24/02/2022 às 19h54min - Atualizada em 25/02/2022 às 00h00min

1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece de 18 a 26 de março

O público poderá assistir de forma online e gratuita 24 filmes em quatro mostras, duas delas competitivas

SALA DA NOTÍCIA Cristina Aguilera
www.mostravaledoribeira.com.br
Filme A Jangada de Welles (direção Firmino Holanda e Petrus Cariry) participa da Mostra de Longas-metragens convidados. Foto Chico Albuquerque .
A 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece entre os dias 18 a 26 de março de 2022, no formato online. Participam da mostra competitiva regional doze produções, sendo cinco filmes de médias-metragens e sete curtas-metragens. A programação conta ainda com outras duas mostras não competitivas de obras convidadas: a “Mostra de Longas” e a “Mostrinha” dirigida ao público infantil. Os filmes são exibidos de forma gratuita na plataforma Cultura em Casa.
A idealização e a produção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira são de dois jovens da região, Tadeo e Tales Trigo, com objetivo de despertar a difusão de produções cinematográficas realizadas na região. A direção da Mostra é de Eduardo Santana, idealizador de vários festivais. 
Segundo o produtor cultural Tales Trigo, a Mostra é uma oportunidade dos moradores da região de contarem suas próprias histórias. “O público encontrará nas produções selecionadas as histórias, os saberes e a vida dos moradores da região, proporcionando essa identificação dos moradores com todo o cotidiano vivido por eles no Vale do Ribeira”, adianta Tales.

224 filmes inscritos
Os filmes das mostras competitivas foram selecionados entre 224 inscritos, o que constata a pulsante produção audiovisual do cinema brasileiro. A região do Vale do Ribeira possui histórias incríveis e paisagens impressionantes. Por ser uma área de maior biodiversidade da Terra, o Vale do Ribeira foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade (1999).

Importância do Vale do Ribeira
A curadoria das mostras competitivas foi do ator Francisco Gaspar, que salienta que há muita riqueza poética e política nos filmes que serão apresentados nessa primeira edição. “O prazer de descobrir uma região muito próxima à cidade de São Paulo, simultaneamente com a curiosidade do que se produz em audiovisual por quem vive, pensa e realiza seus relatos e transforma em histórias que nos comove e faz pensar sobre a importância do Vale do Ribeira não só para o Estado, mas para o país ", afirma Gaspar que recebeu o Kikito de melhor ator, no Festival de Gramado pelo curta “O.D. Overdose Digital”, de Marcos DeBrito, em 2007.

Homenagem
No mês da mulher, Kátia Coelho é a homenageada na 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira. Como diretora de fotografia, Kátia recebeu mais de 30 prêmios em festivais, entre eles, Festival de Brasília, Gramado, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Kodak Vision Award, em Los Angeles.
Um dos filmes que Kátia atuou como diretora de fotografia, A Via Láctea (direção Lina Chamie), será exibido na programação da Mostra de Longas convidados da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
"Escolhemos homenagear a Kátia Coelho pela sua trajetória nacional e internacional. Ela foi a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa no Brasil e teve obras premiadas nos mais importantes festivais do mundo. Tem uma relação com a região por ter participado da Oficina de Cinema em Ilha Comprida, que certamente formou alguns dos realizadores inscritos", explica o produtor Tadeo Trigo.

Premiação
Os filmes vencedores da Mostra Competitiva Regional de Médias e da Mostra Competitiva Regional de Curtas da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira serão escolhidos por júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Marta Russo, Lufe Steffen e Ralph Fredericks.
Os vencedores serão divulgados na Cerimônia de Premiação que acontece no dia 26 de março, 20 horas, também na plataforma Cultura em Casa.
O filme vencedor de cada mostra ganhará um prêmio estímulo de mil reais, além do Troféu Papagaio-da-Cara-Roxa. A escolha do nome do Troféu é uma homenagem a esse pássaro encontrado na região e ameaçado de extinção devido ao desmatamento e ao tráfico de animais. Durante a cerimônia o público também poderá prestigiar quatro filmes de Curtas-metragens produzidos nas Oficinas durante o Festival.

Mostras Convidadas
A Mostra convidada de Longas é uma oportunidade do público assistir seis filmes de cineastas consagrados e premiados em festivais nacionais e internacionais. A curadoria dessa Mostra é de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Oscar do Cinema Fantástico.
O público também pode conferir a Mostrinha, com seis filmes convidados dedicados ao púbico infantil e que já fizeram parte de importantes festivais. Mas é importante ficar atento na programação, pois os filmes das mostras convidadas só ficam em cartaz durante 48h, na plataforma Cultura em Casa. 
 
Oficina de Stop Motion
Haverá ainda atividade formativa, uma “Oficina de Stop Motion”, voltada para crianças do Vale do Ribeira, entre 10 a 16 anos que resultará em quatro curtas-metragens de animação que serão exibidos na Cerimônia de Premiação.
A 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira é realizada com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e PROAC Editais.

Serviço:
1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
De 18 a 26 de março de 2022
07 filmes Mostra Competitiva Regional de Curtas-metragens
05 filmes Mostra Competitiva Regional de Médias-metragens
06 filmes infantis convidados Mostrinha
06 filmes convidados da Mostra de Longas-metragens
Premiação: 26/3/2022
Transmitido pela plataforma: https://culturaemcasa.com.br/videos/cinema/
Site: www.mostravaledoribeira.com.br
Facebook: Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
Instagram: @mostravaledoribeira
Twitter: @mostradovale

Confira os filmes:

Mostra Competitiva Regional de Médias-metragens
Bonecos da Mata Atlântica (direção Eduardo Alves), Juquitiba
Hamlet em Necropolis (direção Maura Baiocchi, Wolfgang Pannek), São Lourenço da Serra, 
Religare – A diversidade da fé nas tradições de comunidades tradicionais em Cananeia (direção Cleber Rocha Chiquinho), Cananéia
Sobre Olga (direção Thayná Almeida), Registro
Varação de Canoa (direção Fernando Oliveira e José Pereira), Cananéia
 
Mostra Competitiva Regional de Curtas-metragens
3:03 (direção Lion Andreassa), Ilha Comprida
 A Guerra de Iguape (direção Gabriela Benedeti e Iuri Moreira), Ilha Comprida
Escalpelo (direção Thayná Torella), Registro 
Isolada (direção Beto Sanches), Ilha Comprida
Lamarca em Cajati (direção Ana Paula Passos), Cajati
Memórias Musicais Miracatuenses (direção Laerte de Camargo Araújo), Miracatu
Quilombos: Tecnologias e saberes ancestrais (direção Luiz Marcos de França Dias), Eldorado

Mostra convidada de Longas-metragens
A Jangada de Welles (direção Firmino Holanda e Petrus Cariry)
A Via Láctea (direção Lina Chamie)
As Almas que Dançam no Escuro (direção Marcos DeBrito)
Mulher Oceano (direção Djin Sganzerla)
O Seu Amor de Volta (Mesmo Que Ele Não Queira) (direção Bertrand Lira)
Reviver (direção Cavi Borges e Patricia Niedermeir)

Mostrinha convidada (infantil)
Dentro da Caixinha - Segredo de Criança (direção Guilherme Reis)
Miuda e o Guarda-chuva (direção Amadeu Alban, Codireção: Paula Lice e Victor Cayres)
O Bem Aventurado (direção Tulio Viaro)
O Menino e o Mundo (direção Alê Abreu)
Passagem Secreta (direção Rodrigo Grota)
Poropopó (direção Luis Antônio Igreja)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.