31/03/2022 às 19h12min - Atualizada em 01/04/2022 às 00h00min

Pets precisam fazer check up todo ano?

Visitas regulares ao médico veterinário é uma das melhores formas de prevenção Gatos necessitam de um cuidado maior com a saúde renal e hepática

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
https://falahub.com.br/falacriativa/
Freepik

O bem-estar dos animais de estimação exige um cuidado permanente com a saúde e prevenção a vários tipos de doenças. Para que cães e gatos tenham melhor qualidade de vida, é essencial que mães e pais de pets tenham a preocupação de realizar uma avaliação anual, com o objetivo de garantir que tudo esteja bem com o animalzinho.

O check up é uma consulta veterinária para acompanhamento das medidas profiláticas contra pulgas, carrapatos, verminoses, além da atualização da carteirinha de vacinação. Os pets devem ser vacinados anualmente para prevenção a doenças como a raiva, gripe canina, entre outras.

De acordo com Thais Matos, médica veterinária da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, durante a avaliação, o pet passa por uma anamnese, avaliação física e, em alguns casos, exames laboratoriais. “Muitas doenças podem passar despercebidas pelos tutores no dia a dia. Por exemplo, alergias, que podem ser de ordem alimentar, artrite/artrose, cistite, doenças cardiovasculares e ainda o câncer, principalmente em pets acima de 8 anos e não castrados e gatos de vida livre”.

A especialista menciona que durante o check up é possível detectar doenças endócrinas como hipotiroidismo (em cães), hipertiroidismo (em gatos), diabetes, doenças renais (especialmente em gatos acima de 8 anos), obesidade, otite (inflamação ou infecção do conduto auditivo e problemas com vermes. Doenças periodontais também são consideradas importantes na consulta, pois o tártaro, além de causar mau cheiro na boca, também é fonte de infecção bacteriana.

“Os exames solicitados para os gatos são bem parecidos com os dos cães, com a diferença que os felinos necessitam de um cuidado maior com a saúde renal e hepática. Não devemos subestimar qualquer tipo de doença, pois muitas delas são silenciosas. Existem pets que se tornam diabéticos e o tutor só vai descobrir quando o animalzinho apresenta uma complicação séria como uma catarata, por exemplo. Isso poderia ter sido evitado com exames simples de rotina como glicemia ou frutosamina”, completa a médica veterinária da DogHero.

 

A visita regular ao médico veterinário é uma das melhores formas de prevenção, é essencial para a realização de um conjunto de exames (inclusive clínicos ou laboratoriais). Para ficar por dentro de como é realizada essa avaliação, a doutora Thais Matos, explica o que consiste o checkup de cães e gatos:

Anamnese - Na anamnese serão investigados sinais comportamentais, frequência do cio, hábitos alimentares, quantidade de água ingerida, passeio e animais contactantes.

Exame físico - No exame físico são avaliados os aspectos como: a pele do pet, se há presença de pulgas e carrapatos, os ouvidos, a saúde bucal, a auscultação cardíaca e pulmonar e ainda a medição da pressão arterial.

Exames laboratoriais - Os exames laboratoriais mais solicitados em um check up são hemograma e avaliação das funções dos rins e fígado. A escolha do exame varia de acordo com a idade e condições identificadas na anamnese do pet.

Vermífugo - No check up a vermifugação também será colocada em dia. Normalmente ela é feita a cada seis meses nos pets que frequentam a rua e, caso esteja desatualizada, é possível, através dos exames, identificar se o animal de estimação está ou não com vermes. A periodicidade pode variar de acordo com os hábitos de vida do pet e da conduta do médico veterinário.

 

Sobre a DogHero - a DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis - formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 30 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 “minicórnios” em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país - a Petlove&Co -, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.