A infância é uma fase de descobertas, nela tudo acaba parecendo novo aos olhos da criança. Isso inclui as próprias emoções, que se revelam com o passar do tempo conforme a criança vai se conhecendo. Esses sentimentos podem acabar sendo apresentados de maneira prematura devido a exposição excessiva de imagens.
Muitos país têm colocado o celular e o tablet como entretenimento para os filhos. Mas um excesso de uso pode acabar bagunçando o desenvolvimento cognitivo da criança. Uma alternativa mais saudável é introduzir sua criança na literatura. Inclusive irá ajudar a lidar com as novidades emocionais de forma mais saudável. Aqui algumas dicas de livros para preparar o desenvolvimento emocional do seu filho.
Esse livro escrito por Giulia Studart Batelli é adequado para introduzir a criança no fenômeno das opiniões. Mostrar a importância delas na sociedade e como elas são diversas. Vai orientar seu filho a lidar com opiniões que eventualmente podem atingi-lo. Também vai ajudá-lo sobre conviver em sociedade, pois assim passa aprender a respeitar as opiniões discordantes.
O menino dos pés de barro
De autoria de Andrea Lopes, esse livro conta a história de Tico, um menino de imaginação vivida. Tendo seu palco uma árvore e o quintal, ele gosta de se imaginar em situações inusitadas. É um livro que serve para valorizar a criatividade infantil e seu jeito de lidar com o mundo ao redor.
É assim que sou
Newton Cesar é o autor desse livro sobre a importância da diversidade humana. É bom meio introdutório para a criança tomar conhecimento sobre as diferenças que existem entre as pessoas. Mostra que é essa diferença que enriquece a humanidade. Também mostra como a criança deve valorizar o que tem de diferente em relação às outras pessoas.