26/01/2022 às 21h17min - Atualizada em 27/01/2022 às 00h00min

5 dicas para começar 2022 com novo estágio

Início do semestre surge com vagas em diversas áreas para estudantes matriculados em uma instituição de ensino

SALA DA NOTÍCIA Central Press
Pixabay

Férias, praia e descanso em janeiro? Só que não para boa parte dos estudantes. Esses devem aproveitar as primeiras semanas de 2022 para buscar vagas de estágio. Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), a procura por emprego entre jovens com idade igual ou superior a 16 anos deverá contar com mais de 4,3 mil vagas em todo o estado. 

De acordo com o CIEE/PR, todas as áreas de cursos técnicos, médio e superior, possuem diversas vagas abertas. No entanto, o maior número de oportunidades se concentra nos setores de Pedagogia, Administração, Tecnologia da Informação e Marketing.

Para auxiliar na busca por essas vagas, separamos cinco dicas para você começar o seu 2022 com um novo emprego. Confira:

1.Prepare seu currículo

Caso você ainda não possua um currículo, esse deve ser o primeiro passo, que, inclusive, deverá ajudá-lo na percepção de você mesmo. Inclua dados como nome completo, idade, e-mail, telefone e, até mesmo, endereço de suas redes sociais (muitas empresas fazem buscas na internet para conhecer seus potenciais candidatos).

Concluída a fase dos dados pessoais, crie um curto resumo sobre você e trace um objetivo profissional, algo como “desejo atuar na área de logística, aprimorando as minhas habilidades comerciais e ganhando experiência em um segmento no qual pretendo aprofundar meus conhecimentos”.

2.Procure vagas com o seu perfil

De acordo com a coordenadora da Central de Atendimento ao Estudante do CIEE/PR, Fernanda Ortiz, se você ainda não possui uma experiência profissional (o que corresponde à grande parcela dos candidatos a vagas de estágio), cite cursos de capacitação dos quais já participou, assim como trabalhos voluntários, workshops e palestras, e até mesmo atividades informais, como ajudar no pequeno negócio da família. “Para realização de estágio, não é exigida experiência profissional, então, o candidato não deve se preocupar com isso na hora de buscar as vagas. É preciso focar somente nas oportunidades que condizem com o seu perfil”, explica Ortiz.

3.Não perca tempo!

A coordenadora ressalta também que mesmo que se trate de um período de férias para os estudantes, o início do ano geralmente é a época escolhida pelas empresas para reposição dos estagiários que se formaram no fim do ano passado. “O número de vagas tende a aumentar bastante nesse período e, devido ao recesso das instituições de ensino, alguns estudantes deixam para procurar estágio a partir do início das aulas. No entanto, as oportunidades já estão sendo abertas pelas empresas para realização de entrevistas”, afirma a coordenadora do CIEE/PR

4.Capacitação é o caminho

Não fique parado. Mesmo durante o processo de inscrição e seleção de vagas que condizem com seu perfil, procure por cursos on-line e presenciais que possam auxiliá-lo em sua trajetória profissional. O próprio CIEE/PR conta com cursos livres, no formato on-line (EAD) e presencial, que contribuem para a formação de jovens e com certificação após a conclusão. Os cursos são variados e tratam de temas como comunicação eficaz, empreendedorismo, desenvolvimento da criatividade, como ter sucesso em processo seletivo entre outros. No site do CIEE/PR é possível encontrar mais informações sobre as opções disponíveis clicando em "Cursos Livres”. 

5.Tenha paciência!

Muitas vezes, a busca por um emprego pode ser cansativa e frustrante, ainda mais para os jovens e candidatos de primeira viagem. Por isso, tenha paciência e não desista ao primeiro revés. Continue a buscar oportunidades e capacitações para que você não seja surpreendido ao ter sucesso nos processos seletivos. “As empresas buscam estudantes com bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, que sejam proativos e comprometidos com a instituição em que realizarão o estágio. Por isso, foque nessas qualidades e confie no seu potencial”, completa Fernanda Ortiz.

Vagas no CIEE/PR

As vagas de estágio do programa oferecido pelo CIEE/PR são para diferentes níveis de escolaridade e voltadas para jovens que tenham a partir de 16 anos completos. O estudante precisa estar matriculado regularmente no Ensino Médio, Técnico ou Superior. Os interessados podem consultar as vagas disponíveis e fazer o cadastro no site do CIEE/PR, ou ainda, conseguir informações pelo telefone (41) 3313-4300, para moradores de Curitiba e Região Metropolitana e 0800 300 4300 para demais cidades do estado.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.