MENU

08/01/2021 às 10h49min - Atualizada em 12/01/2021 às 08h21min

Entendendo o Google Search Console: O que é e como usar?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Você acha o Google Analytics uma ferramenta potente para análise comportamental dos usuários no site? Então, Google Search Console é o caminho para entender como os seus usuários chegam até seu site. 

Ele permite que você visualize como o Google está enxergando seu site, possibilitando que você faça as otimizações que são necessárias para aumentar o tráfego. 

Com a informação abundante, como estamos recebendo diariamente, até mesmo o nome da ferramenta foi alterado, para contemplar e englobar todas as suas funcionalidades, evitando o linguajar mais técnico. Que acabava afastando os usuários. 

Para que o entendimento fique mais simples, criamos um artigo especial. Veja a seguir! 

Google Search Console: o que é? 

O Google Search Console é uma ferramenta Google, que é disponibilizada de forma gratuita. A mudança do nome, para o atual (que conhecemos), ocorreu em 2015, onde a ferramenta se chamava Webmaster Tools. 

Já em 2018, ele foi repaginado e ganhou uma versão beta, permitindo a inclusão de outras ferramentas na nova versão repaginada. 

Essa mudança de nome e imagem da ferramenta, foi para que ela fosse mais abrangente, permitindo que todos os usuários pudessem usufruir de seus benefícios, e não apenas os profissionais da área. 

Ele é uma plataforma que auxilia o gerenciamento de sites, permitindo o acompanhamento da visibilidade das páginas através do buscador. 

Falando de uma forma mais simples, ele garante que o site seja indexado e encontrado corretamente, nas buscas realizadas pelos seus clientes. 

Como funciona o Google Search Console?

Para entender o funcionamento dessa ferramenta, é importante aprofundar os conhecimentos, pois estamos falando de uma plataforma complexa, e com inúmeras opções e funcionalidades, prontas para auxiliar no desenvolvimento de e-commerce

De uma forma resumida, o Google Search Console possui ferramentas para o gerenciamento do tráfego, e geração de relatórios que auxiliam na busca por problemas que estejam acometendo seu site. 

Possibilitando uma resolução rápida, e garantindo que seu público-alvo encontre o seu site. Na prática, é possível obter as seguintes melhorias: 

  • Velocidade no carregamento das páginas dos sites;
  • Compreensão e visão de onde está o tráfego do seu site é oriundo;
  • Identificação ágil e correção dos problemas no código;
  • Melhoria relevante da estratégia de backlinks;
  • Mudanças relevantes no SEO, permitindo melhorar o rankeamento do seu site. 

Como realizar a instalação e a configuração do Google Search Console? 

Existem diversos tutoriais explicando todo o processo, mas preparamos um passo-a-passo simples e direto, para que você possa fazer a instalação da forma mais simples possível. 

  1. Faça o login na conta Gmail (caso não tenha, crie);
  2. No menu suspenso, clique em “+ Adicionar propriedade”;
  3. Escolha entre as opções “Domínio” e “Prefixo do URL”, e na sequência, informe o endereço do site na opção em questão, e siga as instruções seguintes;
    1. Caso tenha escolhido a opção “Domínio”, será necessário a realização de uma mudança no DNS do seu site. 
    2. Se a opção escolhida foi “Prefixo do URL”, é importante selecionar a opção Tag HTML para uma verificação rápida e mais simples. 
  4. Após realizar os procedimentos citados anteriormente, retorne ao site, e vá para o Google Search, e clique no botão “Verificar”; 

Neste momento, sua propriedade está confirmada e a ferramenta está devidamente instalada e em pleno funcionamento. 

Conheça quais são os princípios básicos do Google Search Console

Por ser uma ferramenta que traz um conjunto de ferramentas que permitem ao usuário acompanhar a evolução do seu site, ele informa ao usuário: 

  • A ocorrência de problemas na indexação das páginas;
  • Se o site foi alvo de hackers ou possui algum malware;
  • Necessidade de melhoria das tags;
  • Acompanhamento do tráfego de uma forma geral.

Com todos esses pontos em mente, agora vamos entender quais são os princípios considerados como básicos, porém essenciais para essa plataforma. 

Faça o acompanhamento regular do seu site

É importante que você saiba exatamente como o seu site está sendo indexado pelo Google, e a rastreabilidade das visitas, para que tenha ciência de onde está partindo seus usuários, e montar uma estratégia direcionada para eles. 

Para criar sites, é necessário ter em mente, que após a criação, o acompanhamento é que fará a diferença do sucesso do seu negócio, independente do segmento. 

Agilidade na resolução de incidentes

Os relatórios gerados pelo Search Console são úteis, e servem para mostrar de uma forma muito prática, quais são os incidentes que o seu site está enfrentando naquele momento, e quais são as alterações necessárias para sua resolução. 

Mas para que isso realmente funcione, é necessário a partir das informações em mãos, atuar de forma ágil, garantindo o restabelecimento das funcionalidades atingidas, no menor tempo possível. 

Ao ter acesso a dados relevantes, como os que são gerados pela plataforma, é importante que a informação seja trabalhada, garantindo que novos incidentes não ocorram ou que aquele que já detectado, não se torne um problema ainda maior. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.