16/02/2022 às 14h55min - Atualizada em 16/02/2022 às 17h30min

19/02 - Dia do Esportista: Sua vida em movimento!

São Cristóvão Saúde incentiva as práticas esportivas e atletas comentam influências positivas do esporte

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Martinelli
Dorival Rosa
O “Dia do Esportista”, celebrado em 19 de fevereiro, tem como objetivo homenagear os diversos tipos de práticas esportivas e conscientizar a todos sobre os benefícios que o esporte traz para a saúde. Com o lema “Sua vida em movimento”, o São Cristóvão Saúde, referência na Zona Leste de São Paulo, acredita que uma das formas para viver mais e melhor inclui atividades físicas e sempre se posicionou a favor do esporte por meio do apoio e patrocínio a diferentes modalidades.
 
De acordo com o Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, “nossos patrocínios vão muito além de apoiar o entretenimento. Queremos estimular a prática esportiva, associando nossa marca à saúde física e mental, alinhando, inclusive, a parte de socialização, bons hábitos e disciplina”, comenta Ventura. 
 
Além dos benefícios mencionados pelo CEO do São Cristóvão Saúde, a longo prazo, os exercícios são uma ferramenta capaz de prevenir doenças, como câncer, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, diabetes, osteoporose, sarcopenia e muitas outras, além de ser um forte aliado para essas condições, pois age de forma direta na saúde de ossos, músculos e articulações. Dentre s diversos benefícios na saúde mental, muitos estudos apontam as atividades físicas como capazes de auxiliar em quadros de depressão, ansiedade, Alzheimer, alcoolismo, tabagismo, dependência química, além de diminuir o estresse, causando uma sensação de relaxamento e bem-estar ocasionada por diversas alterações psicobiológicas durante a prática, como a liberação de endorfina.
 
Para reforçar esses benefícios, ouvimos a opinião de grandes atletas dos clubes patrocinados pelo São Cristóvão Saúde, a fim de entender um pouco das vantagens da prática esportiva. Um ponto em comum entre eles é que todos despertaram interesse pelas carreiras, desde cedo. É o caso de Luan, atacante da Portuguesa, que revela ter interesse pela carreira de jogador desde cedo. “Aos meus cinco anos, meu pai me colocou numa escolinha de futebol e, desde então, virou uma grande paixão. Futebol se tornou tudo para mim e sempre tive em mente que eu queria virar jogador. Hoje, consigo realizar meu sonho de criança, que é jogar em grandes times, com estádios lotados, conquistar títulos e isso é o que me motiva todos os dias”, confessa o craque, revelando já ter se lesionado e hoje se acostumou com a rotina de dedicação e perseverança: “exercício pode ser adaptado às limitações de cada pessoa e deve ser incentivado, precisamos disponibilizar um tempinho para cuidar da gente”, sugere o craque, sempre focado em uma alimentação balanceada para não interferir no rendimento diário dos treinamentos e competições.
 
A líbero Camila Brait, duas vezes medalhista mundial e a prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é jogadora de vôlei pelo Osasco/São Cristóvão Saúde e também começou bem novinha, na cidade de Frutal, MG: “passei por outras equipes de Minas até chegar em Osasco, com 19 anos, onde estou até hoje e onde pretendo encerrar a minha carreira”. Camila relembra com carinho sobre sua trajetória e escolhas: “o vôlei me deu tudo na vida. O esporte me deu uma carreira, a possibilidade de conquistar uma medalha olímpica e de construir uma família, dentro e fora de quadra”, conta a atleta, destacando que as práticas devem ser parte importante da vida de todos. “Enquanto nós, atletas, fazemos dele uma profissão, as pessoas devem fazer atividade física pelo bem-estar pessoal. Quem é ativo é mais feliz, disposto e bem-humorado, com certeza!”, recomenda.

“Sempre gostei do esporte e sonhei em ser jogador de futebol profissional”, conta o atacante Bruno Nunes, do Clube Atlético Juventus. Ele destaca que a prática auxilia muito no mental, tanto por ter que lidar com vitórias e derrotas nas partidas, quanto pela certeza de querer ser melhor a cada dia. Além disso, o craque revela seus hábitos e peculiaridades no dia a dia de treinos: “procuro sempre manter uma alimentação saudável e tenho o hábito de ouvir música antes dos jogos, a maioria das vezes música gospel, sertanejo e pagode”. Bruno diz que isso o ajuda a manter uma boa concentração, seja nos treinamentos ou nos jogos, “mas também tento descontrair com meus companheiros pra ficar um clima leve, com responsabilidade”, brinca o atacante. 

 Rodrigo Canabarro, atleta profissional de futsal pelo Corinthians, já tinha acompanhamento profissional desde os seus 7 anos de idade: “Passei por grandes clubes e participava de competições, tanto no Brasil quanto no exterior, como na Itália e na Espanha. Hoje, com muito orgulho, visto a camiseta do Corinthians”. Canabarro, assim como os demais atletas, também atribui ao esporte uma mudança na qualidade de vida. “Hoje, mesmo que não fosse um atleta profissional, eu investiria nas práticas, pois nos ajudam a viver em sociedade e devem fazer parte da rotina das pessoas por conta da relação direta com a saúde. Para quem ainda não pratica, procure um esporte que se identifique. Vocês vão gostar!”, indica o jogador.
 
Movimento é saúde! Parabéns aos atletas de todo o país. Continuem, cada vez mais, perseverantes em seus objetivos e que seja um ano de muitas conquistas e superações. “Esporte, saúde e qualidade de vida trabalham juntos, influenciando, de forma positiva, a mente e o corpo. Por isso, nossa Instituição tem o prazer em colaborar com o incentivo ao esporte”, finaliza Ventura.
 
E você, já tem uma programação para o “Dia do Esportista”?
 Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
 
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 110 anos em dezembro de 2021. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 285 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 156 mil vidas do Plano de Saúde e 16 mil vidas do Plano Odontológico.
 
O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.
​​​​​​

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.