31/01/2022 às 17h28min - Atualizada em 31/01/2022 às 19h00min

Atleta da natação é aprovado em 6º lugar no vestibular da Unesp

Nadador Yuri Cabral irá cursar Educação Física e é o terceiro da ABDA aprovado em faculdade pública

SALA DA NOTÍCIA Sheila Junqueira - Assessoria de Imprensa ABDA
https://abdabauru.com.br/blog/2022/01/31/atleta-da-natacao-e-aprovado-em-6o-lugar-no-vestibular-da-unesp/
Divulgação ABDA

Há 3 anos, Yuri de Moraes Cabral, 18 anos, é atleta de natação da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), instituição que tem como princípio usar o esporte como ferramenta aliada à educação para contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes.  Colecionador de vitórias nas piscinas, o atleta agora soma mais uma conquista. Ele foi aprovado em 6º lugar no vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para o curso de Educação Física, em Bauru (SP).

Yuri Cabral é o terceiro atleta da ABDA a ser aprovado em vestibular de instituições públicas. O primeiro foi o jogador de polo aquático, Luan Barbieri, que passou em 11º lugar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), entre cerca de 17 mil inscritos, em 2019. O segundo, também em 2019, foi Pedro Gustavo Schiaveto, atleta da natação paralímpica, que passou em 1º lugar no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pedro, porém, acabou optando por cursar Direito, na Instituição Toledo de Ensino (ITE), em Bauru, pela proximidade da família e facilidade para os treinos.

Apoio da família - Yuri conta que os pais José Carlos Alves Cabral e Márcia Ferreira de Moraes sempre o apoiaram nos estudos e nos esportes. “Me apoiaram tanto que toda minha família se mudou de Avaré para Bauru para eu nadar na ABDA”, relembra o atleta que tem 3 irmãos.

O atleta fez o ensino médio em escola particular, 1º ano em Avaré, 2º e 3º em Bauru no Colégio Alfa Beta. “Prestei apenas este vestibular da Unesp. Fiquei muito feliz quando vi que passei e surpreso pela colocação, não esperava passar tão bem”, comemora.

Yuri Cabral durante competição na Arena ABDA - crédito: Rainier Queiroz @pais_de_nadadores

Yuri Cabral durante competição na Arena ABDA - crédito: Rainier Queiroz @pais_de_nadadores

Yuri Cabral durante competição na Arena ABDA - crédito: Rainier Queiroz/Instagram @pais_de_nadadores

Foco no futuro - Yuri sonha em trabalhar no futuro com esporte de alto rendimento e explica como será sua rotina durante a faculdade. “Meu curso será noturno, pretendo treinar na parte da tarde, sair da ABDA e ir direto para faculdade e estudar na parte da manhã. Acredito que o esporte, além de abrir muitas portas nos estudos, ensina que para atingir um objetivo é necessário ter disciplina”, pontua.

+ Leia mais: ABDA inicia ação para valorizar equipe adulta nas modalidades esportivas

+ Leia mais: ABDA bate recorde paulista que vigorava há quase uma década

+ Leia mais: ABDA é 3º melhor clube na pontuação geral do Paulistão Juvenil e Junior

Conquistas nas piscinas - A disciplina nos treinos já rendeu grandes conquistas para Yuri Cabral. O atleta, hoje na categoria junior 2, compete nas provas 50m, 100m e 200m livre. “Comecei a nadar na ABDA com 15 anos, já nadava antes em Avaré, porém nunca tinha competido um campeonato Paulista ou Brasileiro. Minhas maiores conquistas são 3 pódios no revezamento em Brasileiro, sou campeão paulista dos 100m livre em 2020, prova em que conquiste índice técnico, e recordista paulista do revezamento 4x200m livre em piscina curta”, relembra Yuri que também foi vice-campeão paulista nos 200m livre.

No revezamento recordista, o grupo formado pelos atletas Gabriel Bozzolo, Brian Vitor Camargo de Aguiar e João Nunes Neto e Yuri de Moraes Cabral completou a prova com o tempo de 7min21seg17, conferindo à ABDA a posição de melhor do Estado de São Paulo na categoria junior 2 (18 e 19 anos). O recorde anterior da prova era do Esporte Clube Pinheiros (7min26seg24), batido em 2013.

Yuri e os colegas do revezamento ganharam placa de homenagem na Arena ABDA pelo recorde

Yuri e os colegas do revezamento ganharam placa de homenagem na Arena ABDA pelo recorde

Yuri e os colegas do revezamento ganharam placa de homenagem na Arena ABDA pelo recorde

Sonho e inspiração - O maior sonho do atleta é fazer parte da seleção brasileira de natação. “Não tenho um ídolo, mas admiro muito o Cesar Cielo pela sua mentalidade e por quebrar barreiras sendo o primeiro campeão olímpico da natação brasileira”, diz Yuri.

Recentemente, Yuri Cabral foi um dos selecionados para compor o time adulto de alto rendimento da ABDA, uma ação interna da instituição com objetivo de elevar o nível dos treinamentos, dar amparo à prática desportiva e servir de estímulo para os atletas mais novos e crianças.

“Acredito que essa interação entre os mais velhos e os mais novos na ABDA é muito boa. Quando a ABDA participa de um Paulista Petiz, por exemplo, temos atletas da categoria junior torcendo por eles. E, quando tem um Paulista Junior, a categoria petiz está lá, torcendo também. Todas as idades são bem unidas”, comenta.

Para quem pensa que a rotina de treinos diários no esporte e estudos é difícil de conciliar, Yuri tem um recado. “A dica para os dois é igual dedicação. Assim como se dedica nos treinos se dedicar nos estudos. O esporte me ajudou muito para fazer a prova no quesito controlar ansiedade e conseguir ter foco no que estava fazendo no momento”, explica.

Douglas Gonçalves, técnico responsável pelas equipes de natação da ABDA comemora a aprovação do atleta na Unesp. “Ver nossos atletas passando em vestibular causa um impacto muito positivo nas categorias mais novas, pois nossa cidade oferece duas universidades públicas, e mostra que é capaz conciliar uma rotina de estudos e treinos. Que venham mais aprovados”, afirma o técnico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.