19/05/2022 às 10h48min - Atualizada em 20/05/2022 às 00h00min

Coordenado pelo Sesc São Paulo no continente americano, Dia do Desafio chega à 28ª edição, com o tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”

Com o objetivo de mobilizar a população para a prática de atividade física, o evento será realizado no dia 25 de maio; O Sesc São Paulo terá programação especial para marcar a data

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Após dois anos com uma programação com ênfase no formato on-line, o Dia do Desafio chega à sua 28ª edição no dia 25 de maio, com a tradicional proposta de incentivar a prática de atividade física na população, desta vez convidando as pessoas para participar de forma majoritariamente presencial, ocupando ambientes externos e espaços públicos. O DDD é uma Campanha global liderada pela TAFISA – The Association For International Sport for All, coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA - International Sport and Culture Association - e da UNESCO.

Nesta edição, o projeto traz como tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, propondo inúmeras oportunidades para que a população possa inserir a prática regular de atividades físicas em sua rotina. Vale ressaltar que, neste ano, o Dia do Desafio não contará com a competição amistosa entre as cidades, fazendo com que a maior relevância do evento seja a mobilização do público em torno do combate ao sedentarismo.

Desafio - Dados recentes apontados pela UNESCO mostram que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo. Outro número de impacto negativo deste estudo mostra que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia. Dentro deste cenário preocupante, esta edição Dia do Desafio ganha ainda mais protagonismo como instrumento na busca da reversão destes números.

Para tanto, ao longo do dia 25 de maio, as 40 unidades do Sesc no estado disponibilizarão para o público de todas as idades uma programação que reunirá atividades como vivências, apresentações, aulas, oficinas, bate-papos, dentre outras, incluindo também a participação, como convidados especiais, de importantes nomes que marcaram a história do esporte nacional.

“Em sua 28ª edição, o Dia do Desafio 2022 representa uma oportunidade para refletirmos sobre as experiências sem precedentes que vivemos nos últimos dois anos. Tão logo a pandemia se estabeleceu, fomos instados a elaborar alternativas para lidar com demandas emergenciais nos campos da saúde, da alimentação, das artes, do esporte, da educação, dentre outras atividades que integram a ação institucional do Sesc”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Ele completa, destacando que “com o prolongamento da situação, esferas cotidianas como os encontros, os espaços de convívio e as interações sociais demandaram adequações que só se tornaram possíveis por meio do universo digital. Em tais plataformas, criamos e aprofundamos campos de vinculação humana, essenciais para o bem-estar e a troca de conhecimentos. O legado das edições anteriores da Campanha demonstra que a efetivação desse propósito é possível por meio da relação interpessoal, do aprendizado e da inclusão das pessoas, em sua pluralidade, nas diversas modalidades físico-esportivas — campo essencial da cultura”.

Dia Do Desafio - Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O evento é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado por cidades, instituições e pessoas em parceria com secretarias, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias, dentre outras. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para estimular suas comunidades a adotarem um estilo de vida mais ativo.

DIA DO DESAFIO 2022
Dia: 25 de maio, quarta-feira
Mais informações em: www.diadodesafio.org.br; Facebook.com/odiadodesafio
#diadodesafio #díadeldesafio #challengeday
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.