30/05/2022 às 11h27min - Atualizada em 30/05/2022 às 15h20min

Caravana do Esporte, do IEE, volta a ser presencial e começa nesta terça-feira em Aracaju (SE)

O projeto do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, percorrerá o País até setembro, chegando a cinco cidades, em conjunto com a Caravana das Artes, do Instituto Mpumalanga

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
A edição 2022 da Caravana do Esporte, do Instituto Esporte & Educação (IEE), começa em Aracaju (SE). Entre terça-feira (31) e quinta-feira (2), a cidade receberá a primeira etapa do projeto, que volta a ser presencial e conta com apoio da Prefeitura Municipal e do governo do Estado de Sergipe. Em conjunto, estarão sendo realizadas também as ações da Caravana das Artes, do Instituto Mpumalanga. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

O Projeto Caravana do Esporte é uma ação de educação por meio do esporte, voltada para alunos do ensino fundamental, professores das redes públicas e profissionais e gestores públicos da Educação e do Esporte. Percorrerá o País até o mês de setembro, chegando a cinco municípios, e a previsão é de que sejam atendidos mais de 7 mil crianças e jovens e capacitados 250 professores. Além de Aracaju, estará em Mateus Leme (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Curionópolis (PA) e Corumbá (MS).

Há 17 anos, a Caravana do Esporte leva esporte e educação para todo o País, com a aplicação da metodologia para formação continuada em esporte educacional. Esta edição 2022 conta com atendimento presencial de professores e estudantes das escolas públicas e formações de educadores em formatos presencial e à distância (EaD).

"O objetivo é auxiliar na ampliação do trabalho pedagógico nas escolas e nas comunidades. E Aracaju inicia as ações deste ano da Caravana do Esporte em um momento especial, já que estamos retomando as atividades presenciais", afirma a presidente do IEE, Ana Moser.

Diferentes atividades - Alunos do ensino fundamental, inscritos pela Secretaria Municipal de Educação, poderão brincar em 8 miniestações de esportes e nas tendas erguidas especialmente pelo projeto Caravana no espaço da Estação Cidadania Radialista Carlos Magno. Paralelamente, profissionais das secretarias municipais de Educação, de Esporte e da Cultura vão participar de dois cursos de formação: Pedagogia do Esporte Educacional, do IEE, e Viva com Arte, do Mpumalanga. Essas metodologias foram desenvolvidas e estão em conexão com a Base Nacional Comum Curricular.

A programação começa na terça-feira às 8h, com a chegada do primeiro grupo de crianças na arena montada no bairro do Bugio, seguida da cerimônia de abertura e diferentes atividades de esportes e artes ao longo do dia. Na quarta-feira (1º) e na quinta-feira estão programadas novas ações nas estações de esporte e artes para as crianças e o curso de formação de professores.

Sobre as Caravanas - A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação que viajam o Brasil  e levam aos  municípios as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional e Viva com Arte para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005,  foram mais de 200 municípios atendidos, com participação voluntária de artistas e atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

As Caravanas são uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio de Mastercard, VALE e Unilever, via Lei de Incentivo ao Esporte/Secretaria Especial do Esporte/Ministério da Cidadania. 

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.