08/04/2022 às 13h49min - Atualizada em 08/04/2022 às 19h10min

É possível ganhar músculo treinando sem peso?

Educador Físico, Tauan Gomes, explica o mitos e verdades para obtenção da hipertrofia

SALA DA NOTÍCIA Raphael Lucca
Recentemente, uma tragédia ocorrida na Cidade do México viralizou. Uma mulher faleceu tentando levantar uma barra de 180 kg em uma academia. Sem conseguir realizar o equipamento, a barra caiu sobre seu pescoço e a esmagou. Quando se pensa em treino de academia, logo se imaginam os pesos que aumentam gradativamente de acordo com o progresso físico dos atletas. Porém, de acordo com o coach e educador físico, Tauan Gomes, essa é uma crença ultrapassada em diversos aspectos. “Como não existiam tantos recursos de informação como nos dias de hoje, era comum que os praticantes buscassem nos aparelhos e barras, utilizar a sobrecarga mais alta possível e acreditava- se que se fosse realizado repetições dessa forma, mesmo que com número baixo, teria-se o resultado esperado”, explica.

Nesse contexto, o coach relembra que uma frase era muito comum dentro das academias “Faz 4x8 repetições para crescer e 4x20 repetições para emagrecer”. Porém, na verdade, forçar o corpo a aguentar quantidades excessivas de peso pode ser prejudicial a saúde e até gerar lesões. “O índice de lesão durante esse período aumentou e também a frustração, que acarretou o abandono do esporte de muitos por não obter o resultado esperado”, pontua.

Por isso, o educador físico alerta que todo treino, para ser considerado bom, deve ser em primeiro lugar seguro. “É possível ter resultado de emagrecimento e até mesmo hipertrofia muscular treinando apenas com o peso do corpo, com exercícios de  agachamentos e variações, barra fixa, flexão de braços, abdominal, entre outros”, afirma.

Nesse contexto, faz-se necessária a avaliação de um profissional qualificado para a criação de um treino personalizado. “O que acredito e aplico em meus alunos de treino online é o princípio da adaptação antes mesmo de usar sobrecarga alta. Mostro que é possível entregar uma grande transformação corporal sem equipamentos, com  base nos movimentos corretos e técnicas de treino como amplitude do exercício, tempo de descanso, cadência de movimento, potência, entre outras valências”, relata.

Conforme a adaptação individual ocorre, o nível de  treino é evoluído de forma progressiva para continuar obtendo uma melhoria significativa de mudança no corpo e também na parte mental com o aumento de confiança e auto-estima por cada evolução. 

Sobre Tauan Gomes 

Personal Trainer, educador físico, coach e personalidade na internet: Tauan Gomes é um  apaixonado por atividades físicas e bem-estar. Sempre envolvido com alguma atividade, como jiu-jitsu, cross, judô ou musculação, o carioca residente de Portugal, atualmente ministra aulas e dá consultorias virtuais para pessoas do mundo inteiro, de um jeito prático e inovador.

O educador físico, que  tem formação pela International Coaching and Leaders Association, utiliza técnicas motivacionais para um melhor aproveitamento dos alunos. Seu público alvo são as mulheres de 25 a 40 anos, que buscam o emagrecimento saudável e eficaz.  Além dos treinos, Tauan oferece sessões completas e ferramentas de coaching durante o processo, abordando outras áreas que possam estar limitando o sucesso.  O treinador garante que o resultado existe da mesma forma que precisamente, basta empenho e vontade dos participantes.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.