MENU

26/03/2021 às 16h10min - Atualizada em 28/03/2021 às 15h11min

O desafio de reter a atenção das crianças nas aulas remotas

Escola de inglês adere a aulas menos expositivas e mais “mão na massa” para garantir que interesse e desempenho dos alunos não sejam comprometidos

DINO
http://www.alumni.org.br


Não restam dúvidas de que com o isolamento social, necessário para o controle da pandemia da Covid-19, a tecnologia tão presente em nosso dia a dia como facilitadora das interações, se tornou artigo de primeira necessidade para que a vida pudesse seguir um curso mais próximo da normalidade. Na educação, por exemplo, com alunos e professores em casa, as aulas tradicionais deram lugar à interação mediada por computadores, microfones e câmeras. Além de adaptar atividades elaboradas, a princípio, para aulas presenciais, ao sistema remoto, um dos grandes desafios enfrentados pelas escolas foi fazer com que as interações entre alunos e professores se tornassem interessantes o suficiente para não disputar a atenção com todas as outras distrações que os alunos encontram em casa.

A Associação Alumni enfrentou esse desafio trazendo para o ambiente on-line atividades lúdicas e mão na massa a fim de tornar o ensino remoto tão interessante quanto as aulas presenciais. "No caso das crianças menores, atividades mais lúdicas, como culinária e atividades maker, foram incorporadas às aulas para que os alunos conseguissem ficar atentos e engajados durante todo o tempo de aula", conta a supervisora acadêmica Maria Amélia de Oliveira Marcus.

A escola de inglês, que conseguiu migrar rapidamente para o sistema 100% digital e retomar as aulas (on-line e ao vivo) no tempo recorde de duas semanas, compreendeu desde o princípio que as aulas ativas, que colocam o aluno em posição de criar, pensar, debater e desenvolver ideias, são mais dinâmicas e atrativas do que as aulas expositivas. "Desde o preparo da migração para o sistema remoto, entendemos que se a escola adotasse a estratégia de aulas expositivas, existiria a grande possibilidade de os estudantes não criarem uma conexão com o que estivessem fazendo, o que consequentemente poderia dispersar o foco. Por isso, além de treinar nossos professores para lidar com as ferramentas necessárias para as aulas no ambiente virtual, também nos preocupamos em incentivá-los a realizar atividades que exigissem uma atitude ativa dos alunos", explica Beatriz Jorge, diretora educacional da Alumni.

Um ano depois do começo das aulas remotas, a diretora educacional conta que o retorno que tem recebido dos pais dos alunos ratifica a escolha das estratégias adotadas. "Nós temos relatos de pais que, no começo, estavam preocupados em relação ao aproveitamento das aulas ficar comprometido, mas que agora se surpreendem com a evolução que os filhos tiveram nesse período. Outros têm destacado a dinâmica das aulas que conseguem reter a atenção da garotada de tal maneira, que eles nem precisam se preocupar em supervisionar os filhos. Alguns até contam que aproveitam o horário das aulas para cuidar de outras atividades, pois têm certeza de que naquele momento os filhos estão totalmente focados nas tarefas propostas", revela Bia Jorge.

Para assegurar a qualidade do ensino remoto, a Alumni utiliza a versão premium da plataforma de videoconferência Zoom. No começo da transição, todos professores e funcionários foram treinados para utilizar a ferramenta e os pais dos alunos receberam todas as orientações necessárias para que pudessem auxiliar as crianças no acompanhamento das aulas. "Ao longo do primeiro semestre de 2020, os professores passaram por uma série de treinamentos específicos para auxiliá-los na condução de aulas cada vez mais dinâmicas e atraentes", revela Maria Amélia.

Matrículas abertas

A Associação Alumni está com matrículas abertas, até o dia 13/4, para o Alumni Kids, curso destinado a crianças de 3,5 a 9 anos. Com aulas duas vezes na semana, o curso conta com metodologia desenvolvida para tornar o processo de aprendizagem de uma nova língua natural, por meio de atividades educativas e divertidas aplicadas ao cotidiano, como, artes, culinária, games, jardinagem, música e vídeos. "O Alumni Kids propõe atividades baseadas na abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), para as crianças desenvolverem o pensamento crítico e lógico, além de relações interpessoais e o trabalho coletivo. As atividades são conduzidas em inglês, de forma divertida e educativa", explica Bia Jorge.

Pensando na segurança de alunos e professores, a expectativa da escola é que as aulas presenciais sejam retomadas no segundo semestre, dependendo, claro, do andamento da vacinação contra a Covid-19. Até que tudo esteja estabilizado, a criançada deve continuar com as aulas no sistema remoto, com a garantia de que os professores estarão empenhados no planejamento de aulas que continuem estimulando e engajando os alunos.

SERVIÇO
Alumni Kids
Matrículas: até 13 de abril
Aulas: 2X na semana (1h15 cada)




Website: http://www.alumni.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.