23/01/2020 às 11h19min - Atualizada em 23/01/2020 às 11h19min

Caso suspeito de vírus mortal é investigado em Minas Gerais

Triângulo noticias
Reprodução

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou ontem, quarta-feira (22/01), que uma paciente de 35 anos está internada no Hospital Eduardo de Menezes em Belo Horizonte. A mulher chegou da China no dia 18 de janeiro e na última terça-feira (21) deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com sintomas semelhantes ao coronavirus. Esse vírus já infectou cerca de 500 pessoas na China e matou ao menos 17.

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. No entanto, essa nova variação está gerando um quadro grave de pneumonia que pode levar a morte.As autoridades de saúde da China denominaram o novo vírus de 2019-nCoV. Os sintomas são: febre, tosse, falta de ar e dificuldade para respirar. O período de incubação do vírus é de cerca de sete dias. A transmissão, até onde se sabe, se dá através do ar.
 

O Ministério da Saúde não reconheceu o caso como sendo suspeito. Segundo o Ministério, o quadro da paciente não se enquadra na definição de suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a Secretaria de Saúde informou que exames laboratoriais foram feitos e os resultados são aguardados.

Confira a íntegra da nota emitida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais:

Sobre o Caso suspeito de Coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, informa:

Em 21/01/2020 foi identificada na UPA Centro Sul de Belo Horizonte uma paciente, brasileira, de 35 anos, proveniente da China (esteve em Shangai) e que desembarcou em Belo Horizonte no dia 18/01, com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda.

O caso foi notificado como suspeito. Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial.

Apesar de não apresentar qualquer sinal indicativo de gravidade clínica, a paciente foi conduzida rapidamente para o HEM para observação cuidadosa em ambiente hospitalar. O Hospital Eduardo de Menezes (HEM) foi prontamente acionado pelo CIEVS-MG e CIEVS-BH e se organizou em poucos minutos para receber a paciente. Todas as medidas assistenciais para redução de risco de transmissão foram tomadas.

Este caso foi notificado como suspeito para Coronavírus e a paciente está clinicamente estável e o caso segue em investigação.

Conforme informações que foram repassadas pela paciente ao CIEVS BH, a mesma relatou que não esteve na região de Wunhan e que também não teve contato com pessoa sintomática na China.

Os exames capazes de confirmar ou descartar a hipótese diagnóstica encontram-se em andamento em laboratórios de referência.

O HEM é referência estadual para o atendimento de doenças infectocontagiosas, emergências em saúde pública e atenção aos agravos de interesse sanitário e que para esses casos é necessária resposta rápida e qualificada, com isolamento em área específica e monitoramento clínico cuidadoso e de resultados de exames.

Alerta regionais – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que no dia 20/01/2020, a Organização Pan Americana de Saúde (OPS) emitiu o Alerta Novo Corononavírus. De acordo com o documento, diante da situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Panamericana de Saúde (OPS) orientam os Estados Membros a fortalecerem as atividades de vigilância para detectar qualquer evento incomum de saúde respiratória.

A SES-MG emitiu o alerta para as unidades regionais de saúde, que repassarão a orientação da OMS e da OPAS aos municípios mineiros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.