03/06/2022 às 19h31min - Atualizada em 04/06/2022 às 00h00min

Cia Truks roda São Paulo e interior do São Paulo com o espetáculo premiado O Senhor dos Sonhos

A peça já realizou mais de 1.200 sessões, desde 1999, e é importante marco na história do teatro infantil

SALA DA NOTÍCIA MAURICIO ANTUNES BARREIRA
Thiago Cardinali
Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA Truks apresenta o espetáculo “O Senhor dos Sonhos”, que roda por São Paulo e cidades do interior do Estado de 6 a 30 de junho. Com 32 anos de trajetória premiada, referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, o grupo tem à frente o diretor Henrique Sitchin. A peça faz parte do projeto O ENCANTADOR MUNDO DOS BONECOS, que está sendo viabilizado com patrocínio dos supermercados Atacadão, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura. Além da Capital, a turnê passa pelas seguintes cidades: Osasco, Mauá, Cotia, Mogi-Mirim e Ribeirão Pires.
 
Criado em 1999, “O Senhor dos Sonhos” vem sendo apresentado em todo o país e no exterior e já realizou mais de 1200 sessões. É sem dúvida um importante marco na história do teatro infantil em nosso país. O menino Lucas, protagonista da peça, é certamente um ícone de todas as crianças e, aqui, vivencia uma das principais “problemáticas” da infância: como se inserir no mundo real dos adultos, uma vez que elas, as crianças, vivem mergulhadas em um mundo particular de sonho e imaginação? A peça, assim, trata de discutir, de forma leve, bem-humorada, mas também muito poética, como se desenrola este conflito, que consequências pode ter quando negligenciado, e que saídas um mínimo mais confortáveis pode oferecer aos pequenos.
 
“O Senhor dos Sonhos” trata de externar a nossa visão acerca do problema: é extremamente confortante, para as crianças, a cumplicidade de pais e educadores. Em outras palavras, significa dizer que crianças talvez nada mais necessitem do que o carinho do diálogo, da compreensão e do entendimento de que estão em um mundo diferente, e que precisam, sobretudo, serem “abarcadas” nesta jornada por um oceano desconhecido, que o mundo faz desaguar, sempre misterioso, às suas frentes. Não querem superproteção, porém tampouco aceitam que negligenciemos suas angústias. É necessário encontrarmos o equilíbrio verdadeiramente amoroso na relação com os pequenos.
 
É o menino Lucas, no espetáculo, o encarregado de simbolizar este metafórico "mergulho na vida", feito pelas crianças, que as faz caírem em um mar desconhecido, cheio de medos, riscos e incompreensões, que, por fim, são um a um combatidos com criatividade, valentia e sabedoria de quem é acolhido com afeto e, assim, pode escolher para a vida o caminho da criação e preservação de sua identidade verdadeira. Lucas encarna, dos bonecos, uma deliciosa irreverência, e dos humanos, os sentimentos mais profundos, a dor da solidão, o medo da inadequação, da não pertinência, o desejo da comunhão. Das crianças, sobretudo, a doçura! Lucas é o Senhor dos Sonhos, um menino a nos ensinar importantes lições: sonhar, rir, e não levar o mundo tão a sério talvez ainda sejam poderosos remédios. Não se deve morrer mais do que o necessário, sob o risco de morrermos a cada dia quando uma morte apenas já seria o bastante dolorosa. Lucas nos ensina a viver com alegria e com simplicidade, em um mundo cada vez mais complicado.
 
A Cia Truks almeja fazer do boneco o máximo da expressão do que ainda nos parece tão humano: um sublime e poético amor pela vida, pelo sonho, pelas brincadeiras que fazem das crianças estas criaturas tão especiais e, ousamos dizer, tão superiores a nós adultos.
 
A peça


O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações. O "Senhor dos Sonhos", ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de "ajustar-se" às regras sociais, é um espetáculo que discute, mesclando momentos divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que vivem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade.
 
