08/12/2020 às 17h31min - Atualizada em 08/12/2020 às 22h06min

5 ilhas para conhecer no litoral do Paraná

Apesar de possuir pequena extensão, o litoral paranaense possui lugares aconchegantes para conhecer.

DINO
https://www.clubecandeias.com/


Apesar do seu tamanho, o estado do Paraná é referência no país em beleza e preservação natural. Esse aspecto paradisíaco, resultado de uma diversa e exuberante flora e fauna oferecidas por extensas faixas de Mata Atlântica, ganha um destaque especial ao se observar a sua costa, cercada de ilhas.

Uma viagem de trem pela impressionante Serra do Mar, desde a capital Curitiba até o litoral do estado, já atestam o motivo desse reconhecimento nacional por suas áreas verdes. Em uma das áreas de Mata Atlântica mais bem preservadas do país, 110 quilômetros de trilhos passam por túneis, pontes, montanhas, viadutos e cachoeiras e levam os viajantes até Morretes ou Paranaguá, duas cidades históricas e coloniais. A partir delas se tem acesso a um vasto roteiro de atrações e atividades como cachoeiras, cânions, rica biodiversidade, além de suas mundialmente famosas ilhas.

A variedade de atividades ao ar livre e o baixo fluxo de pessoas nessas ilhas de muitas praias desertas, ajudam no planejamento de viagens em um momento de se priorizar formas de turismo que respeitem normas de distanciamento social.

Aparentemente pequeno, o litoral paranaense é recortado em ilhas e baías. São tantos contornos que a extensão passaria de 100 km para quase 1000 km, ao se desdobrar a costa. Dentre essas muitas opções, destacam-se:

Ilha do Mel

A Ilha do Mel, um dos principais destinos no estado, é tombada pelo patrimônio artístico e histórico do Paraná.

Ela é formada por duas unidades de conservação, que preservam a fauna e a flora quase intactas no local. Os únicos meios de transporte na ilha são o barco e a bicicleta, além de só se permitir diariamente um máximo de 5 mil pessoas. É muito famosa por suas inúmeras trilhas e por pontos como o Farol das Conchas e a Gruta das Encantadas.

Ilha do Superagui

Transformada em parque nacional em 1989, é rica em fauna marinha, restingas e manguezais além de ser lar de espécies ameaçadas de extinção.

A Ilha do Superagui fica a cerca de 150 km de Curitiba e tem acesso de barco a partir das cidades de Paranaguá, Guaraqueçaba e pela Ilha do Mel. Com pouco mais de 1000 habitantes e um clima rústico e tranquilo, é agraciada com quase 40 km de praias desertas.

Cotinga

Partindo do mercado público de Paranaguá, barcos dão acesso à Ilha da Cotinga, em uma viagem muito rápida já que a ilha fica muito próxima à cidade.

A primeira igreja construída no estado, em 1677, fica no ponto mais elevado de Cotinga. São 365 degraus na escadaria de pedra que leva até a Ermida de Nossa Senhora das Mercês.

Outro destaque da ilha é a comunidade indígena, que ainda vive no local, preservando seus costumes e cultura.

Ilha dos Valadares

A Ilha dos Valadares, assim como as outras ilhas do Paraná, conta com muitas belezas naturais e natureza preservada, porém, destaca-se especialmente pela forte expressão da cultura do litoral paranaense e por ser terra de fandango e de muitos pescadores.

Com 3 km de extensão por 600 metros de largura, a ilha fica às margens do rio Itiberê que a separa do centro histórico de Paranaguá.

Ilha das Peças

É popularmente difundido que o nome "Ilha das Peças" vem de uma época em que a ilha era esconderijo para as peças saqueadas por piratas. Supostamente na época da pirataria, após desembarcar em Superagüi, eles buscavam refúgio na Ilha das Peças, onde aguardavam embarcações para saquear.

Não existem registros oficiais desse fato, porém, apenas a beleza da ilha é o bastante para atrair milhares de visitantes.

Planejamento de Viagem

Contar com um clube de férias com uma extensa rede integrada de hospedagem é um grande facilitador no momento de planejamento de qualquer viagem.

O Clube Candeias - o maior Clube de Férias do mundo - além de dispor de mais de meio milhão de opções de hospedagem por todo o mundo, ainda conta com unidades como as de Foz do Iguaçu, Matinhos e Guaratuba, que fazem parte de suas unidades próprias no Paraná.

Mais informações em https://www.clubecandeias.com/



Website: https://www.clubecandeias.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.