04/04/2022 às 10h02min - Atualizada em 04/04/2022 às 16h10min

Banco Master Rocky Mountain Games abre temporada 2022 em grande estilo neste sábado (2)

Com recorde de participantes no Canicross, alto nível de estrutura e trilhas na Pedra Grande, em Atibaia, maior festival de cultura de montanha do Brasil encerra primeira etapa neste domingo (3)

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O Banco Master Rocky Mountain Games abriu a temporada 2022 com força total. Tração sobre duas pernas e tração sobre quatro patas. O Canicross, modalidade na qual tutor e cachorro correm juntos, recebeu 56 duplas na manhã deste sábado (2), na Pedra Grande, em Atibaia. Esse número representa um recorde de participação em São Paulo, estado com maior representatividade na modalidade. O maior festival de competições outdoor e cultura de montanha do Brasil prossegue neste domingo (3), com as disputas de Gravel (50km de pedal na terra e asfalto), Mountain Bike (25km e 50km), Downhill, corrida Uphill (4,5km) e Hike & Fly (trekking + parapente).

Os campeões do Canicross do Rocky Mountain Games 2022 são atletas e amigos. Treinam juntos provas de meio fundo e fundo na pista da cidade de São Bernardo, com o bicampeão pan-americano Adauto Domingues, mas têm histórias diferentes quando o assunto é corrida com cães. Matheus Oliveira é campeão sul-americano e top 8 no Mundial. July Ferreira traz na bagagem o tricampeonato brasileiro nos 800m e 1.500m e a medalha de bronze no sul-americano de atletismo. No Canicross, é iniciante. E começou com pé e pata direitos e título, após os 4,5km em Atibaia.

July correu com Emma, uma braco alemão de pelo curto de 19 meses, pela primeira vez no único treino antes do Banco Master Rocky Mountain Games e fez o tempo de 19min44. Foi o suficiente para uma estreia em grande estilo das duas. Humana e animal nunca haviam disputado uma competição na modalidade e o futuro promete. "Gostei bastante. Não foi fácil, pois o percurso foi desafiador e a Emma ainda é agitada. Mas acredito que o Canicross vai entrar de vez na minha vida esportiva", afirmou a atleta, que retorna às atividades como atleta profissional após a gravidez. "Meu filho já tem um ano", conta.

O responsável por trazer July para o Canicross diz que "aprendeu a andar com os cães e depois a correr com os cães". Matheus Oliveira correu com Joseph, um greyster de 18 meses e conquistou a vitória no Rocky Mountain Games com o tempo de  14min47s, após bater na trave na primeira edição do evento. "Errei o percurso em 2019 e terminei em segundo. Estou bem feliz com a vitória aqui na Pedra Grande. O percurso foi bem técnico. Venho de uma família que cria cães há 40 anos e essa sempre foi minha paixão. Fui para o atletismo para melhorar minha técnica de corrida e evoluir no Canicross", conta.

O Banco Master Rocky Mountain Games marcou a primeira etapa da Copa ABCAES, que terá cinco provas e valerá como um embrião para a criação de um futuro Campeonato Brasileiro de Canicross. "O evento foi muito bem organizado aqui em Atibaia. Acredito que nossa modalidade subiu um degrau depois dessa competição", afirmou Armando Farias de Albuquerque Jr., diretor responsável por eventos na Associação Brasileira de Canicross e Esportes Similares (ABCAES).

Desafio das Serras Trail Run - Além da competição de Canicross, o Desafio das Serras Trail Run colocou à prova a resistência dos atletas em trilhas técnicas e com altimetria de respeito. Os vencedores do 42K, Alexandre Gonçalves de Souza (4h42min27s) e Alceni Borge da Costa (6h28min13s, primeiro grupo a largar às 7h da manhã do sábado (2), fizeram coro ao elogiar o alto nível da organização e do percurso no Parque da Pedra Grande.

"Foi uma prova dura, terreno técnico e muita subida, do jeito que uma prova de montanha deve ser. A demarcação estava impecável - não tinha como se perder em nenhuma distância – a hidratação perfeita, uma prova sensacional", resumiu o campeão Alexandre.

Demais vencedores do Trail Run:
21k
- Douglas Gouvea da Silva - 2h01min13s
- Giovanna Costa Martins - 2h39min57s

12K
- Robson Cesar - 1h33min19s
- Juliana Gomes Juca - 1h49min18s

6K
- Joanderson Nascimento Dias - 25min54s
- Tatiana Forghieri - 48min35s 

Domingão na montanha - A estrutura montada na pista de pouso de voo livre localizada no Parque da Pedra Grande segue como o principal ponto de encontro dos amantes da cultura outdoor neste  domingo (3). Confira a programação:

Programação esportiva
7h – Gravel e MTB
8h – Warm Up Downhill
10h – Downhill
11h – Uphill e Hike & Fly
14h – Premiação

Programação cultural
Banda Roxy Music - 15h30
Cinema ao ar livre - 17h

O Banco Master Rocky Mountain Games terá premiação em dinheiro no total de R$ 20 mil. Além de troféus, os três primeiros colocados masculino e feminino nas modalidades Trail Run 21 km, Mountain Bike 40 km, Uphill, Gravel. Os campeões do Rocky Man e Rocky Woman (categoria que engloba Trail Run 21 km, Mountain Bike 40 km e Corrida Uphill) individual e por equipe também embolsarão uma grana.

E depois? - As duas etapas seguintes da temporada 2022 do Banco Master Rocky Mountain Games serão em Campos do Jordão, entre 17 e 18 de setembro; e Juquitiba, dia 26 de novembro, todas no interior de São Paulo. Outra novidade em 2022 é a parceria com o Desafio das Serras, circuito já consagrado de corrida de montanha, que neste ano assume a chancela e a direção das provas de trail run.

O Banco Master Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content. O evento tem naming rights do Banco Master, com patrocínio da Legrand Pharma e apoios do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, da Mynd, confecção de artigos esportivos, Cerveja Patagonia e da Prefeitura de Atibaia.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.