A peça, assim, explora a riqueza e sabedoria do universo infantil, fazendo de Lucas um verdadeiro ícone de todas as crianças, ao materializar o anseio pela liberdade de viverem os seus sonhos. Mas salienta, principalmente, a importância da participação de pais e educadores, que, a cada passo, e com redobrada atenção, quiçá saberão orientar e conduzir os caminhos dos pequenos, com compreensão, carinho e, principalmente, muita cumplicidade. Pois é desta cumplicidade e do carinho de sua mãe, que o velho Lucas relembra com maior emoção. Pois sabe que deste afeto nasceu a segurança para exercer sua arte de contar e escrever as histórias que o consagrariam, como escritor de sucesso, pelo resto de sua vida.
 
Sobre a CIA Truks

A Cia Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

Sobre o Atacadão

Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente quase em 180 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 60 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem mais de 250 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.

O Senhor dos Sonhos - de 6 a 30 de junho em escolas, CEUs e teatros de São Paulo e interior do Estado. Texto, concepção geral e direção: Henrique Sitchin. Concepção e construção de bonecos e cenários: Verônica Gerchman, Sandra Grasso, Valéria Perusso e Henrique Sitchin. Trilha sonora e iluminação: Henrique Sitchin. Elenco: Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Bianca Muniz, Thaís Rossi, João Santiago e Marcela Arce. Operação de Som e Iluminação: Stefany Araújo. Assessoria de Imprensa – Arteplural. Produção Executiva: Sendero Cultural.
 
Abaixo a relação de cidades e locais onde acontecerão as apresentações.
 
Dia 06/06 | 10h e 14h - MAUÁ
E.M. Cora Coralina
Rua São João, 876 - Jardim Bom Recanto - Mauá/SP - CEP 09340-480
 
Dia 07/06 | 12h20 e 16h30 - MAUÁ
Escola Municipal Darcy Ribeiro
Rua Dom Pedro II, 253 - Vila Independência - Mauá/ SP - CEP 09350-180
 
Dias 08/06 e 09/06 | 10h e 14h - SÃO PAULO
CEU Cidade Dutra
Av. Interlagos, 7350 - Interlagos - São Paulo/SP
 
Dia 13/06 | 10h30 e 14h - SÃO PAULO
EMEF Eduardo Prado
R. Bento Teixeira, 100 - Jardim Brasília - São Paulo/SP - CEP 03583-170
 14/06 9h30 e 13h30
15/06 9h30 e  14h

Dias 14/06 - 9h30 e 13h30 | 15/06 - 9h30 e 14h - SÃO PAULO
CEU Aricanduva
Rua Olga Fadel Abarca, s/n - Jardim Santa Terezinha
 
Dia 20/06 | 10h e 14h - MOGI MIRIM
EMEB Vereadora Terezinha da Silva Oliveira
Rua Francisco Manera, 323 - Parque Novacoop - Mogi Mirim/SP - CEP 13807-570
 
Dia 21/06 | 10 e 14h - RIBEIRÃO PRETO
EMEF Dr. Júlio César Voltarelli
Rua Mafalda Mobíglia, 105 - Res. Parque dos Servidores - Ribeirão Preto/SP - CEP 14094-234
 
Dias 23/06 e 24/06| 10h e 14h - RIBEIRÃO PIRES
Anfiteatro Arquimedes Ribeiro
Rua Diamantino de Oliveira, 218 - Pastoril
 
Dia 27/06 | 10h e 14h - COTIA
EM Jornalista Maria do Carmo de Almeida
Rua Calógero Mirizola, 01 - Jardim Estela Mari - Cotia/SP - CEP 06703-220
 
Dia 28/06 | 10h e 14h - COTIA
E.M. TURIGUARA
Rua Urupês, 150 - Parque Turiguara - Cotia/SP - CEP 06703-340
 
Dias 29/06 e 30/06 | 10h e 14h - OSASCO
EMEIEF ETIENE SALES CAMPELO
Rua José Marquês Silva, 120 - Jardim Suely - Osasco/SP - CEP 06126-020
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.