18/04/2017 às 17h14min - Atualizada em 18/04/2017 às 17h14min

ASSOCIAÇÃO DENUNCIA MORTE DE CERCA DE 40 CÃES POR ENVENENAMENTO EM CATALÃO

Zap Catalão
G1 Goiás

Entidade diz que os animais foram encontrados sem vida em vários bairros da cidade, no domingo (16), ao lado de pedaços de carne com chumbinho. Caso foi registrado na Polícia Civil.

Associação de Proteção aos Animais de Catalão diz que cerca de 40 cães morreram em vários bairros da cidade, no sudeste do estado, no domingo (16). Segundo a entidade, os indícios apontam que os animais foram envenenados com chumbinho, substância usada para exterminar ratos. O caso foi denunciado à Polícia Civil.

Moradores da cidade afirmam que o criminoso misturou o veneno a pedaços de carne para matar os cães. Alguns chegaram a ser recolhidos antes que os animais consumissem, evitando que o número de mortes fosse ainda maior. Segundo eles, os alvos não eram apenas cachorros abandonados, mas também os que tinham dono.

“Ela [cachorra] saiu, eu chamei e ela não veio. Normalmente era só assobiar e ela já vinha, mas desta vez não veio. Era ela e o outro cão, que chamava de Pingo. Aí meu cunhado chegou e já viu ele caído, com espuma na boca, e falou que era veneno. Aí eu disse: ‘Então ela morreu também’. Só meu foram dois mortos, mas na rua aqui foram uns oito”, contou o comerciante Saulo Alves.

Assim que tiveram conhecimento sobre as mortes, os voluntários da Associação de Proteção dos Animais de Catalão registraram um boletim de ocorrência na delegacia. Eles até levaram alguns dos pedaços de carne recolhidas das ruas.

“Encontramos aproximadamente 40 cães envenenados. Também encontramos porções de carne, com chumbinho, que é altamente tóxico para animais e também para humanos, perto dos cachorros. Isso é um crime”, contou Ângela Maria Pereira, que é voluntária na associação.

Segundo Ângela, a situação causa revolta. “Principalmente para a gente, que está envolvido na causa, você resgata animal da rua, você cuida, aí chegar em uma situação dessa que a própria população está envenenando seus bichos, é muito maldoso”, lamentou ela, que ressaltou que maus-tratos contra animais é crime, com pena que varia de três meses a um ano.

A Polícia Civil informou à TV Anhanguera que vai apurar o caso. Até a manhã desta segunda-feira (17), nenhum suspeito havia sido preso.

Abrigos

Atualmente, segundo a associação, os abrigos e casas de protetores de animais cuidam de cerca de 300 cães e gatos na cidade. Esses animais foram retirados das ruas e recebem os cuidados necessários.

A Prefeitura de Catalão informou que pretende realizar uma campanha para castração de cães, com o objetivo de controlar uma superpopulação. Essa ação deve ser em parceria com a associação.

Pedaços de carne com chumbinho foram achados perto dos cães mortos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Fonte: G1 Goiás


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.