14/05/2020 às 18h29min - Atualizada em 14/05/2020 às 22h37min

Após pandemia, compras impulsivas podem diminuir até 88,4%, aponta pesquisa

A pandemia da Covid-19 e o isolamento social necessário reinventaram o comportamento dos brasileiros em relação ao trabalho. De acordo com pesquisa, entre os destaques dessa mudança está a preocupação dos consumidores em não realizar compras por impulso.

DINO
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Compras online


Frente a pandemia do novo coronavírus e as subsequentes medidas de contenção da doença, mudaram os hábitos de consumo de produtos e serviços dos brasileiros. Para entender este cenário do "novo normal" da rotina do brasileiro durante a quarentena, e os indicativos de comportamento após o isolamento social, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, em parceria com a Indico, plataforma de dados, levantou um estudo entre os dias 17 e 18 de abril, com mais de 3 mil brasileiros que mostra a grande mudança que o consumo está sentindo e irá sentir após pandemia. Entre os destaques está a preocupação dos consumidores em não realizar compras por impulso.

Ainda de acordo com a pesquisa, após a quarentena, 88,4% dos brasileiros pretendem comprar menos por impulso, pensando mais no que vai gastar. E isso vale também para marcas famosas e queridinhas dos consumidores , pois 72,2% afirmam que estão menos dispostos a pagarem mais caro por um produto só por ser de uma marca famosa que gostam.

"Existem marcas conhecidas, e marcas conhecidas pelo que elas entregam. Se durante a última década vimos o crescimento do ‘uma marca não é quem ela diz ser, é o que dizem dela’, hoje temos essa consolidação e ao mesmo tempo, como em qualquer outra crise, caem as margens para mark-up baseado apenas em construção de imagem" afirma Marcelo Beccaro, responsável pela pesquisa, e fundador da Hibou.

Em contrapartida o consumo local ganha espaço na visão dos entrevistados e 61,5% deles estão mais dispostos do que antes a pagar um pouco mais caro por um produto que ajude a sua região ou cidade.

"É importante que o C-level e agências entendam que os últimos anos da comunicação foram voltados a criar jornadas de consumo relevantes junto ao consumidor, e poucas coisas criam laços tão fortes como uma experiência compartilhada. Desta vez, quem vende e quem compra não estão em lados diferentes da equação, mas do mesmo lado de uma luta quase invisível. Isso muda, mesmo que por uma janela de tempo limitada, o que significa ser uma marca ou empresa relevante, e abre porta para uma memória afetiva muito mais duradoura," conclui Beccaro.

Dessa forma, agora que você, consumidor, estará ainda mais relutante e precavido na hora de realizar compras, oportunidades de economia online ganham ainda mais relevância. Para isso, então, que cupons de desconto estão cada vez mais se tornando essenciais na hora de realizar compras online .



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