25/03/2022 às 18h03min - Atualizada em 26/03/2022 às 00h00min

Carreira em tecnologia: uma opção ao seu alcance

Por Pércia Teixeira, Gerente Geral de HR Tech da NEO

SALA DA NOTÍCIA Pércia Teixeira
www.neobpo.com.br
Divulgação

O mercado de trabalho em Tecnologia da Informação (TI) vem se destacando nos últimos anos, e a necessidade por profissionais qualificados e atualizados aumenta na mesma proporção. Só que muitas empresas não conseguem desenvolver produtos ou dar velocidade a novos projetos porque faltam pessoas habilitadas para participar do processo de criação. E, como uma especialista na contratação de talentos em tecnologia, constato que não basta apenas gostar de internet, computadores e de celulares. É preciso se preparar, porque o setor tem espaço - mas apenas para os melhores.

Para se ter uma ideia, o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021”, realizado pela Associação Brasileiras das Empresas de Software (ABES) com dados do IDC mostra que a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200,3 bilhões (US$ 50,7 bilhões), se considerados os mercados de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento. Ou seja, espaço e oportunidades não faltam! Esse mesmo levantamento aponta que o Brasil conquistou posições no ranking mundial de TI, da 10ª posição em 2019 para 9ª em 2020, e manteve a liderança no mercado latinoamericano, com 44% de participação. Esse pode ser o momento para quem tem vontade de iniciar uma carreira em TI, e o primeiro conselho que dou é ficar atento às movimentações do mercado e às novas tendências. Observar para ser observado pelos recrutadores.  

Ter e exercer o autoconhecimento, ou seja, entender o que realmente gosta, e o que gosta de fazer (se, por exemplo, você é uma pessoa mais voltada para estratégia, para lógica etc) também é um bom ponto de partida. Também recomendo pesquisar sobre as áreas em TI e o que mais faz sentido para você. Caso não saiba por onde começar, minha dica é bater um papo com alguém da área de TI, sem compromisso. Estruture perguntas baseadas no que você planeja para a sua nova carreira, e entenda com alguém da área Tech o que poderia mais fazer sentido para você.

Estudar é fundamental. Você não precisa ser graduado em tecnologia para atuar com TI - e hoje existe uma grande variedade de empresas que são preparatórias para fornecer uma boa base. Mas, caso você queira ter uma formação, escolha um curso que atenda às suas necessidades - em relação aos cursos superiores, os tecnólogos costumam ser as melhores opções para quem quer começar, porque eles permitem ao aluno se formar mais rápido e ter o diploma em 1 ano e meio. Assim, dá para se planejar e conseguir uma vaga de emprego em um médio prazo. E entendendo o que quer e qual curso quer, pesquise sobre e estabeleça metas objetivas e alcançáveis alinhadas ao seu objetivo. Agora, se você não tem tempo ou possibilidades financeiras de realizar um curso, aja com estratégia! Comece a colocar em prática o seu sonho, pesquise cursos curtos, e comece a estudar. Estude! E não deixe de lado o inglês de lado, porque o idioma será sua ferramenta para entender as novidades da TI sem ter de depender de dicionários. Estude nos intervalos das suas atividades diárias, assista a filmes e seriados com legenda e aproveite ao máximo o curso, caso possa fazer um. E fique atento: há empresas que exigem certificados de proficiência no idioma, por isso, pode ser interessante fazer cursos preparatórios e realizar as provas, que darão ainda mais peso para o seu currículo.

Tenha curiosidade e sempre procure soluções para problemas, ou investigue como eles podem ocorrer. Essa característica é bastante elogiada entre os recrutadores, que buscam quem tem curiosidade para aprender sempre mais - eu me incluo entre os profissionais que valorizam um perfil curioso. Lembre-se: a curiosidade é o que move a TI, e muitas soluções surgiram porque o profissional se dedicou em pesquisar algo novo. 

Não deixe de lado o networking e mantenha uma rede de contatos profissionais. Ter o e-mail e redes sociais profissionais de pessoas da mesma área que você com certeza será bem útil quando você precisar de alguém para apoiar em um trabalho, ou até mesmo para perguntar sobre vagas abertas. E atenção à dica de ouro: manter um networking ativo e saudável não é pura e simplesmente procurar aquela pessoa somente quando você precisa. Assim como um namoro, é preciso cultivar, ou seja, conversar periodicamente e manter uma amizade profissional. Acredite, isso pode trazer muitos bons frutos na sua carreira em TI.

Muitas empresas fazem grandes campanhas com cursos e academias gratuitas que no final permitem a chance de uma vaga, ou mesmo contratam o candidato para iniciar a carreira Tech. Mas, para isso ser efetivo, você precisa ter uma boa base de estudos sobre a área na qual pretende ingressar. E, por fim, jamais deixe de observar o mercado de trabalho. Esteja sempre de olho no que as empresas buscam, quais formações são as mais desejadas e quais os cursos ou certificações são os mais requeridos. Isso servirá como um mapa de como as coisas estão agora, e também para balizar sobre a necessidade de se manter atualizado. Lembre-se sempre que o futuro é uma incógnita, e se precisarmos procurar uma oportunidade de trabalho, devemos estar preparados para o que o mercado pede!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.