16/09/2024 às 20h19min - Atualizada em 17/09/2024 às 00h01min

Plataforma Ninegrid transforma a experiência dos hóspedes ao oferecer um completo ecossistema de serviços dos hotéis

Com a retomada do mercado de turismo, os hotéis estão investindo em novas tecnologias e essa solução e destaca pela comodidade oferecida aos clientes, que a acessam totalmente on-line, sem precisar baixar ou instalar um app no celular. Além disso, a Ninegrid se integra a estratégia de customer experience dos hotéis, contribuindo para ganhos de produtividade e eficiência

CLEZIA MARTINS GOMES
www.ninegrid.com.br
Divulgação
O setor de turismo brasileiro ainda está se recuperando dos impactos da pandemia de COVID-19, mostrando crescimento gradativo do número de turistas nacionais e internacionais ano a ano. Em 2023, segundo dados do Ministério do Turismo e de outras fontes, o Brasil recebeu em torno de 6 milhões e a taxa de ocupação dos hotéis variou bastante, dependendo da região e do tipo de estabelecimento, ficou em torno de 65% a 70%, sendo mais alto em regiões com grande demanda turística e destinos populares. Para este ano, as expectativas são de que o país receba mais de 7 milhões de turistas (aumento de cerca de 12%), em função de eventos importantes, das campanhas de promoção turística internacional, do aumento da confiança dos consumidores e da melhoria das condições econômicas. Os índices de ocupação hoteleira também devem alcançar entre 70% e 75%.

O setor hoteleiro, em especial, está buscando oferecer experiências mais personalizadas e autênticas, como turismo de aventura, cultural e gastronômico. Com parte desta estratégia tem investido de forma consistente na adoção de novas tecnologias para melhorar a experiência dos hóspedes, aumentar a eficiência operacional e se adaptar às novas expectativas dos consumidores. De acordo com estudo recente da Travel Technology Investments Trends, da Amadeus, só o mercado hoteleiro deve aumentar em 14% seus investimentos em tecnologia este ano.

O fato é que a transformação digital realmente chegou ao mercado de hoteleiro e os gestores estão procurando principalmente sistemas de gestão de propriedade (PMS), que oferecem integração com outras plataformas, como canais de distribuição e ferramentas de gestão de receitas, entre outras, de forma mais eficiente. Estão em alta no setor também as assistentes virtuais com IA e chatbots para responder perguntas, fazer reservas e recomendações personalizadas aos hóspedes, além de ferramentas análise de dados para garantir mais inteligência aos negócios.

Pela praticidade e excelente receptividade junto aos hóspedes, cresceu também a adoção dos quiosques de autoatendimento e aplicativos móveis, que permitem check-ins e check-outs, além de compras nos restaurantes, lojas e nas áreas de serviços dos próprios hotéis e em suas respectivas regiões, sem necessidade de contato físico. Um desses aplicativos web é Ninegrid, que é aberto via QR Code e pode ser programado para trazer um menu digital completo e personalizado de autosserviços. “Os gestores do setor hoteleiro entenderam que precisam se adaptar às expectativas dos clientes, que estão cada vez mais exigentes e digitais. Por isso, eles buscam aprimorar as experiências oferecidas as tornando mais agradáveis e interessantes”, afirma Matheus Pereira, CEO da Ninegrid, empresa especializada em vendas online com m-commerce inteligente.

Por este motivo, a Ninegrid desenvolveu uma solução que oferece o máximo de conveniência aos clientes do setor hoteleiro, que podem selecionar e explorar os serviços do hotel no qual estão hospedados ou de toda uma rede diretamente pelo celular na web, sem precisar baixar ou instalar qualquer aplicativo. Desta forma, eles têm experiência fluida e personalizada que não só eleva sua satisfação, mas também otimiza as operações dos hotéis. “Nosso objetivo é dar uma contribuição efetiva para a transformação digital deste mercado, pois acreditamos que a Ninegrid é a chave para fidelizar os hóspedes e maximizar receitas, entregando inovação e praticidade na palma das mãos das pessoas”, enfatiza Pereira.

O Grupo Wish, por exemplo, que tem uma rede de 10 hotéis e resorts com o propósito de ressignificar todas as formas de lazer com as bandeiras Wish, Prodigy, Linx e Marupiara nos Estados da Bahia, de Minas Gerais, do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro, entre outros, começou a oferecer o aplicativo Ninegrid aos seus hóspedes há cinco anos. Ao acessar o app por meio de um QR Code, os clientes do Wish podem conhecer todas as instalações do local onde estão hospedados e dos demais hotéis da rede, além dos serviços oferecidos internamente e externamente nas regiões próximas. Além disso, podem começar a fazer os pedidos de suas refeições e serviços do quarto, assim como reservar atrações turísticas dos resorts e da região.
Desde o início, a iniciativa tecnológica do Grupo Wish teve uma excelente receptividade por parte dos clientes e possibilitou um melhor aproveitamento da equipe da recepção, que passou a se dedicar a atividades mais estratégicas. O Ninegrid é muito prático e fácil de navegar, garantindo rápida adesão dos hóspedes e a administração considerou vantajosas também a facilidade de integração aos demais sistemas, estabilidade da ferramenta e excelente usabilidade.

