14/03/2022 às 16h31min - Atualizada em 15/03/2022 às 00h00min

Quatro dicas para se aproximar do cliente no Dia do Consumidor

Estar próximo do público-alvo, desde o primeiro contato da compra até a pós-venda, é importante para um bom relacionamento

SALA DA NOTÍCIA Luiz Valloto
O Dia Mundial do Consumidor já se tornou uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, responsável por movimentar o comércio físico e eletrônico no primeiro semestre do ano. Nessa data, o cliente quer mais do que promoções, o que torna mais difícil para as marcas conquistarem o público. Por esse motivo, o especialista e gerente de marketing da Wacom no Brasil, Thiago Tieri, separa as principais dicas para se aproximar e conquistar o cliente na hora das vendas.

Segundo a pesquisa da Opinion Box, junto com All In/Social Miner e Bornlogic, 42% das pessoas tem intenção de aproveitar a data para fazer compras. E 38% falaram que comprariam online pelo site. Um outro estudo realizado pelo Panorama Mobile Time e Opinion Box mostra que 91% dos brasileiros com celular já fizeram compras online. Mostrando que as vendas online trouxeram impacto positivo para desde pequenas à grandes empresas.

“Temos que ter empatia quando o assunto é experiência de compra. Então sempre tentamos estar por dentro do que está acontecendo no site oficial da Wacom e em contato com as empresas parceiras que vendem o produto, para garantir uma compra tranquila, dando suporte desde o início até a pós compra”, explica Tieri.
Veja quatro dicas para garantir a melhor experiência de compra para o cliente:

1) Use a tecnologia a seu favor

Investir e utilizar recursos tecnológicos e plataformas que facilite não somente a venda, como a experiência do cliente, é uma das primeiras coisas que uma marca deve pensar. Um exemplo que lojas parceiras da Wacom utilizam em seu site é o Pix, sendo dada como opção de pagamento, que contribui para uma compra rápida e segura. Segundo a pesquisa CX Trends 2022, 66% dos consumidores utilizaram Pix como forma de pagamento em 2021 e 63% pretendiam usar neste ano.

Além disso, observar como está sendo o desenvolvimento desses recursos e plataformas para futuramente melhorar ou trocar essas ferramentas. Tudo isso colabora para uma experiência do cliente que seja confortável e ágil.

2) Descontos e cashback

Oferecer produtos com descontos é a primeira coisa que atrai o cliente. Mas não adianta investir no desconto e aumentar o valor do frete - os dois tem que estar em sintonia, quando o assunto é ofertar um produto de qualidade por um preço menor. Oferecer brindes aos consumidores que adquirem determinado produto é uma das estratégias que a Wacom utiliza em algumas sazonalidades, com seus parceiros e na Wacom Store. O frete grátis também é um ótimo atrativo. Então, faça um planejamento estratégico de quanto será esse desconto, quais os benefícios que vai trazer à marca e aos consumidores, para após isso, aplicar.

Outra opção que muitas varejistas, incluindo parceiros da Wacom estão atribuindo a seus canais de venda é o cashback, a nova tendência do momento para os varejistas. O cashback é quando o consumidor compra um produto e recebe parte do valor pago de volta, podendo utilizar novamente na mesma loja ou em outras. Assim, a empresa se beneficia com mais clientes fazendo a compra e o cliente ganha um valor de volta.

3) Cumprimento de prazos de entrega

O prazo de envio e entrega é algo muito importante e delicado quando o assunto é uma data varejista, no qual a demanda se torna maior do que esperado na maioria das vezes. Por isso, o planejamento e alinhamento é essencial, entre a marca, as empresas parceiras e as distribuidoras. Deixar avisado antes, ou ter uma outra opção de distribuidores, ou empresas de logística para auxiliar nessas datas com alta demanda é o primeiro passo para uma emtrega de sucesso e dentro do prazo.

4) Responda aos consumidores o mais rápido possível

O pós-venda é uma das coisas mais importantes de destacar, pois, é quando o cliente vai ter o primeiro contato com o produto e vai dar início a utilização, e dependendo, a primeira experiência pode ser boa ou ruim. Então a marca tem que estar preparada para receber o feedback e dar suporte, caso essa experiência inicial não seja a melhor possível.
 
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