31/03/2022 às 09h50min - Atualizada em 31/03/2022 às 12h00min

Pódio vale plantio de árvores na corrida Uphill do Banco Master Rocky Mountain Games

Mika Picin, atleta profissional de endurance e montanha, de verão e inverno, e comentarista da Globo/SporTV tem presença conformada no evento deste final de semana, na Pedra Grande, em Atibaia. Ela lidera um projeto de reflorestamento e, se chegar entre as três primeiras, as mudas estão garantidas

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Mirlene Picin, ou Mika, como é mais conhecida, é uma atleta de montanha. Seja em montes nevados ao redor do mundo ou no verde dos montes brasileiros, ela adora esse movimento de sobe e desce em meio à natureza. A atleta integra as equipes nacionais de ski cross country e biathlon, ambos esportes Olímpicos de Inverno, desde 2008, e também faz trail run. No Banco Master Rocky Mountain Games, que abre sua temporada neste sábado e domingo (dias 2 e 3 de abril), na Pedra Grande, em Atibaia, interior de São Paulo, ela vai competir na modalidade uphill.

Mika tem uma razão a mais para encarar a subida na trilha 4,5 km da Pedra Grande e lutar pelos primeiros lugares no uphill.  Desde 2015, ela lidera um projeto de reflorestamento chamado "Podium Verde", no qual árvores são plantadas toda vez que conquista uma medalha. Não por acaso, ela foi escolhida pela IBU (International Biathlon Union, como embaixadora da Sustentabilidade e Meio Ambiente.

"Entro na disputa sem grandes expectativas, mas com vontade de voltar a correr, me testar e entrar em ritmo de competição e treinos de trail, já que 2021 e o início de 2022 foi totalmente voltado ao ski. Mas o Rocky Mountain Games entra nesse processo se eu conseguir chegar entre os líderes. Na dinâmica do projeto, medalha de ouro vale 20 mudas, prata 15 e bronze 10. Somamos todos os meus pódios durante a temporada e no final do anos, plantamos as árvores", explica Mika, que foi comentarista da Olimpíada de Inverno da China na TV Globo e no SporTV.

Mika mantém o foco no ski nesta temporada. Os Campeonatos Sul-Americanos de Biathlon e Ski Cross Country, programados para julho e agosto, no Chile e Argentina, respectivamente, são as principais competições em 2022. "Na corrida de montanha, vou competir nas provas de KV (Quilômetro Vertical, originário do inglês Vertical Kilometer) ou uphill, que são as minhas preferidas no Brasil. Neste ano, será a primeira vez que temos um calendário com esse tipo de competição. Na Europa, em 2018 e 2019, competi em sete provas da disciplina, subindo ao pódio em seis", conta, revelando que a corrida de montanha entrou em sua vida para ajudar na preparação para ski durante o verão. "Sou uma apaixonada pela montanha", completa.

Uma curiosidade sobre essa atleta profissional de esportes de endurance e montanha, de verão e inverno, é o fato de ela ter sido transformada em personagem de história em quadrinhos. Ela integra o seleto time de esportistas integrados à Turma da Mônica, como já aconteceu com Pelé, Neymar e Ayrton Senna. Mika, natural de Mogi Mirim, interior de São Paulo,  fez sua estreia na revista número 73 do Chico Bento Moço, que chegou às bancas em dezembro de 2000.

RMG - Maior festival de esportes de montanha do país, o Banco Master Rocky Mountain Games "inicia os trabalhos" neste sábado (2), na arena montada na pista de pouso de voo livre de Atibaia, no Parque da Pedra Grande.

O evento contará com as seguintes modalidades: mountain bike (25km e 50km), trail run (6km, 12km, 21km e 42km), corrida Uphill (4,5km), Downhill, hike & fly (combina trekking para subir e parapente para voar do alto da montanha até o campo de pouso), gravel (50km - modalidade de ciclismo que mistura asfalto e terra) e canicross (corrida de 4km com cachorros e seus donos).

Em paralelo às disputas das modalidades destinadas a corredores e bikers, a arena do Banco Master Rocky Mountain Games receberá shows de duas bandas, exibirá filmes ao ar livre, terá um acampamento para crianças, oferecerá opções gastronômicas, além de atividades extras, como slackline e arremesso de machado.

O evento terá premiação em dinheiro no total de R$ 20 mil. Além de troféus, os três primeiros colocados masculino e feminino nas modalidades Trail Run 21 km,  Mountain Bike 40 km, Uphill, Gravel e os vencedores do Rocky Man e Rocky Woman individual e por equipe voltarão para casa com grana no bolso (categoria que engloba Trail Run 21 km, Mountain Bike 40 km e Corrida Uphill).

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

SÁBADO (02/04) - Largadas
7h- Trail Run 42km
7h15 -Canicross
8h30 - Trail Run 21km
9h - Trail Run 12km
9h30 - Trail Run 6km
14h - Premiação

DOMINGO (03/04) - Largadas
7h - Gravel e MTB
8h - Warm Up Downhill
10h - Downhill
11h - Uphill e Hike & Fly
14h - Premiação

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
- BANDA FOLK NA KOMBI - 02/04, às 15h30
- BANDA ROXY MUSIC - 03/04 às 15h30 
- CINEMA AO AR LIVRE - 02 e 03/04, às 17h

Após competição em Atibaia, as duas etapas seguintes do Banco Master Rocky Mountain Games serão em Campos do Jordão, entre 17 e 18 de setembro; e Juquitiba, dia 26 de novembro, todas no interior de São Paulo. Outra novidade em 2022 é a parceria com o Desafio das Serras, circuito já consagrado de corrida de montanha, que neste ano assume a chancela e a direção das provas de trail run.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.