02/06/2022 às 19h39min - Atualizada em 03/06/2022 às 00h00min

Festa Junina Black agita a cidade de Rio Claro, em SP

Conhecida como BlackJune, festa que reúne elementos da cultura negra com tradições juninas, há mais de 15 anos, terá sua próxima edição nos dias 11 e 12 de junho

SALA DA NOTÍCIA Mariana Mascarenhas

Junho é um mês especial marcado pelas tradicionais festas juninas que acontecem em todo o Brasil ao som, principalmente, de música sertaneja e forró. Porém, que tal curtir uma festividade junina diferenciada, com muito rap, samba, samba rock e black music. Pois, todos esses ritmos vão agitar a cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, na 12ª edição da BlackJune, que acontece nos dias 11 e 12 de junho

Mesclando os princípios tradicionais das festas juninas (como barracas de comidas, decoração, bandeirolas, fogueira, correio elegante e brincadeiras) com os elementos da cultura negra, desde o ano de 2009, a BlackJune já reuniu, ao longo de suas 11 edições, mais de 100 mil pessoas de diferentes localidades. “O evento tem como primícia proporcionar aos moradores de Rio Claro e de outras cidades de todo o Estado de São Paulo, o acesso aos bens artísticos, utilizando dos locais públicos, como as praças na Av. Ulisses Guimarães, para revitalizar e ressignificar seu uso, criando novos espaços para atividades culturais”, afirma Davi Romualdo, idealizador da festa e membro da Família Bronx.

A festa é organizada pela Família Bronx, Coletivo que, ao longo de sua trajetória, vem desenvolvendo trabalhos para fortalecer a auto-estima, a identidade e o sentimento de pertinência individual e coletiva da comunidade negra da região. E como o evento acontece há mais de 15 anos, Davi ressalta que ele já foi área de descoberta e desenvolvimento de novos talentos artísticos de toda a região, como o Grupo Jeito Simples, Arte Resenha, Samba em Prosa, Choro no Coreto, Julio Nery, Junião, Jorge Soares, Amigos do Dito. Na BlackJune também já se apresentaram grupos tradicionais como a Escola de Samba Grasifs - Voz do Morro e o Jongo Dito Ribeiro, além de artistas consagrados nacionalmente, a exemplo de Leci Brandão, Dexter, Walmir Borges, SNJ, Dj Easy Nylon, Quinteto em Branco e Preto, Dj Dan Dan, Reinaldo entre outros. 

“A BlackJune é muito mais do que uma festa, é um meio de promover a reflexão sobre as construções sociais, políticas, históricas e culturais da população negra do interior do Estado. É um marco nas atividades municipais da comunidade negra local”, diz Denis Ferreira, idealizador da BlackJune e membro da Família Bronx.

Em 2012, inclusive, o evento entrou no calendário oficial de festividades do município de Rio Claro pela Lei n° 4394/12, apresentado pelo então Vereador Sérgio Desiderá. E, em 2018, no calendário turístico estadual pela Lei 16644/2018, assinado pelo deputado Aldo Demarchi e pelas deputadas Márcia Lia e Leci Brandão, que já se apresentou como atividade principal da BlackJune e estará presente na edição deste ano. 

Atrações como feira de gastronomia, AfroEmpreendedorismo e ModaAfro também se destacam na festa. “É preciso enfatizar a importância da rentabilidade para os AfroEmpreendedores que, todos os anos, colocam suas barracas na Avenida Ulysses Guimarães para levar o sustento a toda sua família”, ressalta Davi. 

Ele ainda explica que: “O objetivo da Família Bronx com a BlackJune é que esses AfroEmpreendedores consigam se organizar de tal forma que os trabalhos desenvolvidos se tornem auto-sustentáveis, a ponto de formar uma rede de geração de renda além de proporcionar encontros entre os empreendedores da comunidade negra.”

Complementa Denis Ferreira: “Queremos comemorar 16 anos com a grandeza que a cidade e a comunidade negra merecem’’.

Serviço:

Black June 2022

Programação:

Sábado - 11 de junho (a partir das 19h)

20:00 - Julio Nery

22:00 - Leci Brandão

00:00 - Jeito Simples

Domingo - 12 de junho (a partir das 12h30)

17:00 - Samba e Prosa

19:00 - Encontro de Batuqueiros

21:00 - KL Jay

Local: Av. Ulisses Guimarães, entre as Avenidas 22A e 24A, Rio Claro (SP)

Para saber mais da Black June, veja o vídeo


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.