10/05/2022 às 18h15min - Atualizada em 11/05/2022 às 00h00min

1ª Semana de Economia Circular de São Paulo gera novas oportunidades para um mundo sem lixo

Participação do Movimento Circular rendeu conexões e novas oportunidades de difundir a temática

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini
Betini Comunicação
Divulgação

Durante quatro dias, centenas de pessoas, empresas, organizações e poder público se reuniram em torno de debates sobre a Economia Circular e os caminhos possíveis para a transição do atual modelo de economia linear para formas mais circulares de produzir, consumir e descartar. Nove painéis foram realizados de forma presencial, com transmissão ao vivo e online. Assim foi a 1ª Semana de Economia Circular de São Paulo, realizada entre os dias 4 e 7 de maio, na capital paulista, com a participação do Movimento Circular, maior iniciativa aberta de educação para economia circular da América Latina.

O evento foi promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Relações Internacionais e do Verde e Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Ellen MacArthur (EMF) e a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). O Movimento Circular foi apoiador na realização do painel de “Educação e Economia Circular” e convidado especial no painel sobre “A importância da Inovação para a Economia Circular”.

O painel de Educação Ambiental contou com mediação de Vinicius Saraceni, Coordenador Geral do Movimento Circular e teve a participação de Sueli Furlan, professora da USP e Embaixadora Educacional do Movimento, junto com a jornalista Thaís Brianezi, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo; Claudia Abrahão, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Head de Marketing da Circular Brain, Lívia Santarelli. Já o painel “A importância da Inovação para a Economia Circular" contou com a participação do Professor Edson Grandisoli, Coordenador pedagógico e Embaixador Educacional do Movimento Circular; Gustavo Fonseca, Gerente de novos negócios da Boomera Ambipar, parceira do Movimento Circular; Flávio Salsoni Machado, CEO da Valora e mediação da Gerente do Projeto Green Sampa da ADE Sampa, Bárbara Almeida.

Além de contribuir com a missão do Movimento, de disseminar o conhecimento sobre economia circular a cada vez mais pessoas e lugares, o evento proporciona também a geração de novas oportunidades. “A semana foi muito positiva para reforçar nossa aproximação e conexão com diversos atores, ampliar o alcance do movimento e a agenda da circularidade, além de abrir caminhos para levar a economia circular cada vez mais longe”, comemora Vinicius Saraceni, Coordenador Geral do Movimento Circular. 

Para a professora Sueli Furlan, essa é mais uma chance de reforçar o quanto é possível construir novas formas de pensar. “A economia circular se trata de ruptura. Ela pode parecer muito mais ligada à questão dos resíduos, mas é antes de tudo ligada às necessidades que nós criamos, às escolhas que a gente faz e o modo de vida que nós construímos e replicamos pelo planeta todo. A gente precisa introduzir um novo paradigma de sociedade, porque outro tipo de sociedade também é possível”, defendeu a professora.

O professor Edson Grandisoli ressalta que iniciativas como essa são essenciais para educar toda a cadeia a respeito da corresponsabilidade necessária na economia circular. “Tem quem já adote práticas de economia circular e nem saiba disso, porque não conhece o conceito. Reciclagem, redução de desperdício, reuso da água da chuva, substituição da energia elétrica pela fotovoltaica, tudo isso dialoga diretamente com a ideia de economia circular. Mas é muito importante também que as pessoas entendam que a economia circular envolve diferentes atores: quem produz, quem transporta, quem consome e quem faz a gestão dos resíduos, toda essa cadeia tem que se responsabilizar e é preciso garantir o diálogo entre esses diferentes atores para construir soluções e processos comuns a toda cadeia”, reforçou.

Esta foi a primeira semana dedicada exclusivamente ao tema realizada no Brasil e na América Latina e registrou a presença de mais de 40 representações consulares de 22 países, além de uma visita técnica ao  distrito  de Parelheiros, no sul do município de São Paulo, com representantes do Uruguai, Colômbia e Argentina.

Vídeos disponíveis na internet

Para quem não pode acompanhar de forma presencial o evento, é possível assistir oito painéis realizados nos dias 5 e 6 de maio, que foram transmitidos ao vivo e podem ser assistidos no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

O Circular Talks sobre "A Importância da Inovação para a Economia Circular”, em que participou o professor Edson, pode ser assistido no canal do YouTube da Ade Sampa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.