07/02/2022 às 08h16min - Atualizada em 07/02/2022 às 11h30min

ABDA tem mais um atleta aprovado no vestibular da Unesp

Gabriel Bozzolo, de 18 anos, campeão nas piscinas, vai cursar Educação Física

SALA DA NOTÍCIA Sheila Junqueira - Assessoria de Comunicação ABDA
https://abdabauru.com.br/blog/2022/02/04/abda-tem-mais-um-atleta-aprovado-no-vestibular-da-unesp/
Divulgação ABDA

Mais um atleta da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) acaba de ser aprovado no vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Gabriel Bozzolo, 18 anos, atleta da natação, vai cursar Educação Física, assim como seu companheiro de piscina, Yuri Cabral, que agora também será colega na faculdade.

Gabriel Bozzolo é o quarto atleta da ABDA a ser aprovado em vestibular de uma instituição pública. Antes dele, além de Yuri Cabral, também aprovado em Educação Física na Unesp,  haviam garantido vaga o jogador de polo aquático Luan Barbieri, aprovado em 11º lugar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) entre cerca de 17 mil inscritos, em 2019; e Pedro Gustavo Schiaveto, atleta da natação paralímpica, aprovado em 1º lugar no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em 2019. Pedro acabou optando por cursar Direito, na Instituição Toledo de Ensino (ITE), em Bauru, pela proximidade da família e facilidade para os treinos.

Nascido em Bauru, Gabriel Bozzolo chegou a morar fora da cidade, mas há 7 anos retornou. Os pais Alexandre Ricardo Bozzolo e Ana Paula Teixeira Bozzolo sempre apoiaram o filho. “Minha família me apoia tanto na questão mental e motivadora quanto na financeira. Meus pais sempre procuraram me colocar em lugares onde eu pudesse aprender e me sentir bem. Sempre me motivaram a estudar e treinar ao mesmo tempo, sem deixar o rendimento de cair em nada”, conta.

+ Leia mais: Atleta da natação é aprovado em 6º lugar no vestibular da Unesp

+ Leia mais: Atleta da ABDA é aprovado em 11º no Barro Branco dentre 17 mil candidatos

+ Leia mais: Atleta paralímpico é 1º lugar em Educação Física na Unimontes

Gabriel Bozzolo

Gabriel Bozzolo

Gabriel Bozzolo, hoje na categoria junior 2, treina na ABDA desde os 9 anos de idade

Do início ao sonho - Gabriel começou a treinar na ABDA aos 9 anos de idade. “Sabia pouca coisa antes sobre natação, aprendi praticamente tudo na ABDA”, diz o atleta hoje na categoria júnior 2, competidor das provas de 100m,200m,400m,800m,1500m livre.

O atleta coleciona conquistas nas piscinas e sonha alto. “Sou medalhista brasileiro no revezamento, campeão com recorde e índice técnico no Troféu Kim Mollo e vice-campeão paulista. Meu maior sonho é participar de uma Olimpíada e conquistar uma medalha de revezamento olímpico”, revela.

Ao ser perguntado sobre seu maior ídolo, o atleta evita citar nomes. “Gosto de atletas que fazem coisas além do possível e que deixariam um legado quando partisse. Que todas as pessoas se lembrem dele como ídolo por tudo que fez”, resume.

+ Leia mais: ABDA bate recorde paulista que vigorava há quase uma década

+ Leia mais: ABDA inicia ação para valorizar equipe adulta nas modalidades esportivas

+ Leia mais: ABDA é 3º melhor clube na pontuação geral do Paulistão Juvenil e Junior

Persistência - Gabriel Bozzolo cursou o ensino médio em escolas particulares e foi bolsista da ABDA. Tentou entrar na Unesp no ano passado, mas não conseguiu. Persistente, estudou sozinho ao longo do último ano, prestou novamente o vestibular e acabou chamado. “Fiz o 1º ano do ensino médio no Preve, o 2º e 3º ano no Colégio Cruz Azul. Fiquei muito feliz com a aprovação na Unesp, pois era uma coisa que eu queria muito e tinha conversado bastante com meus técnicos conversado a respeito e como traria vários benefícios”, relembra.

Gabriel Bozzolo estará na turma do curso noturno de Educação Física, assim como o amigo da ABDA Yuri Cabral. Daqui em diante, ambos têm o desafio de conciliar a puxada rotina de treinos e os estudos. “No começo acho que vai ser difícil até acostumar, mais quero manter o mesmo bom rendimento tanto nos treinos quanto na faculdade”, planeja.

Com os amigos recordistas do revezamento Yuri Cabral, João Nunes e Brian Aguiar

Com os amigos recordistas do revezamento Yuri Cabral, João Nunes e Brian Aguiar

Bozzolo (dir.) com os amigos recordistas do revezamento Yuri Cabral, João Nunes e Brian Aguiar

O atleta acredita que o esporte ensina muitas coisas. “Estar no esporte e saber como funciona é aprender a se dedicar tantos nos estudos quanto nos treinos. A ABDA ainda nos deixa bem mais clara a importância dos estudos, pensando no meu futuro como um atleta e, caso não seja mais atleta, seguir na vida profissional”, afirma o nadador.

Douglas Gonçalves, técnico responsável pela natação na ABDA comentou a conquista do atleta. “Sempre cobramos muita dedicação no treino e na escola. Em meio a essas dedicações, sempre pedimos para que eles tirem muitas dúvidas. O Gabriel foi um que sempre perguntou muito sobre a vida fora do esporte e como dar andamento nos dois juntos. Os mais novos têm uma admiração por ele, pelo fato de nadar as provas mais longas e também por falar muito bem com os de categoria de base a tirar dúvidas com os técnicos”, ressalta.

Técnico Douglas

Técnico Douglas

Douglas Gonçalves e demais técnicos da equipe cobram dedicação dos atletas nos treinos e nos estudos

Humildade e fé – O atleta conta como a vivência na equipe contribui para o desenvolvimento de todos.  “Na natação da ABDA, nós, atletas mais velhos, conhecemos todos os mais novos e conseguimos ensiná-los, conversamos muito, para tirarmos dúvidas deles sobre algo que vão passar”, explica.

Gabriel ainda deixa um recado para quem sonha em passar em uma universidade pública e também em ter grandes conquistas no esporte. “Quando você quer uma coisa, não pode deixar ninguém fazer você desistir disso, tem que dar seu 101% naquilo que quer. De alguma forma e no tempo certo você vai chegar lá”, ensina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.