10/03/2022 às 05h55min - Atualizada em 10/03/2022 às 05h55min

Usuários devem verificar CPF cadastrado no Ipasgo

Cerca de 49 mil usuários do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) estão com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) inválido no sistema da autarquia. Levantamento revela que a ampla maioria desse grupo é formada por dependentes de titulares do Ipasgo que deixou de atualizar os seus dados e, agora, precisa regularizar o número do CPF

Ipasgo
Reprodução

Levantamento aponta que cerca de 49 mil beneficiários dependentes estão com CPF inválido no Instituto, condição que pode gerar divergência de dados durante o acerto de contas com a Receita Federal. Para regularização, Ipasgo cria área exclusiva de consulta e atualização do documento no Portal do Usuário. Auxílio também acontecerá pelo telefone 0800 62 1919 e nos postos de atendimento presencial.

Cerca de 49 mil usuários do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) estão com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) inválido no sistema da autarquia. Levantamento revela que a ampla maioria desse grupo é formada por dependentes de titulares do Ipasgo que deixou de atualizar os seus dados e, agora, precisa regularizar o número do CPF. Além de disponibilizar os dados adequados ao Instituto, a medida tem o objetivo de garantir a conclusão correta da declaração do Imposto de Renda 2022 (ano base 2021) dos beneficiários.

A partir deste ano, o Ipasgo passa a atender a Instrução Normativa da Receita Federal, que estabelece o envio das despesas de todos os beneficiários do Instituto por meio da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed). As informações encaminhadas pela autarquia servirão de base para conferência da Receita Federal quanto aos gastos que os usuários tiveram com a área da saúde. Esses dados, normalmente, são utilizados pelos contribuintes para as deduções do Imposto de Renda (IR), na tentativa de reduzir o valor final do tributo.

Por conta disso, os titulares e dependentes do Ipasgo que vão acertar as contas com o Leão devem acessar o Sistema do Instituto para verificar se o CPF cadastrado está correto ou não. Para isso, a autarquia criou uma área exclusiva dentro do “Portal do Usuário”, disponível no site do Instituto, onde o beneficiário fará a verificação do CPF. No mesmo espaço, ele conseguirá fazer a atualização dos dados, caso haja alguma irregularidade. Para ter acesso à plataforma, o interessado terá de informar a matrícula e senha de acesso. Clique aqui e faça agora sua consulta!

Além dessa alternativa, o Instituto também disponibilizou outros dois canais para regularização e orientação aos usuários. O atendimento ocorrerá pelo telefone 0800 62 1919, nas 17 regionais do Ipasgo, também nos 36 postos próprios administrativos, além das 71 unidades do Vapt-Vupt que prestam auxílio aos beneficiários.

O diretor de Gestão Integrada do Ipasgo, Rafael Lisita Júnior, ressalta que a iniciativa possibilitará o acesso ao CPF correto dos usuários, viabilizando a regularidade na declaração. “Dessa forma teremos condições de, posteriormente, fazer a retificação da Dmed e garantir que o beneficiário do Instituto não tenha inconsistência na análise de dados pela Receita em relação ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda”, afirma Lisita.

O presidente do Ipasgo, Leonardo Lobo, destaca que a agilidade do usuário nessa consulta será fundamental para que as atualizações necessárias no sistema da Receita ocorram no período mais breve possível. “Divergência de dados é o que ninguém deseja durante o processo de declaração do IR porque leva o contribuinte para malha fina. Nesse momento, montamos uma força-tarefa para auxiliar os nossos beneficiários de forma rápida e simples”, pontua o presidente.

A Receita Federal estabeleceu o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda de 2022 entre os dias 07 de março e 29 de abril. Até a abertura do período de entrega da declaração, o recomendado é organizar os documentos necessários para dar celeridade no processo.

Confira abaixo o passo a passo para atualizar seu CPF!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.