01/04/2022 às 10h45min - Atualizada em 01/04/2022 às 18h30min

Embaixador de canicross do Banco Master Rocky Mountain Games ensina como correr com seu cão

O educador físico Willian Oliveira é campeão sul-americano de canicross e estará na Pedra Grande, em Atibaia, neste sábado (2) para a prova de abertura do maior festival de montanha do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O número de animais de companhia nos lares brasileiros aumentou cerca de 30% durante a pandemia. Em 23% dos casos, foi a primeira vez que essas pessoas passaram a cuidar de um gato ou cachorro. Os dados são da Pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia Comac, ligada ao Sindicato da Indústria Veterinária. Quem é "cachorreiro" sabe da necessidade de manter os amigos de quatro patas ativos. O canicross é uma modalidade esportiva criada sob medida para essa dupla. Afinal, humano e animal correm juntos.

O educador físico Willian Oliveira, campeão sul-americano de canicross, é embaixador da modalidade no Banco Master Rocky Mountain Games. Vencedor da prova em 2019, ele tem presença garantida na abertura do circuito 2022, neste sábado (2), na Pedra Grande, em Atibaia. A largada para os 4,5 km do canicross será às 7h15. "Estou com uma expectativa grande de ver novamente o Canicross no RMG. É um super evento que reúne várias tribos dos esportes de montanha e outdoor e que tem contato direto com a natureza. O canicross está ganhando um grande aliado para o seu crescimento no Brasil", afirma.

Dicas para correr com o cão - William forma dupla com Xico, um Braco Alemão, desde 2016, e usa sua experiência com o canicross para dar dicas para quem pretende iniciar a atividade com o cãozinho. Confira:
1 - Começar com pequenas distâncias. Quando o cão e seu tutor começarem a ganhar condicionamento físico, é hora de aumentar a distância aos poucos.
2 - Ter cuidado com o tempo entre a refeição e o treino. Esse tempo deve ser de, no mínimo, 5 horas (eu dou 12h). Isso é muito importante, porque os cães podem sofrer uma torção gástrica caso tenham um volume de alimento sólido ou líquido dentro do estômago na hora da atividade.
3 – A dica do alimento vale também para a quantidade de água que pode ser oferecida ao cão durante o treino. Meus treinos de canicross, por exemplo, são bem curtos. Então, meus cães só bebem água após o exercício.
4 - Deixar a frequência respiratória do cão diminuir antes oferecer água para depois do treino.
5 - Nos dias mais quentes, deve-se levar o cão para nadar. É importante criar uma variação nas atividades: canicross, natação, brincadeira com bolinha (e essa pode ser na areia ou na água).
6 - Ter muita atenção com a temperatura na hora do treino. Com termômetros marcando acima dos 25°C, eu não treino canicross. Entre 23°C e 24°C, corro no máximo 2km. Os cães têm grandes dificuldades em fazer a troca de calor com o ambiente porque eles não suam igual aos humanos e isso acaba por facilitar a hipertermia.

Oliveira acredita que eventos como o Rocky Mountain Games só farão o canicross crescer no Brasil. "É um evento que tem capacidade para vir a ser etapa da Copa do Mundo de Canicross e, quem sabe, até ser o organizador do Campeonato Latino-Americano, que não vai demorar muito para ser realizado no Brasil A modalidade está em crescimento no nosso país, embora ainda não seja reconhecida como esporte. Temos uma representação de federações internacionais e, inclusive, estamos filiados a principal federação internacional (IFSS), que hoje tem um projeto dentro do COI para que o esporte venha ser olímpico", conta.

A iniciação de Willian Oliveira no canicross aconteceu por acaso. "Eu organizava uma corrida Trail Run no início da década passada. E uma atleta pediu para correr com seu cão e me falou da modalidade. Pesquisei sobre o canicross, organizei uma corrida e logo consegui realizar um ranking em três diferentes estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo). Na época eu não encontrava equipamento para vender, então, o meu primeiro equipamento de canicross eu confeccionei. Depois disso comecei a vender on-line no meu site", conta.

RMG - Maior festival de esportes de montanha do país, o Banco Master Rocky Mountain Games abre sua temporada neste sábado e domingo (dias 2 e 3 de abril), na Pedra Grande, em Atibaia, interior de São Paulo, com 800 participantes, 80% a mais do que a primeira edição realizada em 2019.

O evento contará com as seguintes modalidades: mountain bike (25km e 50km), trail run (6km, 12km, 21km e 42km), corrida Uphill (4,5km), Downhill, hike & fly (combina trekking para subir e parapente para voar do alto da montanha até o campo de pouso), gravel (50km - modalidade de ciclismo que mistura asfalto e terra) e canicross (corrida de 4km com cachorros e seus donos).

Em paralelo às disputas das modalidades destinadas a corredores e bikers, a arena do Banco Master Rocky Mountain Games, montada na pista de pouso de voo livre de Atibaia, receberá shows de duas bandas, exibirá filmes ao ar livre, terá um acampamento para crianças, oferecerá opções gastronômicas, além de atividades extras, como slackline e arremesso de machado.

O evento terá premiação em dinheiro no total de R$ 20 mil. Além de troféus, os três primeiros colocados masculino e feminino nas modalidades Trail Run 21 km,  Mountain Bike 40 km, Uphill (5 km morro acima), Gravel (50km entre asfalto e terra) e os vencedores do Rocky Man e Rocky Woman individual e por equipe voltarão para casa com grana no bolso (categoria que engloba Trail Run 21 km, Mountain Bike 40 km e Corrida Uphill).

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

SÁBADO (02/04) - Largadas
7h- Trail Run 42km
7h15 -Canicross
8h30 - Trail Run 21km
9h - Trail Run 12km
9h30 - Trail Run 6km
14h - Premiação

DOMINGO (03/04) - Largadas
7h - Gravel e MTB
8h - Warm Up Downhill
10h - Downhill
11h - Uphill e Hike & Fly
14h - Premiação

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
- BANDA FOLK NA KOMBI - 02/04, às 15h30
- BANDA ROXY MUSIC - 03/04 às 15h30 
- CINEMA AO AR LIVRE - 02 e 03/04, às 17h

Após competição em Atibaia, as duas etapas seguintes do Banco Master Rocky Mountain Games serão em Campos do Jordão, entre 17 e 18 de setembro; e Juquitiba, dia 26 de novembro, todas no interior de São Paulo. Outra novidade em 2022 é a parceria com o Desafio das Serras, circuito já consagrado de corrida de montanha, que neste ano assume a chancela e a direção das provas de trail run.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.