23/11/2020 às 09h36min - Atualizada em 23/11/2020 às 10h36min

Segurança e Saúde do Trabalho no foco da tecnologia

Sistemas ajudam na gestão de riscos, estratégias, políticas e processos que auxiliam na manutenção da segurança e saúde em ambientes ocupacionais

DINO


O Brasil é o quarto colocado no ranking mundial de acidentes de trabalho. Por ano, a Previdência Social registra no país em torno de 700 mil ocorrências, de acordo com o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho.

Ainda segundo o levantamento, uma pessoa morre devido a acidentes no ambiente ou em decorrência da atuação de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos no país.

Os dados estatísticos chamam a atenção e impulsionam o mercado brasileiro de soluções para esta área. Um exemplo é a fabricante nacional RSData, que atua com sistemas para gestão de segurança e saúde do trabalho para empresas de setores diversos.

No escopo da empresa, um dos focos é a elaboração e gestão de GRO/PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, que em breve precisará se adequar a exigências da nova Norma Regulamentadora 01 (NR 01).

Com um sistema aderente a NR 01, a RSData oferece uma solução que automatiza a elaboração e gestão de GRO/PGR, trazendo funcionalidades como automatização para avaliação de riscos ergonômicos e mecânicos, para que as empresas não errem no preenchimento obrigatório de questões como levantamento manual de cargas, risco de queda, explosão, incêndio e outros; features para acompanhamento do cumprimento das metas propostas pelos programas PPRA, PCMSO, PPP, PGR, PCA, PPR, LTCAT, entre outros, além de recursos para planejamento de investimentos na melhoria contínua, evitando problemas futuros.

A solução traz integração da NR-09 ao Anexo IV do decreto 3.048, que permite a elaboração do PPRA, PGR/GRO, Plano de Ações, LIP (Laudo de Insalubridade/Periculosidade) e LTCAT/PPP em sincronia.

O sistema também inclui recursos para tratamento de documento base do PPRA, análise Global do PPRA com acompanhamento das ações previstas no cronograma de ação (planejamento estratégico), ART, Ordem de Serviço (NR-01), APR, PTE, registro e investigação de ocorrências, PCMAT, PCA, PPR, Extintores, Checklist com análise estatística das respostas, relatórios da NR-04, riscos que podem ser filtrados por empregados e setor/cargo e que podem ser exportados para Docx, Excel e/ou PDF.

Na feira, a RSData também apresenta soluções para gestão da parte de higiene, engenharia e segurança do trabalho, com integração da NR-09 ao Anexo IV do decreto 3048; medicina ocupacional, com integração da NR-07 a NR-09; audiometria, seguindo o que está estipulado na Portaria 19, de 09/04/1998; gestão de requisição e entrega de EPI (desktop e mobile), realização e gestão de CIPA online (conforme NR-05), gestão de treinamentos, eSocial, analitycs, Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e assinatura de documentos e compliance.

Além disso, a empresa também apresenta o Portal do Empregado, módulo que inova, informatiza e aumenta transparência e comunicação com os colaboradores, permitindo que tenham acesso a todas as informações do seu histórico laboral, consultando assim exames realizados e previstos, fatores de risco ocupacionais, treinamentos realizados e previstos, EPIs previstos e entregues e realizar o registro de inconsistências cadastrais. O módulo está disponível para a plataforma Android.

Outra solução disponível é o módulo para gestão de contratados, que permite gerenciar contratações através da pré-qualificação de fornecedores. Manutenção de contratos, projetos e licitações, qualificação de fornecedores, tudo com base na metodologia da S39G, também são recursos da solução.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.