O executivo Jorge Della Via Júnior, diretor de Tecnologia & SCM (Serviços Compartilhados) dos Hotéis Mabu Termas & Resorts, já conhecia o Ninegrid em sua experiência profissional anterior e decidiu implementar a plataforma no complexo de  oz do Iguaçu, que até então tinha o processo todo manual. “Implementei a ferramenta para os pedidos de serviços dos 365 apartamentos de um dos prédios. Depois, integrei com o assistente virtual IA, no qual o hóspede pode solicitar todo tipo de assistência. A aderência dos clientes foi excelente e conseguimos ampliar em 34% os services room, especialmente do restaurante, devido à praticidade e agilidade que passamos a oferecer”, afirma o diretor do Mabu.

De acordo com Della Via, o retorno do investimento com o Ninegrid na rede Mabu foi obtido em seis meses e o passo seguinte foi a instalação da ferramenta em outro edifício, com 220 apartamentos. “É uma plataforma muito bem estruturada e robusta, fácil de utilizar e prática, que nos possibilita levar aos hóspedes experiências mais satisfatórias hoje. Nosso próximo passo é incluir no Ninegrid as reservas de todos os brinquedos de nosso parque aquático que dobrará de tamanho em breve”, ressalta o executivo. Outros principais benefícios da plataforma Ninegrid destacados pelos entrevistados no Brasil são baixo custo de implementação, integração rápida, menor custo do que os e-commerce tradicionais e personalização do layout de acordo com as diferentes bandeiras hoteleira, além de viabilizar uma boa gestão de pedidos para entrega por delivery ou retirada nas lojas, restaurantes ou prestadores de serviços.

Todos esses diferenciais despertaram também o interesse de Marcelo Fernandez, gerente geral do Ibis Stales Montevideu, que usou a ferramenta para enfrentar o desafio de maximizar os serviços do restaurante do hotel por meio dos serviços de quarto. “Hoje todos usam o celular para resolver as questões do dia a dia com imediatismo e comodidade, ou seja, querem resolver tudo por meio dos aplicativos e nossos hóspedes agora podem pedir todos os nossos produtos e serviços no quarto sem intermediação humana, de modo prático e cômodo”, explica o executivo do Grupo Accor. De acordo Fernandez, a decisão foi assertiva, porque contribuiu para aumentar apenas sete meses em 40% os pedidos de serviços dos quartos, com correspondente ganho de mais de US$ 60 mil dólares em receitas no período.

“O setor hoteleiro é um dos principais focos da Ninegrid, cuja solução foi desenvolvida para apoiar o crescimento de diferentes mercados, contribuindo para a oferta de experiências mais interessantes, integradas, cômodas práticas e ágeis aos consumidores, a fim de garantir a satisfação dos clientes, sua maior fidelidade e, por consequência, a geração de novos negócios. Por isto, consideramos muito importante contar em nossa carteira com hotéis que são referência de qualidade de serviços e excelência de atendimento em suas respectivas regiões de atuação”, conclui Pereira. 

Conheça melhor o aplicativo Ninegrid oferecido aos hóspedes

O Ninegrid  é um aplicativo web aberto via QR Code, que pode ser programado pelos hotéis para trazer um menu digital completo e personalizado de autosserviços. Ele funciona da seguinte forma: ao chegar no hotel, o hóspede pode por meio da leitura de um QR code fazer seu check-in e check-out, assim como reservar produtos, serviços, opções de lazer ou experiências nas redes nos restaurantes, lojas e prestadores de serviços associados seja nas instalações dos hotéis e resorts ou nas regiões próximas, ou seja, dentro de um verdadeiro ecossistema de gestão de hospitalidade.

No aplicativo Ninegrid, o hotel pode incluir: apresentações de produto, contatos dos executivos, principais produtos, dados do mercado brasileiro, lojas virtuais prontas para garantir a melhor experiência de compra. Ou seja, é possível conectar uma loja virtual personalizada do seu negócio no Ninegrid e conectá-la com uma loja física. Trata-se de uma plataforma de mobile commerce com melhor custo-benefício do que as tradicionais, por estar hospedada na nuvem e viabilizar vendas digitais via mobile commerce, estando integrada com sistemas de gestão empresarial, pontos de vendas e meios de pagamento.

“Com o webapp, o hotel e seus associados podem vender seus produtos e serviços no meio digital, sem a necessidade e-commerce e os consumidores acessam via link, ou por meio de um QR Code, sem precisar baixar um aplicativo, visualizando uma lista de produtos disponível com preço e comprando pelo celular para receber em seus quartos”, detalha Pereira.
 

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Clezia Martins Gomes
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