16/05/2022 às 00h09min - Atualizada em 16/05/2022 às 13h30min

Vamos Passear faz a alegria dos participantes em Brasília (DF), de bike, patins, skate e na caminhada

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek recebeu 4 mil inscritos neste domingo, de todas as idades, para a segunda etapa do evento, que promove a qualidade de vida. Agora, volta a ser realizado em junho, no Rio de Janeiro

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Uma manhã de temperatura amena, em torno dos 22 graus, e muita diversão neste domingo (15) para os 4 mil participantes da etapa de Brasília (DF) do Vamos Passear. O evento foi destaque no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Voltado para toda a família, reunindo grupos de amigos, inclusivo, contou com inscritos das mais diferentes idades que escolheram a bike, os patins, o skate ou simplesmente caminhar. Garantia de lazer para todos, promovendo a qualidade de vida e afastando o sedentarismo.

E depois de passar por Salvador (BA), nesta segunda edição em 2022, no início deste mês, e pela capital federal neste fim de semana, a terceira etapa do Vamos Passear já tem data marcada: dia 5 de junho, na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A oportunidade de participar de um evento que inclui patins como modalidade foi o principal motivo para que Elvio Santos comparecesse. Elvio, que começou a patinar em 2020 incentivado pela esposa Maria e sua amiga Elisete, elogiou o Vamos Passear e torce para que mais iniciativas como esta sejam realizadas na cidade. "Graças a eventos como este, o patins é visto cada vez mais como esporte e não apenas como diversão", afirmou Elvio.

Logo durante o aquecimento para a largada da caminhada, um animado grupo de veteranos se destacava entre a multidão. Os amigos Carla, Lucia, Milene, Walter e Sonia se conheceram durante uma excursão a Machu Picchu, no Peru, há 20 anos, e desde então praticam caminhadas em grupo. Estão incluídos em seu currículo esportivo locais como o Chile e a Espanha, onde percorreram juntos o icônico Caminho de Santiago. "O Vamos Passear é mais uma oportunidade de encontrar e fazer novas amizades com o esporte, independentemente do nível de dificuldade e a distância", comentaram quase que em uníssono.

E motivação para pedalar foi algo que não faltou ao grupo Pedal Sem Pressa, que percorreu cerca de 43 km entre a cidade de Valparaíso de Goiás até Brasília para participar da volta de bicicleta pelo Parque da Cidade no Vamos Passear. "Saímos de lá às 5h30 e chegamos aqui um pouco antes da largada", disse a arquiteta Thaís Constantin, uma das participantes do grupo, que reuniu cerca de 40 ciclistas para o evento. A ciclista, que pedala há mais de 15 anos, elogiou a estrutura. "Tudo perfeito, com distribuição de água durante o percurso, frutas e medalha de participação na chegada, show de organização", completou Thaís, enquanto se preparava para o longo trajeto de volta para casa.

Outra modalidade que teve destaque no Vamos Passear foi o skate, que contou com um estande especial onde a criançada pode aprender os primeiros passos da arte de se equilibrar sobre uma prancha com rodinhas. A chance foi aproveitada pelo casal Augusto e Aline Rodrigues, que levou o filho Estevão, de apenas 4 anos. "Adorei a oportunidade proporcionada, a organização está de parabéns", disse Aline.

Balanço muito positivo - Antes das largadas, aquecimento para todos e, no local montado para o evento, também diferentes atividades, nos Espaços Saúde (yoga, pilates, alongamento e dança), Kids (aulas de patins, skate e bike), assim como as atrações do Espaço Mecânica. Ao longo do percurso, água e frutas à vontade. Ao final, medalha para todos os que participaram.

Para o organizador do evento em Brasília, Tarcísio Viana, a edição 2022 do Vamos Passear superou as expectativas. "Muito feliz com a grande quantidade de inscritos, principalmente nas modalidades de patins e caminhada, que superou em número a edição 2019, a última antes da pandemia. O evento deste ano foi ainda melhor do que o anterior", avaliou Tarcísio.

Depois de realizar uma etapa em Brasília em 2019, na sua primeira edição, o Vamos Passear não teve eventos em 2020 e 2021 em função da pandemia da Covid-19, retornando neste ano.

O Vamos Passear é patrocinado pela Brasilprev, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com organização da Fundação Special Olympics Brasil – Promoção de Eventos e apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Etapas de 2022
- 01/05 – Salvador (BA) -  Praça de Piatã (Av. Octávio Mangabeira)
- 15/05 – Brasília (DF) - Parque da Cidade Sarah Kubitschek
(estacionamento 9)
- 05/06 – Rio de Janeiro (RJ) - Orla da Praia de Copacabana,
em frente à Praça do Lido
- 19/06 – São Paulo (SP) - Novo Vale do Anhangabaú – Centro
- 26/06 – Recife (PE) - Forte do Brum

Sobre a Olimpíadas Especiais Brasil - Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos, John F Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.

Filosofia - A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independentemente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, de todas as pessoas que as cercam.

Embaixadores - A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB são apoiadas por nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, os jogadores de vôlei Jakie Silva e Giba, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca. No mundo, além de nomes importantes do esporte, artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.

Sobre a Brasilprev - Com 28 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A. tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 318 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,4 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.

Mais informações:
site: www.vamospassearbr.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.