30/04/2021 às 20h49min - Atualizada em 01/05/2021 às 18h05min

A importância da rotina na vida da pessoa com autismo e deficiência intelectual é tema da 3ª live do CENSA

Transmissão, que acontece em 04 de maio, pelo YouTube, contará com a participação da psicóloga e mestre em Neurociências, Virgínia Nunes Viana, além da psicóloga Gizele Martins, com a mediação da psicóloga e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, com conteúdo acessível em libras

SALA DA NOTÍCIA Grupo Balo

A rotina tem como objetivo organizar a vida do indivíduo, aumentando as possibilidades para que o mesmo possa desempenhar com afinco suas atividades. Todavia, quando o assunto são pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI), ter uma rotina se torna algo ainda mais importante, de acordo com especialistas, principalmente pelo fato destes indivíduos possuírem, em alguns casos, grande dificuldade em se comunicar e dependência nas atividades de vida diária. Por isso, o CENSA Betim, instituição que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, realizará uma live, cujo tema é “A importância da rotina na vida da pessoa com TEA e DI”. A transmissão acontece no dia 04 de maio, terça-feira, às 20h, no YouTube do CENSA.

Três profissionais que são referências nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual compartilharão suas vivências e experiências no dia 04 de maio: a psicóloga mestre em Neurociências, supervisora clínica da Prefeitura Municipal de Ibirité e professora da Faculdade Pitágoras Betim, Virgínia Nunes Viana, e a Mestre em Psicologia pela UFMG e psicóloga do CENSA, Gizele Martins, estarão ao vivo com a psicóloga, diretora do CENSA Betim, Natália Costa. Em uma conversa bem dinâmica, elas falarão sobre como a rotina na vida das pessoas com TEA e DI é importante. Com uma linguagem bem acessível ao público geral, a live contará com uma intérprete de libras simultânea.

De acordo com Natália Costa, a terceira live tem como objetivo compartilhar informações acerca da adoção de uma rotina, para que familiares e cuidadores possam ter mais sucesso no cotidiano com a pessoa com deficiência intelectual e autismo. “Ter uma ideia do que vai acontecer depois, é algo bastante confortável para quem não possui capacidade de questionar; Sei que mudanças e imprevistos acontecem às vezes, mas eles podem ser diminuídos quando damos uma explicação para as pessoas com TEA e DI. Por isso, trazer à tona esse tema da live é de muita importância, pois às vezes, até uma simples explicação, pode trazer uma convivência melhor”, analisa.


Segundo a diretora do CENSA Betim, a presença dos profissionais convidados para transmissão, vai mostrar um pouco do que é praticado no cotidiano da instituição. "É gratificante contar com a presença das psicólogas Virgínia Nunes Viana e Gizele Martins, profissionais que lidam com as questões das pessoas com deficiência intelectual e sabem de verdade como tudo isso acontece. Ou seja, é uma forma de enriquecer o nosso debate afim de trazer para aos familiares e cuidadores uma luz acerca desse”, conclui a especialista Natália Costa.

Para acompanhar as lives do CENSA Betim, basta acessar o canal da instituição no YouTube, fazer a inscrição e ativar as notificações para que a plataforma avise quando novas transmissões e conteúdos forem disponibilizados.

Acesse o link direto para a live e ative o lembrete: https://youtu.be/22haUi_MMvk.

Sobre Natália Costa
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano com ênfase em Diferenças individuais pela FAFICH / UFMG, professora de cursos de pós-graduação na área de educação e saúde e diretora do CENSA Betim. Atua há mais de 25 anos no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Sobre Virgínia Nunes Viana
Psicóloga, Mestre em Neurociência, Supervisora Clínica da Prefeitura Municipal de Ibirité e Professora da Faculdade Pitágoras Betim.

Sobre Gizele Martins
Mestre em Psicologia pela UFMG e psicóloga do CENSA Betim, com experiência no atendimento a pessoas com deficiência intelectual associada a outras deficiências, síndromes e transtornos, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

CENSA Betim
Fundado em 1964, o CENSA Betim é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. A instituição conta com uma equipe transdisciplinar, composta por profissionais da medicina, psicologia, psiquiatria, além de cuidadores e educadores. Se destaca por oferecer uma proposta diferenciada, com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato, em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Serviço:
Live:A importância da rotina na vida da pessoa com TEA e DI
Data: 04 de maio | terça-feira
Horário: 20h
YouTube CENSA Betim: https://www.youtube.com/censabetim

CENSA Betim
Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG
Instagram: @censabetim
Facebook: https://www.facebook.com/censabetim/
Site: www.censabetim.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/censabetim


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.