07/06/2022 às 23h23min - Atualizada em 08/06/2022 às 18h20min

Futebol Social inicia Circuito 2022, com etapa em Sorocaba (SP), neste mês

A Ong Futebol Social conecta, com o esporte, jovens e comunidades carentes do País, oferecendo às pessoas em vulnerabilidade social um projeto de futuro. Calendário terá, também, a Copa Futebol Social

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Proporcionar experiências de vida transformadoras, tendo como instrumento principal o futebol. Ano a ano, a Ong Futebol Social vem promovendo um movimento pioneiro, conectando jovens e comunidades carentes de todo o País, que têm no esporte a chance de conhecer outras realidades e viver momentos de lazer e entretenimento. Jovens que, em 2022, estarão participando, ao longo da temporada, do Circuito Futebol Social, a partir deste mês, e da Copa Futebol Social, em janeiro de 2023.

É o futebol de rua, transformado em evento profissional, oferecendo às pessoas em vulnerabilidade social um projeto de futuro. A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília).

O Circuito Futebol Social 2022 será disputado ao longo do ano em oito etapas em cinco estados e no Distrito Federal a partir desses 10 núcleos, envolvendo mais de 100 entidades e impactando diretamente cerca de 1.200 jovens e, indiretamente, ao menos 10 mil jovens.

Os eventos são realizados dentro das comunidades, tendo como objetivo engajar moradores e familiares, trazendo momentos de lazer e motivação. A competição começa com a etapa de Sorocaba, no interior de São Paulo, que será disputada entre os dias 24 e 26 deste mês. No primeiro dia, em cada etapa, haverá oficinas do Projeto Rexona Quebrando Barreiras.

Em janeiro será realizada a etapa nacional, a Copa Futebol Social, em Mongaguá, na Baixada Santista, com a participação de representantes de todas as etapas do Circuito.

"Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" - Participam da Ong Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. "Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" é o lema da Ong.

"São diversos estados reunidos para jogar futebol, com etapas regionais em dezenas de comunidades, além do campeonato nacional. Os participantes são selecionados por projetos parceiros que atendem a pessoas em situação de risco e/ou sem moradia. A movimentação e as experiências que isso tudo gera estão na base de nossa busca pela valorização do ser humano e transformação de vidas", explica Guilherme Araújo, fundador da Ong Futebol Social.

Um dos resultados do projeto é a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que jogam o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup) e outros eventos internacionais.

O Circuito Futebol Social 2022 é uma realização da ONG Futebol Social, com patrocínio da Sul América e CSN. A Copa Futebol Social tem patrocínio de Nubank.

Calendário 2022

Circuito Futebol Social
Sorocaba/SP - Interior SP - 24, 25 e 26 de junho
Ananindeua/PA - Grande Belém - 22, 23 e 24 de julho
Barbalha/CE - Cariri Cearense - 12, 13 e 14 de agosto
São Luís/MA - Grande São Luís - 9, 10 e 11 de setembro
Brasília/DF - Capital da República - 21, 22 e 23 de outubro
São Gonçalo/RJ - Grande Rio - 4, 5 e 6 de novembro
São Paulo/SP - Grande SP - 9, 10 e 11 de dezembro
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 13, 14 e 15 de janeiro de 2023

Copa Futebol Social
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 20, 21 E 22 de janeiro de 2023

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio de Sul América, Nubank, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Projeto Rexona Quebrando Barreiras, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.