13/12/2021 às 18h54min - Atualizada em 13/12/2021 às 19h20min

Santander Brasil Ride Espinhaço começa em Minas Gerais com o campeão mundial Tiago Ferreira

Evento será realizado em Conceição do Mato Dentro (MG) com cinco etapas a partir desta terça-feira (14), totalizando 220 km e mais de 7.000 metros de altimetria acumulada

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Fabio Piva
Conceição do Mato Dentro (MG) será palco, entre esta terça-feira (14) e sábado (18), da edição inédita da Santander Brasil Ride Espinhaço. A prova contará com cinco etapas, totalizando 220 km e mais de 7.000 metros de altimetria acumulada e faz parte do calendário mundial da UCI - União Ciclística Internacional. Entre os participantes estará o português Tiago Ferreira, campeão mundial e bicampeão europeu de mountain bike, na modalidade Maratona (XCM).

No primeiro dia serão pedalados 16,5 km em 478 m no prólogo. Já no segundo, 50,6 km e 1.760 m de altimetria, enquanto na terceira etapa, 85 km e 2.788 m de altimetria, sendo a mais longa da competição. A quarta será a do XCO, em uma pista de 5,3 km, totalizando 26,5 km e 865 m de altimetria. A decisão, no dia 18, terá 37,7 km e 1.286 m de altimetria total.

"Depois de 11 anos, a Brasil Ride precisava de um novo desafio. Uma nova fase, uma nova era das ultramaratonas de mountain bike no País. O Espinhaço é uma reserva da Biosfera pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e conta com uma quantidade enorme de trilhas em toda região, que nos fez ter a certeza que poderíamos proporcionar a todos os atletas uma experiência única", comenta Mario Roma, fundador da Santander Brasil Ride.

Conceição do Mato Dentro (MG), com pouco mais de 17 mil habitantes, terá sua rotina alterada esta semana. As bicicletas de competidores vindos de todas as partes do País e também do mundo tomarão conta das ruas e trilhas da região, durante a realização da Santander Brasil Ride Espinhaço, responsável por encerrar o calendário internacional de competições da modalidade no Brasil em 2021.

"Com a Santander Brasil Ride nós não estamos apenas dinamizando e divulgando o turismo em Conceição do Mato Dentro, que é a capital mineira do ecoturismo, na região do Médio Espinhaço, parte da Estrada Real. Estamos também internacionalizando Conceição do Mato Dentro como um importante destino turístico de Minas Gerais e do Brasil, além de toda essa região privilegiada do maciço do Espinhaço, com sua vocação natural para o turismo de aventuras, o ecoturismo, o turismo histórico, cultural, religioso e culinário", comenta Zé Fernando, prefeito de Conceição do Mato Dentro.

"E toda essa extensa cadeia produtiva que envolve o turismo é dinamizada com a realização de um evento desse porte, que tem a visibilidade mundial, como podemos ver em todas as edições da Santander Brasil Ride. Espero que um evento com essa grandeza, com essa visibilidade, seja o começo de uma nova fase no turismo de Conceição do Mato Dentro e de toda nossa região", complementa o prefeito da cidade mineira. 

Maior premiação do ciclismo nacional - A Santander Brasil Ride Espinhaço já chega ao calendário elevando a outro patamar o ciclismo nacional. Com mais de 140 mil reais de prêmios em dinheiro, o evento ofertará a maior premiação do Brasil na história deste esporte, que é um dos que mais cresce no País e no mundo. Seguindo os padrões do circuito da Santander Brasil Ride, mulheres e homens terão premiação igual na prova. E, para o ciclista amador (não federado) que fizer a melhor volta na etapa do XCO, um capacete de Henrique Avancini será ofertado como prêmio extra.

Encerramento com chave de ouro - Disputa marcada para o sábado (18), a Maratona do Cipó será responsável por encerrar com chave de ouro a ultramaratona, com um percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria tour, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.