MENU

31/05/2021 às 21h20min - Atualizada em 31/05/2021 às 21h20min

Trindade terá barreiras sanitárias durante festa online do Divino Pai Eterno

Missas e celebrações serão transmitidas virtualmente. Ônibus e caravanas de fiéis estão proibidos

Mais Goiás
Reprodução

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, será realizada de forma online por conta da pandemia da Covid-19. Na tentativa de evitar aglomerações, a Prefeitura montará seis barreiras sanitárias e educativas na cidade. Ônibus e caravanas de fiéis, além de comércio ambulante e montagem de barracas provisórias estão proibidos. As celebrações da tradicional festa religiosa ocorrem de 25 de junho a 04 de julho, no formato virtual.

As missas, celebrações, novenas e outras atividades realizadas durante o período festivo serão transmitidas na televisão, redes sociais, site do Pai Eterno e rádio. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (31), o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre João Paulo Santos, informou que as igrejas estarão abertas e haverá possibilidade de visitação. O religioso, no entanto, pede e orienta a população para ficar em casa.

“A igreja vai estar aberta para as celebrações, com um número reduzido de pessoas. Será criada uma estrutura aos pés da imagem do Divino Pai Eterno para que os fiéis tenham acesso e realizem seus atos individuais de devoção fora da igreja e sem provocar aglomerações”, salientou.
 

Fiscalização e cenário epidemiológico

Além das barreiras sanitárias, a Prefeitura contará com o apoio das forças da Segurança Pública de Goiás para realizar ações de fiscalização às medidas impostas na cidade. De acordo com o prefeito Marden Júnior, também haverá testagem em massa aberta à população e pontos de atendimento específicos para a Covid.

Conforme o governador Ronaldo Caiado (DEM), a festividade ocorre novamente por meio digital em razão da recente alta nos números de casos de internação e ocupação de leitos de UTI. Ele pediu a compreensão e cooperação da comunidade.

“Vamos poder, sim, exercer a nossa fé, acompanhar todas as cerimônias de forma virtual. Que possamos entender a necessidade de ficar em casa. Peço a todos que analisem bem e não exponham ninguém ao risco de perder a vida. De todas as ações que fizermos, se salvarmos uma vida, já estamos recompensados pelo gesto”, frisou.
 

Programação

De acordo com o padre, assim como no ano passado, a Romaria 2021 não terá o tradicional desfile de carros de bois, nem a realização da Missa Sertaneja. Com o tema “Pai Eterno, diante de vós, somos todos irmãos”, João Paulo Santos ressalta que a festa deve gerar reflexão acerca do momento de crise vivenciado atualmente.

“É um tema urgente para que a humanidade repense que a dor do outro também é a nossa dor. Nossa saudade em não podermos nos reunir está em solidariedade com a dor de tantas famílias enlutadas, de pessoas enfermas e ao cansaço de profissionais de saúde que fazem um esforço quase sobrenatural no enfrentamento à pandemia”, disse.
Em breve, a programação completa poderá ser conferida no site do Pai Eterno (aqui). Antes da pandemia, Trindade chegava a receber anualmente cerca de 6 milhões de romeiros durante todo o ano. Em 2019, última vez em que o evento foi realizado nos moldes tradicionais, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pela cidade nos 10 dias de festividades.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.