30/03/2021 às 13h46min - Atualizada em 30/03/2021 às 13h55min

Projeto investe em "distribuição de sorrisos" para enfrentar baixo astral causado pela pandemia

Projeto premiado de atendimento odontológico para pessoas de baixa renda busca parcerias com prefeituras do Nordeste

DINO
https://sosdental.com.br/


O sorriso é transformador na vida de uma pessoa. "Certa vez, um dentista estava atendendo uma menina de 15 anos numa comunidade carioca e ela não abria a boca. Não conseguia falar direito e vivia com a cabeça baixa. Tudo porque ela não tinha um dente da frente", histórias como essa, o dentista e empresário Marcelo Schettini cansou de testemunhar desde que criou a ONG SOS DENTAL, em 2008. Quando a entidade surgiu a meta era levar à população um serviço odontológico capaz de suprir com excelência e eficácia a carência existente em relação à saúde oral. Mais de uma década depois, o projeto foi além e se tornou um agente transformador de realidades locais em áreas pobres do Brasil e de 29 países da África e da América Latina.

A hora do Nordeste

No Brasil, 9 em cada 10 pessoas não têm acesso regular aos tratamentos dentários. 56% dos dentistas brasileiros estão concentrados em 3 estados do Sudeste e os 44% restantes distribuídos de maneira desigual nas outras regiões. A deficiência no tratamento da saúde bucal traz consequências na saúde global das pessoas, "os problemas dentários podem estar na raiz de várias doenças e até de problemas cardiovasculares, portanto, qualquer ação de saúde pública deve, obrigatoriamente, levar em conta a saúde bucal", afirma Marcelo.

Foi olhando para esse cenário que a ONG SOS DENTAL decidiu que era hora de levar o projeto para a região Nordeste. Emissários da ONG iniciaram contatos com prefeituras interessadas em implantar o mesmo modelo de projeto social para atender os moradores de suas cidades. Segundo a ONG, com a projeto, toda a população da cidade poderá ter acesso a um aplicativo que dará direito ao atendimento de emergência 24 horas on-line, com triagem dos casos, orientação ao paciente sobre o que fazer, prescrição de medicamentos e possibilidade de agendamento de consultas nas unidades do SUS de cada prefeitura. "Num primeiro momento, o encaminhamento será feito prioritariamente para o SUS. Numa outra fase, nós faremos um convênio com dentistas da cidade e abriremos uma linha de crédito especial para que os tratamentos mais complexos sejam financiados em até 12 vezes. Com isso, a gente consegue também estimular a economia local", afirma o empresário.

Complexo do Alemão como exemplo

A chegada de um projeto que se propunha oferecer atendimento odontológico gratuito impactou imediatamente os moradores do conjunto de favelas do Alemão, no Rio de Janeiro. Numa iniciativa pioneira, o "Dentistas na Favela", projeto desenvolvido pela ONG SOS DENTAL se tornou um sucesso, com atendimento em toda a comunidade, inclusive nos locais de mais difícil acesso. 30 mil pessoas receberam além do tratamento de emergência, kits de higiene bucal e orientações sobre como escovar os dentes e fazer a assepsia correta da boca. "O projeto mostrou a capacidade que a nossa entidade tem de identificar as necessidades locais e desenvolver as melhores soluções. É essa experiência que a gente leva agora para o Nordeste", explica.

O projeto em números

O reconhecimento da sociedade pelos serviços prestados veio em forma de prêmios, como "o melhor negócio do ano" escolhido pelo Sebrae e a participação como finalista do prêmio Brazil Foundation e do Google Negócios Impacto Social.

A ONG SOS SAÚDE DENTAL já contabiliza 160 mil atendimentos realizados por uma equipe de 1.200 profissionais voluntários atuando em países como Haiti, Honduras e Cabo Verde, entre outros.

No Rio de Janeiro, além do Complexo do Alemão, foram beneficiadas as Comunidades do Arará; Pavão-Pavãozinho; Favela da Maré; Comunidade de Acari; Morro da Caixa D’ água; Comunidades de São Januário (Cidadania Vascaína); Rocinha; Jacarezinho e Guaratiba.

No Brasil, o projeto também atendeu a comunidade do Rio Purus, no Amazonas e comunidades de Mato Grosso. "Com a expansão para o Nordeste, a ideia é multiplicar esses números e espalhar sorrisos num momento em que todos nós precisamos de esperança e de alguns momentos felizes", finaliza.

Mais informações: www.ageimagem.com.br



Website: https://sosdental.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.