12/05/2022 às 14h26min - Atualizada em 12/05/2022 às 14h30min

Ex-atleta da ABDA conquista duas medalhas de ouro na WorldSkills Alvenaria

Matheus Carolino é prova de que esporte aliado ao estudo é diferencial no conhecimento

SALA DA NOTÍCIA Sheila Junqueira - Assessoria de comunicação ABDA
https://abdabauru.com.br/site/conteudo/2893-ex-atleta-da-abda-conquista-duas-medalhas-de-.html
Divulgação ABDAccccc
O famoso físico alemão Albert Einstein dizia: “lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”. Matheus Carolino Rodrigues, 21 anos, ex-atleta da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), sabe muito bem disso. O jovem é um grande exemplo do poder transformador do esporte aliado à educação. Graças à disciplina adquirida no tempo de ABDA e sua dedicação nos estudos, o ex-atleta e hoje aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP) conquistou, em março deste ano em Belo Horizonte (MG), duas medalhas de ouro nas fases nacional e estadual da 46ª WorldSkills International, na Modalidade Alvenaria.
A competição é a maior olimpíada do conhecimento e envolve jovens profissionais de nível técnico de 85 países. “A Olimpíada WorldSkilss é composta por três fases, estadual, nacional e mundial. Na minha modalidade, o Brasil iria para Xangai, na China, mas a participação do país no mundial foi cancelada devido a alguns impasses até por conta da pandemia”, explica o campeão.
O reconhecimento da conquista na WorldSkilss é grande. Matheus conta que os alunos medalhas de ouro na Olímpiada deverão ser contratados no futuro para dar aulas da sua modalidade no próprio Senai, onde o ex-atleta fez diversos cursos. “Eu comecei no Senai em 2019, através de uma parceria promovida com a ABDA. Lá eu fiz cursos de Auxiliar de Mecânico de Moto, Mecânico de Moto, Construtor de Alvenaria, Dry Wall, Revit Architecture e Curso de Suspensão, Direção e Freio”, conta.

+LEIA MAIS: ABDA e Senai formam 90 alunos em 5 cursos profissionalizantes
+LEIA MAIS: ABDA tem mais um RECORDE: CAMPEÕES no esporte, IMBATÍVEIS na vida
+LEIA MAIS: Pesquisa com atletas da ABDA comprova poder transformador do esporte

Matheus, sentado no chão após competição, na época do atletismo na ABDA

Em busca do melhor caminho - E não foi só no Senai que Matheus passou por várias modalidades. No esporte, também foi assim. Sempre em busca de encontrar o melhor caminho na vida, Matheus iniciou sua trajetória na ABDA em 2011, na natação. Dois anos depois, no entanto, optou por treinar polo aquático. Como não se adaptou, acabou voltando à natação, na qual treinou até 2015. Em 2016, nova mudança. Dessa vez, Matheus foi para o atletismo, onde ficou até 2019, quando decidiu mudar de vez o rumo e iniciou os cursos no Senai.
“Eu não permaneci na ABDA por não ter me destacado na parte do esporte. Eu gosto muito, mas não cheguei onde eu gostaria, não fui um atleta de grandes conquistas. Quando vi a oportunidade se seguir meus estudos na área profissional eu decidi apostar nisso. E foi nessa área que eu conquistei minhas medalhas, hoje sou um campeão”, comemora.
Humildade, persistência e fé, os lemas da ABDA, sempre nortearam o caminho de Matheus. “Deus em primeiro lugar, sempre. Minha mãe também me incentiva bastante. Mas, gostaria de destacar o importante papel do meu professor Yudi Hayashi na minha conquista. Ele me treinou desde 2019 e está me ajudando a crescer no Senai”, afirma com gratidão.
Matheus tem o sonho de ajudar outros jovens. “Eu quero futuramente fazer uma parceria para que atletas da ABDA que não tenham oportunidade de vislumbrar a Olimpíada esportiva possam ter uma chance de participar de uma Olimpíada no Senai. Creio que isso vai ajudar muitos jovens hoje desesperados sobre o futuro, vai incentivá-los a correr atrás de um objetivo. É uma oportunidade e um crescimento muito grandes”, afirma.

Matheus Carolino com uma das medalhas conquistadas na WorldSkills
+VEJA MAIS FOTOS da matéria na GALERIA

A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, CVC, Pernambucanas, Sabesp, Isa Cteep, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.