10/02/2022 às 20h22min - Atualizada em 11/02/2022 às 00h00min

Jorge Freitas: um artista muito além do carnaval

Profissional atua pela cultura popular

SALA DA NOTÍCIA Felipe Cruz
Felipe Cruz
Quem conhece o trabalho de Jorge Marcos Freitas apenas nos minutos do desfile de uma escola de samba não tem conhecimento de sua plarualidade profissional. Natural de Nova Friburgo, região serrrana do Rio de Janeiro, o “Mago do Carnaval”, como é carionhosamente conhecido na folia, além de carnavalesco, é  professor, educador físico e regente durante 25 anos da banda de harmonia bicampeã Sul-americana do Colégio Nossa Senhora das Mercês – Nova Friburgo.

Foi maestro durante 15 anos da banda Polivalente Anísio Teixeira, em Macaé, Região dos Lagos - RJ. Banda essa que obteve inúmeros títulos estaduais e nacionais.

Para o mundo corporativo, Freitas oferece palestra motivacionais que unem dinâmica motivacional utilizando as bases de uma escola de samba, liderança e organização. Com essas qualidades, o profissional oferece uma experiência única para empresas, onde todo integrante vivencia uma dinâmica cujo foco é o pensamento de trabalho em equipe.

Essa ação ajuda o colaborador ou aluno a desenvolver iniciativas que despertam interesse e comprometimento em possíveis atividades. A participação nesta ocasião envolve psicomotricidade e contato humano, onde o participante conquista pro-atividade em seu dia a dia, vive mais momentos de alegria e estimula seu espírito coletivo. Freitas trabalha com palestras que atendam às diversas necessidades.

Jorge Freitas também guarda em sua bagagem uma das atividades mais apreciadas por quem é fã de arte: a Direção Artística. Neste quesito, ele encanta o público com apresentações repletas de músicas, danças e teatro, onde os atores utilizam figurinos sofisticados em meio à cenários que lembram os grandes espetáculos da Broadway.

Neste cargo, Freitas é responsável pela direção de todo o processo de criação artística e sua realização, desde sua concepção original, desenvolvimento da ideia e seu desdobramento nos aspectos cênicos e plásticos do projeto. Também é de sua responsabilidade garantir a excelência artística, verificando todos os recursos artísticos da melhor forma para atingir seu objetivo.

Em parceria com o Rotary Club, direcionou o Canta Brasil, que mostrou ao público, em forma de espetáculo com música e dança, diversas manifestações culturais deferentes regiões do país. 

Em dezembro de 2021 foi responsável pela direção artística e musical do espetáculo “Parada de Natal”, que aconteceu no Largo da Matriz, na Freguesia do Ó, em São Paulo e reuniu cerca de 15 mil expectadoes em três fins de semana de  e ganhou grande notoriedade na imprensa. 

ORGANIZAÇÃO E SOFISTICAÇÃO NO CARNAVAL DO BRASIL 

No universo do carnaval, iniciou sua trajetória como carnavalesco no ano de 1986 em um bloco de enredo no distrito de Amparo, na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e ajudou a transformá-la em escola de samba no ano seguinte.
 
Coleciona passagens na Unidos de Vila Isabel,  Imperatriz de Olaria, Unidos da Saudade e Portela, todas no RJ. E em São Paulo passou pela Gaviões da Fiel em 2002 , 2003, 2005, 2006 e 2007 tornando-se bicampeão do grupo Especial nos dois primeiros anos de atuação e do grupo de Acesso em 2005 e 2007. 

Em 2008 começa sua trajetória na Sociedade Rosas de Ouro onde permaneceu até 2015 e conquistou um campeonato e três vices. Já em 2016 assume um novo desafio, agora na Império de Casa Verde, e logo na estreia conquista o ponto mais alto do pódio. Em 2019 assina com a Mancha Verde e também é campeão.  Ao longo de sua trajetória, o artista coleciona 16 campeonatos no carnaval.

Humilde e de personalidade forte, Jorge é carinhosamente conhecido como o “Mago do Carnaval” por conta do primor e da organização de seus espetáculos. É um dos carnavalescos mais requisitados nas escolas de samba.

Mais informações: www.jorgefreitascarnavalesco.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.