04/10/2021 às 11h43min - Atualizada em 04/10/2021 às 13h10min

Pedro Aizza, piloto mais jovem do grid, é campeão da Special Edition da GT Sprint Race

Piloto paranaense, de 16 anos, garantiu, no interior de Minas Gerais, o título da disputa que soma os pontos de três das nove etapas da GT Sprint Race na sua categoria, a PROAM

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Luciano Santos
Ele ainda nem tem carteira de habilitação para dirigir nas ruas, mas já pisa fundo no acelerador e mostra talento para construir uma carreira de sucesso no automobilismo. Prova disso é o desempenho no ano de estreia na GT Sprint Race. Neste domingo (3), em Lima Duarte, município vizinho a Juiz de Fora (MG), Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport/Acesso Peças), de 16 anos, o mais jovem da competição, garantiu o primeiro título da temporada. No Potenza Autódromo Internacional, Aizza faturou o troféu de campeão na PROAM do minitorneio intitulado Special Edition, que soma os pontos de três das nove etapas do evento: Goiânia, Tarumã e Juiz de Fora.

Aizza chegou ao autódromo de Potenza com boa vantagem na liderança. Mesmo assim, já começou com tudo e garantiu a pole position entre os atletas da PROAM, somando 25 pontos na disputa do título. Na corrida 1, no sábado (2), com muita chuva em Lima Duarte, foi segundo na sua categoria e quinto no geral. No domingo, na corrida 2, disputava a liderança geral, quando foi tocado por um adversário e acabou saindo da pista, finalizando em 14º. Na terceira e última corrida, foi o terceiro da PROAM e oitavo no geral, resultado que lhe assegurou o título.

Nas três etapas da Special Edition, nove corridas foram realizadas, com dois descartes de pontos, além de os pilotos serem pontuados também pelos resultados nas baterias de classificação. Assim, na somatória final, Pedro Aizza garantiu o título com 187 pontos conquistados, contra 149 do vice-campeão, Francesco Franciosi. A dupla formada pelos pilotos Rafael Dias e Marcus Índio fechou o top 3 do minitorneio na PROAM, com o total de 121 pontos. 

"Estou muito feliz. Este é um título muito importante, principalmente pelo fato de eu ser o piloto mais jovem da GT Sprint Race neste ano, além de fazer parte da lista de estreantes no evento. Este é o meu primeiro ano de transição entre o kart e o carro de turismo. E, além de tudo isso, com certeza também sou um dos mais jovens a ser campeão dos torneios realizados na competição. Na maioria das corridas, sempre fui primeiro ou segundo na PROAM, com raras exceções, o que contou para eu levar esse título", comemorou Aizza.

"Tivemos ótimas estratégias nessas três etapas. Quando sentia que não era possível vencer a prova na minha categoria, nós já mudávamos os planos e poupávamos carro para a corrida seguinte. Sempre pensamos na frente", destacou o campeão. "Acredito que Tarumã foi ponto decisivo para ser campeão da Special Edition. Ganhei as três corridas da PROAM e fiz pole position, além de ter feito também uma primeira colocação no geral. Aqui em Juiz de Fora não tive um bom fim de semana, embora tenha iniciado com a pole position, o que me ajudou. Um título que me motiva muito para as próximas etapas da GT Sprint Race e também para os dois outros campeonatos, Overall e Brasil. O objetivo é vencer todos", finalizou.

Sequência da temporada - Restam agora duas etapas para a conclusão da GT Sprint Race de 2021, que teve sete provas realizadas na temporada. No dia 30 de outubro, os pilotos competem em Londrina, no interior do Paraná. Já a decisão também ocorre no mesmo estado, em Curitiba, cidade que, além de ser terra natal de Pedro Aizza, é a casa do evento.

Confira as tabelas completas do Overall, GTSR Brasil, GTSR Special Edition e Rookie Off The Year no site https://sprintrace.com.br/tabela-de-classificacao-2021/.

Calendário GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 – 02 de Maio – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)
Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)
Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)
Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)
Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)
Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)
Etapa 7 – 03 de Outubro – Lima Duarte/MG (#SpecialEdition)
Etapa 8 – 30 de Outubro – Londrina/PR (Brasil/#SprintNightChallenge)
Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.