23/11/2020 às 18h12min - Atualizada em 24/11/2020 às 07h11min

Aumento na expectativa de vida traz foco para cuidados preventivos com a saúde

Envelhecer com saúde passa a ser o grande desafio das atuais gerações, que têm hoje uma estimativa de vida ao nascer de 73,8 anos. As mudanças trazidas com a idade têm reflexos em inúmeros aspectos da vida cotidiana. A nutrição é um deles.

DINO
https://cardosoeavila.com.br/
A saúde não pode esperar


O aumento da expectativa de vida e o crescimento da população de idosos, coloca em evidência a importância dos cuidados preventivos com a saúde, tendo como objetivo o alcance de uma velhice saudável. Segundo especialistas, a prevenção de doenças é a forma mais eficiente de promover a qualidade de vida, por isso, é necessário um conjunto de ações que compõem um estilo de vida voltado ao cuidado com a saúde. Alimentação adequada, prática frequente de exercícios físicos e cuidados com a saúde mental, fazem parte das ações indicadas para que uma vida longa e de qualidade seja possível.

O Brasil, à semelhança dos demais países latino-americanos, está passando por um processo de envelhecimento rápido e intenso, apresentando hoje uma expectativa de vida que vai além dos 71 anos de idade. Estimativas para evolução da população geriátrica no Brasil mostram que a população brasileira crescerá 3,22 vezes até o ano 2025. O segmento acima de 65 anos aumentará 8,9 vezes, e o acima de 80 anos, 15,6 vezes. Com isso, a proporção de idosos que em 1980 era menor que 6%, subirá em menos de 50 anos, para 14%, devendo o Brasil ocupar o sexto lugar na esfera mundial no ano 2025, com uma estimativa de 31,8 milhões. Mantendo-se a tendência demográfica atual, em números absolutos, o país terá uma das maiores populações de idosos do mundo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

As estimativas reforçam a importância da conscientização para adoção de hábitos saudáveis, que irão proporcionar melhor qualidade de vida para a população crescente de idosos. É importante observar que o envelhecimento não é igual para todos, e as diferenças incluem fatores fisiológicos, psicológicos e socioeconômicos. Portanto, a longevidade, com qualidade de vida, apresenta-se como um fenômeno desafiador.

Ações tomadas na juventude podem preparar o corpo para lidar com as mudanças que ocorrem no organismo, durante o processo de envelhecimento. Prática frequente e correta de exercícios físicos, assim como, nutrição adequada são indispensáveis nessa preparação e oferecem benefícios em todas fases da vida. A alimentação é um fator de grande importância.

Existe uma imensa pluralidade quando o tema é diversidade alimentar . É importante sinalizar que alimentação é diferente de nutrição. Enquanto a alimentação está relacionada ao processo de assimilação dos alimentos ingeridos, a nutrição está relacionada ao recebimento de nutrientes necessários para seu melhor funcionamento.

Para garantir uma alimentação saudável, contar com o acompanhamento nutricional, feito por um profissional especializado é fundamental, pois ele indicará a dieta adequada à idade, metabolismo, composição corporal e meta a ser atingida pelo paciente. Porém, o cuidado com a alimentação, por si só, não é suficiente para alcançar uma vida saudável. O Médico que atua na área de nutrologia, Dr. Sávio Cardoso, reforça que o conjunto das ações preventivas é essencial, para se viver por mais tempo e com qualidade. “Não adianta fazer exercícios diariamente e não ter uma alimentação equilibrada, assim como, não adianta treinar muito e não ter um sono reparador e uma adequada hidratação. Não se deve esperar que essa mudança seja de uma hora para a outra, mas com o tempo vai ficando cada vez mais fácil ir introduzindo na rotina, essas mudanças de atitudes”, orienta o médico, que ainda acrescenta “Quando se trata de saúde, o depois pode ser tarde demais. Deixar para depois pode fazer com que a doença se instale”.

Portanto, é possível conquistar o bem-estar nas idades mais avançadas da vida, que é cada vez mais duradoura, de acordo com as expectativas levantadas. Para isso, é necessário levar em consideração todos os fatores que contribuem para uma vida saudável, desde a juventude até a velhice. O acompanhamento médico multidisciplinar, realizado por profissionais especializados, pode indicar o caminho a ser seguido para um estilo de vida saudável, que possibilita uma vida longa e de qualidade.



Website: https://cardosoeavila.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.