04/02/2022 às 11h41min - Atualizada em 04/02/2022 às 18h00min

Rocky Mountain Games: etapa Pedra Grande promete desafios e belezas naturais para quem pedala

Percursos com altimetria variada e single tracks muito técnicos estão entre as atrações das modalidades Mountain Bike, Downhill e Gravel na competição entre 2 e 3 de abril, em Atibaia

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Natureza e aventura. Essas duas palavras resumem bem o que representa a Pedra Grande, em Atibaia. Para quem quiser curtir sobre duas rodas esse que é um dos principais pontos turísticos outdoor do Brasil, o Rocky Mountain Games é a opção perfeita. São quatro modalidades: mountain bike, gravel, E-mountain bike e mountain bike downhill. Todas apresentam percursos, distâncias e graus de dificuldade variados a fim de atender tanto iniciantes quanto bikers experientes no maior festival de esportes de montanha do país. Os trajetos passam por um combinado de áreas públicas, privadas e áreas de proteção ambiental, muitas delas fechadas para o uso durante a maior parte do ano. Ou seja, escolher uma das provas do Rocky Mountain Games é uma oportunidade de conhecer a região de uma forma única.

A etapa Pedra Grande do Rocky Mountain Games será nos dias 2 e 3 de abril, em Atibaia (SP) e abre o circuito Rocky Mountain Games. As inscrições estão abertas. Para participar basta acessar o site oficial (https://rockymountaingames.com.br/) ou ir clicar diretamente no link
https://www.ticketagora.com.br/e/rocky-mountain-games-2022---etapa-pedra-grande-30701

SOBE E DESCE
O mountain bike será disputado em três distâncias (20 km, 40 km e 80 km). O percurso mais curto, com exatos 22 km, foi desenhado para quem quer experimentar o MTB, com um mix de estradas de terra e algumas trilhas de pouca dificuldade técnica. A altimetria é desafiadora, com desnível acumulado de 960m.

Os percursos mais longos do mountain bike colocarão à prova a habilidade, a força e a resistência dos participantes, com trechos técnicos de single tracks e altimetria acumulada de 1.800 metros e 3.600 metros, respectivamente, para os 40 km e os 80 km. Após a subida "casca grossa" na primeira metade do percurso, os ciclistas atingem o cume da Pedra Grande e terão a chance de conferir o visual único de lá. Eles então circulam todo o Monumento Natural e iniciam a volta em um chamado "falso plano", por outras trilhas. No caso dos 80 km, serão feitas duas voltas nesse percurso, também passando por trechos menos explorados pelo circuito turístico.

Além do mountain bike tradicional, o Rocky Mountain Games traz o E-Mountain Bike, para bicicletas assistidas por motor elétrico, no mesmo percurso das provas de 40km e 80km.

TERRA E ASFALTO
Outra novidade é o gravel. A modalidade, que usa uma bike capaz de encarar tanto asfalto quanto terra, terá um percurso de 50km, dos quais 70% serão em estradas de terra. Na parte de asfalto, os atletas pedalarão por estradas de acesso aos bairros instalados na face leste da Pedra Grande. Algumas partes do circuito serão as mesmas do mountain bike, com menos single tracks. Mesmo assim, a altimetria acumulada de 1.800 metros vai exigir muito esforço dos atletas que usam bicicletas preparadas para rodarem diferentes tipos de terreno. Escolher uma relação leve, que favorece as subidas, será fundamental.

MORRO ABAIXO
O mountain bike downhill é garantia de emoção, com descida por trilhas íngremes e técnicas. Serão rampas, paredes e muitos saltos em um percurso que terá entre 1 km a 2 km.

BELEZAS NATURAIS
Além da adrenalina da competição, o ambiente de beleza natural é uma atração à parte na abertura do Circuito Rocky Mountain Games. Símbolo do município de Atibaia, a área da Pedra Grande conserva biodiversidade da Mata Atlântica e também características do cerrado. Estudos apontam cerca de 165 espécies de aves e 415 tipos diferentes de vegetação. Tudo isso sem contar o visual estonteante quando se atinge o cume da Pedra Grande.

Alinhada com a necessidade de se trabalhar para a conservação ambiental, a organização do Rocky Mountain Games atua em parceria com os órgãos responsáveis pela Pedra Grande Atibaia. Segue todas as regras e exigências das duas Unidades de Conservação responsáveis pelo local: o Monumento Natural Estadual (MoNa) da Pedra Grande e o Parque Estadual do Itapetinga (PEITAP), ambos sob gestão da Fundação Florestal, entidade ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Todos os participantes serão orientados quando ao cuidado com o descarte de lixo e outras embalagens durante as provas. Não serão utilizados copos de plástico para hidratação dos atletas.

Após a etapa da Pedra Grande, o Circuito Rocky Mountain Games segue para Campos do Jordão, entre 17 e 18 de setembro; e Juquitiba, dia 26 de novembro. Uma novidade em 2022 é a parceria com o Desafio das Serras, circuito já consagrado de corrida de montanha, que neste ano assume a chancela e a direção das provas de trail run. O circuito terá também competições de Canicross (corrida com cachorro) com chancela da ABCaes, corrida Uphill e Hike & Fly (combinação trekking até o alto da montanha com voo livre).

Histórico - A primeira edição do Rocky Mountain Games ocorreu em 2019, em Campos do Jordão, e contou com cerca de 400 atletas. Entre 2020 e 2021 novas edições chegaram a ser lançadas, mas precisaram ser canceladas por conta da pandemia. Agora, em 2022, o maior festival de esportes de montanha do Brasil retorna ampliado, passando de uma para três etapas.

O Rocky Mountain Games veio para reforçar as conexões entre homem e natureza, inspirando pessoas comuns e atletas a buscarem um estilo de vida mais desafiador, saudável e autêntico. O Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, que desde 2005 imprime em sua produção de conteúdos e eventos a excelência de quem conhece profundamente o universo do esporte, do bem-estar e da vida ao ar livre. A empresa é responsável pelas marca Go Outside e Hardcore e há 11 anos realiza o maior festival de cinema ao ar livre do Brasil, o Rocky Spirit.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.