MENU

03/12/2020 às 17h10min - Atualizada em 04/12/2020 às 08h46min

Evento debate integridade nas empresas e ações de compliance crescem no Brasil

Durante a 2ª Compliance Week da Ceptis, especialistas palestram sobre sistemas de integridade e conformidades regulatórias

DINO
http://www.ceptis.com.br


Até o final de 2020, 65% das 211 organizações entrevistadas pela Deloitte e ICC Brasil terão adotado pelo menos 15 práticas de compliance. A previsão foi feita em 2018 na pesquisa “Integridade Corporativa no Brasil – Evolução do Compliance e das Boas Práticas Empresariais nos Últimos Anos”. A tendência, revelada pela amostra, já era de crescimento. De acordo com o estudo, entre 2012 e 2014, apenas 24% aderiam a essas mesmas práticas e, entre 2015 e 2017, esse percentual chegou a 46%. Para especialistas, um dos pontos fundamentais do compliance é, prioritariamente, o comprometimento da alta administração das empresas e, ao mesmo tempo, de seu corpo de funcionários, clientes, fornecedores e demais stakeholders

Uma pesquisa da KPMG de 2019 revelou que 79% das 244 companhias entrevistadas faziam reportes de compliance à alta administração das empresas, envolvendo-as diretamente no processo. A Ceptis é um exemplo de companhia que, desde o início da criação de seu Sistema de Integridade (Ética e Compliance), sempre contou com a participação ativa da alta administração, incluindo todos os integrantes do Conselho de Administração, a presidência, corpo diretivo e gerências administrativas e operacionais.

A ampla experiência da companhia em ações de compliance foi debatida durante o evento 2ª Compliance Week da Ceptis entre 23 e 27 de novembro. A agenda, totalmente online, foi focada em conformidades regulatórias que impactam o dia a dia das empresas e em certificações de qualidade e de integridade nos setores público e privado. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Ceptis, Philippe Ryser, e pelo Conselho da Administração da empresa com a mediação da Compliance Officer da Ceptis, Isabela Bragança. De acordo com Ryser, “a integridade e a ética empresarial têm como resultado final o benefício de toda a sociedade, porque gera ambientes mais justos de trabalho e de negócios para todos”, afirma.

Fabiana Leite, gerente de comunicação da Ceptis, ressaltou a importância dos processos de comunicação interna para as ações de compliance: “Muito além de ser transparente externamente, uma empresa também precisa priorizar o diálogo com suas equipes, promovendo uma comunicação aberta e participativa entre todos os funcionários. Só assim é possível construir relações de confiança e de colaboração mútua, tornando o ambiente de trabalho mais humano, estimulante e agradável. Nesse processo todos ganham, as empresas e os funcionários”.

Desde sua fundação, em 2016, a Ceptis também trabalha para garantir a conformidade dos processos e o aperfeiçoamento contínuo dos mecanismos de prevenção, detecção e correção, que impeçam a ocorrência de desvios éticos ilegais. Essas medidas contribuem para a meta da companhia de fornecer aos seus clientes produtos de segurança com excelência, qualidade, ética e integridade. A Ceptis, por exemplo, foi uma das primeiras empresas a obter a ISO 37001 Antissuborno e Anticorrupção, em 2018, sendo a segunda a ser certificada no País.

Para além do ISO 37001

Além do ISO 37001, a empresa criou o Sistema de Integridade (Ética e Compliance) e lançou um Plano de Integridade e de Ética avançado, aplicado em todos os seus processos de gestão e em todas as suas operações. A Ceptis possui ainda os ISOs 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), 14001 (Gestão Ambiental), 18001 (Gestão da segurança e Saúde no Trabalho), e 45001 (Saúde e Segurança Ocupacional), IS 672451 (Gestão da Segurança da Informação) e CMMi (Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação).

A Ceptis conta ainda com o Canal de Ética, onde públicos internos, externos, clientes e cidadãos em geral podem fazer denúncias de irregularidades com total sigilo no processo de investigação. O canal é gerenciado por uma instituição independente: 0800 602 6904.

ISOs são importantes para o País

De acordo com Isabela Bragança, o mais importante é o real comprometimento com a qualidade e a integridade na gestão. Bragança explica que as certificações devem ser apenas uma consequência de uma gestão verdadeiramente íntegra e de qualidade. “Não se trata de modismo nem idealismo. O ISO 37001, por exemplo, é uma norma rigorosa que visa agir contra o suborno e a corrupção de fato. Para atender às conformidades, a norma exige a criação de um processo contínuo de checagem e aprimoramento de gestão”. Isto é, passa a ser necessário agir conforme uma série de regras, instruções, leis, regimentos internos e externos – principalmente na relação entre setor privado e poder público. “O que é excelente para a economia. A prevenção de fraudes em licitações e contratos públicos trará mais segurança, investimentos e desenvolvimento para o mercado no Brasil”, completa.

Assim como Ryser, Isabela reforça que o conjunto de certificações de qualidade e de integridade beneficia toda a sociedade – e não apenas de uma empresa ou um setor específico. “Além de melhorar a gestão corporativa e prevenir atos ilegais, as certificações também colaboraram para o aumento de investimentos no País. A baixa qualidade na gestão e a corrupção no setor público e privado, além de prejudicar os negócios – afastando investidores –, também retira recursos do erário por meio de desvios e evasões fiscais. O que reduz a capacidade dos Governos e dos Estados de custearem os direitos das populações socialmente mais vulneráveis. Portanto, as várias certificações, combinadas e somadas, colaboram para a construção de uma sociedade mais eficaz e eficiente, mais justa e cidadã”, completa.

Sistema de Integridade

O Sistema de Integridade da Ceptis foi concebido com a premissa de aperfeiçoamento contínuo de seu processo, sendo as ações de governança corporativa, riscos e compliance uma alta prioridade de gerenciamento para a Ceptis. O Sistema e a Organização de Compliance da Ceptis são constantemente desenvolvidos e adaptados às mudanças nas condições de mercado e atividades do negócio.

A Ceptis detém o direito de explorar as atividades tecnológicas para tintas de segurança e rastreabilidade segura garantindo a qualidade, a originalidade e qualidade de diversos produtos. A Ceptis tem como propósito integrar tecnologias digitais, de tintas de segurança e soluções sustentáveis para diversos mercados. Mais informações em: www.ceptis.com.br.



Website: http://www.ceptis.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.