03/06/2022 às 22h00min - Atualizada em 04/06/2022 às 00h00min

Abraço Guarapiranga chama a atenção para a grave situação do reservatório e pede ações urgentes de preservação

Celebrando a data, o Abraço Guarapiranga 2022, escolheu como tema “A terra é uma só, a água é uma só, chega de destruição

SALA DA NOTÍCIA www.GazetaDaSemana.com.br
www.SalaDaNoticia.com.br

Em 2022, o 16ª Abraço Guarapiranga, tradicional manifestação da população paulista em defesa das fontes de água, será realizado no domingo, dia 5 de junho – Dia Internacional do Meio Ambiente, em três locais às margens da represa do Guarapiranga.

A data não poderia ser mais propícia, pois o Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho, nasceu a partir da primeira Conferência das Nações Unidas – ONU, sobre Meio Ambiente, ocorrido em 1972, há exatos 50 anos em Estocolmo, Suécia.

Celebrando a data, o Abraço Guarapiranga 2022, escolheu como tema “A terra é uma só, a água é uma só, chega de destruição”. Lembrará também, os 30 anos da segunda Conferência Mundial, ocorrida em 1992 no Rio de Janeiro, a Rio-92, que contou com o Fórum Global, promovido pelas organizações da sociedade civil, e que entre outros resultados produziu o acordo para o clima, para biodiversidade e a Agenda 21.

O Abraço Guarapiranga, mais uma vez, mobilizará e alertará a população, empresas e todos os níveis de governo para a urgência na construção de uma nova cultura de cuidado com a água, e cobrará medidas urgentes para conter o violento processo de destruição das fontes de água de São Paulo, sobretudo a Guarapiranga e Billings, que estão sendo aniquiladas pela destruição criminosa das áreas de proteção aos mananciais e sufocadas pelo despejo de esgotos e de lixo.

Nos últimos anos, vem ocorrendo uma epidemia de loteamentos ilegais que destroem o pouco que resta de áreas verdes. Bairros inteiros são erguidos a margem das leis, sem nenhuma licença, sem planejamento nem infraestrutura. Loteadores criminosos ludibriam famílias que legitimamente almejam uma moradia, e acabam adquirindo terrenos ilegais, que além de todos os problemas, contribuirão para aumentar o despejo de esgotos nas caixas d’água que abastecem a população.

Como se sabe, sem florestas não tem água. São as áreas verdes que asseguram a produção e a qualidade das águas. As florestas atuam como “esponjas”, absorvendo a água em épocas de chuva, liberando-a gradualmente em períodos de seca. Além aumentar a infiltração e a retenção da água no solo, garantindo a recarga dos aquíferos, as áreas verdes do entorno da Guarapiranga prestam enormes serviços ambientais para São Paulo, servem de refúgio para animais silvestres e contribuem enormemente para o equilíbrio climático.

A represa do Guarapiranga é o segundo maior sistema de produção de água de São Paulo, produz em 15m³/s, que atende cerca de 5 milhões pessoas. Criada há 113 anos a represa é indispensável ao abastecimento de água de São Paulo, que é a região mais povoada do país, porém com baixa oferta de água.

Para se ter uma ideia, Na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, a disponibilidade hídrica é de apenas 143 metros cúbicos por habitante por ano, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) considera como boa disponibilidade hídrica, a situação em que cada habitante disponha de 1.500 a 2 mil metros cúbicos por ano. O tema é sério, relevante e requer atenção de toda a sociedade paulista.

O Abraço Guarapiranga propõe uma profunda reflexão sobre toda essa grave situação. Mais que isso, propõe e reivindica ações urgentes de autoridades como as prefeituras, especialmente a de São Paulo, e do Governo do Estado. Somente com planejamento e ações integradas dos órgãos públicos e com a participação das organizações da sociedade civil, se poderá reverter o atual quadro de degradação da Guarapiranga e salvar esse patrimônio vital de toda a população de São Paulo.

O Abraço é organizado por um conjunto de dezenas de organizações da sociedade civil. Teve sua primeira edição em 2006, nos 100 anos da Guarapiranga. Tem um histórico de conquistas como a implantação dos parques lineares, a orla da avenida Atlântica, e diversas contribuições para o aperfeiçoamento da legislação.

Todas as pessoas estão convidadas a participar do Abraço Guarapiranga, que é uma demonstração de respeito e carinho, uma celebração das águas, do meio ambiente da natureza. Mas também é um ato de denúncia e indignação pelo descuido com a preservação dos mananciais, especialmente da Guarapiranga.

Informações para a Imprensa

Mauro Scarpinatti
11 996038689

Para cobertura do evento no Parque da Barragem solicitamos enviar e-mail de credenciamento para Secretaria do Verde e Meio Ambiente: [email protected]

Serviço programação detalhada:

• Capela do Socorro I – Pq. da Barragem
9h00 – Abertura no Parque da Barragem
– Oficinas, atividades ambientais e exposições;
– Tendas de organizações locais
10h00 – Shows e atividades culturais
11h00 – Plantio de mudas;
12h00 – Abraço à Guarapiranga

• Capela do Socorro II – Clube Campo do Castelo
9h00 – Abertura com caminhada, oficinas,
atividades ambientais, plantio e distribuição de mudas
12h00 – Abraço Guarapiranga na orla do Clube Castelo e na Água com
embarcações

• Itapecerica da Serra/Embu Guaçu
10h – Chegada ao local Guarapiranga
10h30 – Coleta de Recicláveis
11h30 – Plantio de mudas
12h – Abraço à Guarapiranga

Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/deolhonosmananciais/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.