MENU

08/12/2020 às 17h18min - Atualizada em 08/12/2020 às 22h07min

Estudantes brasileiros têm encontro para mostrar pesquisas científicas sobre sustentabilidade, meio ambiente e inclusão

Devido à pandemia, a Mostratec – maior feira de Ciência e Tecnologia da América Latina que reúne estudantes de todo o Brasil acontece em plataforma on-line exclusiva de 09 a 11 de dezembro e tem uma programação diversificada voltada à área científica.

DINO
http://www.mostratec.com.br
Mostrabot é um projeto da Equipe de Robótica da Fundação Liberato


A 35ª Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia vai ser diferente. Em 2020, a feira destinada a estudantes do ensino médio de todo o país e do exterior vai ser virtual para cumprir o distanciamento social, uma das exigências do protocolo que procura diminuir a transmissão do Coronavírus. A Mostratec acontece de 09 a 11 de dezembro e poderá ser acessada no endereço: www.mostratec.com.br "Criamos uma plataforma virtual, para a qual não tínhamos expertise, ampliando o acesso a todos e já pensando numa Mostratec Híbrida em 2021. Esta edição vai proporcionar acesso mais fácil àqueles estudantes que estão geograficamente mais distantes, possibilitando a troca de experiências entre jovens pesquisadores", diz o professor Ramon Fernando Hans, diretor da Fundação Liberato, promotora do evento.

A mostra, realizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo/RS, é a maior do gênero na América Latina e nesta edição reúne 243 trabalhos de estudantes de 17 estados brasileiros e mais projetos de 11 países voltados para as áreas científicas e tecnológicas. Os jovens pesquisadores abordam os temas que mais impactam as suas comunidades e buscam encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa.

A Mostratec encurta o caminho de estudantes que sonham com uma carreira profissional em distintas áreas da Ciência. Tradicionalmente a feira é uma vitrine para o universo da pesquisa em centros de referência no mundo. Dois ex-alunos da Fundação Liberato revelam como suas vidas atingiram patamares inesperados a partir de suas participações em edições da Mostratec, que ampliaram seus horizontes de vida. "A Liberato colocou uma semente na minha cabeça e a Mostratec foi a porta de entrada, o caminho que me levou até os lugares onde eu precisava estar para conseguir ter acesso a muitas oportunidades diferenciadas", conta Raíssa Müller, que cursou Psicologia e Neurociência na Universidade de Yale, nos EUA, e participou de vários eventos, conquistando prêmios expressivos em sua carreira. "Não tem gente com mais ou menos talento e inteligência e sim gente com mais ou menos informação e oportunidades", diz Raíssa, que agarrou a oportunidade e fez o melhor que pôde.

O outro ex-aluno, Felipe Machado, fez imersão científica no Instituto Weizmann, em Israel, e também já foi Embaixador Ambiental da ONU, também presta seu tributo à Mostratec. "Considero muito importante ver projetos que chegam na "ponta", e que nasceram dentro da feira. Projetos que hoje estão curando doenças, que há 10 anos eram consideradas incuráveis. Novas formas de mobilidade, novas formas de interação com o meio ambiente e sustentabilidade e que surgem de um projeto, onde a figura do professor conduz o aluno no processo do conhecimento", explica Machado. Ele hoje é Bacharel em Design e participou de diversas feiras de ciências pelo mundo, sendo premiado na Turquia, Holanda, Argentina, Panamá, Alemanha e Estados Unidos. Ele foi premiado também no quadro Jovens Inventores, no programa Caldeirão do Huck, e venceu o Desafio Mundial de Veículos da Renault, com projeto de carro elétrico acessível para cadeirantes.

A Mostratec é uma realização da Fundação Liberato em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul. Tem patrocínio de marcas relevantes como: Banrisul, CNPq, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio da APM da Liberato, Sulgás, SBPC e Prefeitura de Novo Hamburgo.

Os prêmios e incentivos educacionais que serão concedidos na mostra são da APM da Liberato, SINTEC/RS, Assembleia Legislativa, CNPq, Vilage, Killing, Conselho Federal dos Técnicos (CFT), Conselho Regional dos Técnicos (CRT-RS), Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, Meta, Sicredi Pioneira, Cursão do Fabão, SAP, ABRIC, IBTeC, Wizard, Master/Sinmaqsinos, 20 English, Ulbra, Univates, QI, Feevale, Unisinos, Orisol e SECTRM Marinha do Brasil/Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Mais informações em www.mostratec.com.br.



Website: http://www.mostratec.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.