço Cultural Correios - 1º pavimento
Av. Visconde de Rio Branco, 481 - Centro - Niterói/RJ
Tel: (21) 2503-8550
De segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado,  das 13h às 17h 
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Acesso: Barcas (estação Arariboia), UBER, táxi, ônibus. Do Rio, metrô ou ônibus até a estação Carioca, caminhar até Estação das Barcas na Praça XV.
O local possui acessibilidade.
Evento gratuito.
Censura livre.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.