MENU

16/07/2020 às 14h01min - Atualizada em 16/07/2020 às 14h31min

Chef Heloisa Bacellar compartilha técnicas e dicas especiais para preparar receitas juninas e julinas

Três pratos típicos, com alimentos frescos e naturais, para fazer em casa

DINO
https://www.naturaldaterra.com.br/
Canjica com perfume de laranja


Muita gente espera o meio do ano chegar para poder comer os quitutes da tão querida comemoração brasileira, a festa junina, que se estende até o fim de julho em muitas regiões. Neste ano, porém, ela foi diferente. Em vez de sair para as quermesses, os arraiais foram para dentro de casa e, principalmente, para as cozinhas.

Há quem pense que as receitas desta época são difíceis de fazer, mas, pelo contrário, com dicas e bons ingredientes, elas podem ser fáceis de preparar. Pensando nisso, a chef Heloisa Bacellar, em parceria com a Hortifruti Natural da Terra, elaborou três receitas práticas com ingredientes frescos para fazer em casa: canjica com perfume de laranja, bolo de mandioca só de misturar e entrevero de pinhão.

A canjica é um clássico nas festas juninas - julinas, mas Heloisa Bacellar dá um toque cítrico na receita. O bolo de mandioca é simples, com ingredientes básicos, mas surpreendente. "O bolo tem sabor da mandioca, mas sem perder o gosto de queijadinha, que vem da mistura do ovo, do coco e do queijo, e os contrastes entre o cremoso da base e os fiapos de mandioca e coco ralados", comenta a chef. E o entrevero de pinhão é um prato robusto, com uma mistura equilibrada de sabores, que Heloisa aprendeu em uma viagem à Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. "É um refogado com linguiça, bacon, lombo de porco, cubos de alcatra, cebola, alho, pimentões vermelho e verde e muito pinhão, com salsinha e manjericão no final", acrescenta Bacellar.

A chef ensina o passo a passo dos três pratos típicos. Confira! Para complementar a experiência, Helô demonstra em vídeos as receitas nos perfis do Instagram da Hortifruti (@hortirfuti) e Natural da Terra (@naturaldaterra_).

CANJICA COM PERFUME DE LARANJA

Dica:
- Quanto mais alaranjada e saborosa a laranja, melhor será a canjica. Pode ser laranja pera ou Bahia. Importante não usar a parte branca, pois amarga.

Rendimento: oito porções

INGREDIENTES
1 e ½ xícara (chá) de milho branco para canjica (250 g)
2 litros de água
4 cravos
1 pedaço de uns 5 cm de canela em pau
2 fitas largas de casca de laranja
¾ de xícara (chá) de leite de coco (1 vidro de 200 ml)
2 xícaras (chá) de leite (480 ml)
1 e ½ xícara (chá) de açúcar (ou a gosto) - (225 g)
Tirinhas de laranja
1 colher (sopa) de açúcar
4 fitas largas da casca de uma laranja

PREPARO
Canjica: coloque o milho numa tigela com água ultrapassando uns 5 cm e deixe repousar fora da geladeira por pelo menos seis e até 12 horas.
Cozimento: coloque o milho com a água do molho numa panela de pressão, junte o cravo, a canela em pau, as duas fitas de casca de laranja e cozinhe por mais ou menos uma hora, até que o milho esteja bem macio.
Junte o leite de coco, o leite, açúcar e leve ao fogo sem a tampa da pressão. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 30 minutos, até o leite engrossar e cobrir o dorso da colher, se for pra guardar a canjica e servir no dia seguinte, pois ela encorpa quando esfria e costuma precisar de um pouco de água na hora de aquecer, ou deixe no fogo por mais uns 15 minutos, até ficar bem cremosa, se for servir em seguida.
Tirinhas de laranja: para que fiquem doces e nada amargas, coloque as quatro fitas de casca e água o bastante para cobrir numa panelinha e aqueça. Espere ferver, descarte a água, complete com água limpa e repita o processo duas vezes.
Corte as cascas em tirinhas finas, coloque na mesma panela com ½ xícara (chá) de água e o açúcar, mexa até dissolver, ferva por cinco minutos e reserve.

BOLO DE MANDIOCA SÓ DE MISTURAR

Dica:
- Aproveite para usar mandioca fresca durante os meses "sem R" (maio, junho, julho e agosto), é tempo de colher e ela costuma ser mais macia e saborosa.

Rendimento: oito porções

INGREDIENTES
3 ovos
50 g de manteiga derretida
500 g de mandioca descascada e crua
1 xícara (chá) de coco fresco ralado (100 g)
2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
1 xícara (chá) de leite de coco (240 ml)
1 xícara (chá) de queijo de coalho ralado grosso (ou outro queijo bom de ralar) - (100 g)
2 colheres (chá) de fermento químico
1 colher (chá) de sal
Manteiga para untar

PREPARO
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média. Aqueça o forno a 180ºC (médio).
Numa tigela grande, os ovos, a manteiga, a mandioca, o coco, o açúcar, o leite de coco, o queijo, o fermento e o sal.
Despeje a massa na assadeira e asse por uns 40 minutos, até que o bolo esteja bem dourado, crescido e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Retire do forno, deixe esfriar completamente, corte em quadrados e sirva.

ENTREVERO DE PINHÃO

Dica:
- Cozinhe os pinhões até que estejam macios, mantenha na água, retire uns três ou quatro, descasque, retire mais alguns e siga assim até terminar. Fora da água eles ressecam e descascar fica mais complicado.

Rendimento: 6 porções

INGREDIENTES
400 g de pinhão cru e com casca
200 g de bacon em cubinhos
1 linguiça portuguesa em rodelas finas (400 g)
400 g de alcatra ou filé-mignon em tiras miúdas e finas
400 g de filé-mignon suíno em tiras miúdas e finas
1 xícara (chá) de caldo de carne ou água (aproximadamente 240 ml)
2 cebolas grandes em cubos médios (360 g)
1 dente de alho picado
1 pimentão vermelho em cubos médios (130 g)
1 pimentão verde em cubos médios (130 g)
4 tomates em cubos pequenos sem sementes (560 g)
2 xícaras (chá) de pinhão cozido e sem casca (400 g ainda cru e com casca)
2 colheres (sopa) de salsinha bem picadinha (2 ramos)
2 colheres (sopa) de manjericão picadinho (2 ramos)
Óleo vegetal
Sal
Pimenta-do-reino

PREPARO
Aqueça um fio de óleo uma frigideira grande, junte o bacon e, mexendo de vez em quando, deixe dourar. Passe o bacon para uma tigela, mantendo a gordura na frigideira, junte a linguiça e deixe no fogo até que os pedaços estejam macios e começando a dourar. Transfira a linguiça para a tigela do bacon e faça o mesmo com a alcatra e, em seguida, com o mignon suíno. Reserve as carnes e passe a cuidar dos legumes.
Se for preciso, coloque um pouco mais de óleo na frigideira. Junte a cebola e, quando começar a dourar, acrescente o alho. Quando perfumar, adicione os pimentões e espere murchar. Junte os tomates, sal, pimenta e misture o pinhão. Espere o pinhão aquecer, volte as carnes pra frigideira, misture bem e acerte o sal e a pimenta. Misture a salsinha, o manjericão e sirva.



Website: https://www.naturaldaterra.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.