04/12/2020 às 09h24min - Atualizada em 04/12/2020 às 09h24min

Município de Rio Verde é o 1º do Brasil a receber tecnologia 5G

Para Caiado, a tecnologia “vai trazer resultado para o produtor rural, economia no combate às pragas, resultado financeiro ao agricultor, além de resguardar o meio ambiente”.

Mais Goiás
Reprodução

imagem

imagem


O governador Ronaldo Caiado lançou, na última quinta-feira (3/11), em Rio Verde, a 232 quilômetros de Goiânia, a rede de internet móvel de quinta geração, a famosa 5G, para o agronegócio, em caráter experimental. Com isso, Rio Verde se torna a primeira cidade do Brasil a receber a tecnologia.

Entre as novidades que a 5G trazem estão ultra banda larga, menor tempo de resposta e alta confiabilidade. Para Caiado, a tecnologia “vai trazer resultado para o produtor rural, economia no combate às pragas, resultado financeiro ao agricultor, além de resguardar o meio ambiente”.

A ativação do 5G para o agronegócio foi feita pela operadora Claro a partir de uma licença de demonstração, via Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com validade de um ano. Segundo o governo de Goiás, após esse período, será realizado um leilão.

 

As duas primeiras torres de transmissão do 5G, em caráter de prova de conceito, foram instaladas em dois pontos do município: na Fazenda Nycolle, onde ocorreu a solenidade de lançamento, e no Parque Tecnológico do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), inaugurado, juntamente com o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), na manhã de ontem, quinta-feira.

O projeto também tem parceria da Huawei, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações. Conforme o diretor de marketing da empresa, Thiago Fontes, a tecnologia trará grandes benefícios para o agro goiano. “O 5G e a inteligência artificial irão melhorar a eficiência e encurtar o tempo de inspeção de plantio de uma semana para apenas uma hora na análise precisa das áreas contaminadas”, exemplificou, ao alertar que isso pode reduzir o uso de defensivos em até 90%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.