22/08/2024 às 14h49min - Atualizada em 23/08/2024 às 00h00min

Como driblar as regras jurídicas para o marketing na saúde e se destacar

Estrategista em marketing e especialista em direito médico analisam como alcançar sucesso nas divulgações de saúde, sem extrapolar limites

AS
Comunicação Jaime Bouquard
No mundo atual, são raras as classes profissionais que ainda podem se eximir das redes sociais e ainda assim atrair público, alcançando sucesso profissional. Os profissionais da área da saúde enfrentam muitas barreiras jurídicas para que essa promoção seja feita, mas para o estrategista em marketing, Jaime Bouquard, um dos principais pontos para que exista essa evidência é a identificação. Para ele, é muito importante que as pessoas consigam encontrar nesse profissional a resolução do seu problema.
Ainda assim, é preciso seguir regras mais rígidas nessa área. A advogada, especialista em direito médico, Rafaela Queiroz, explica que as atividades dentro da área da saúde - medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem, veterinária e outras - são regidas pelos seus próprios códigos de ética. Sendo assim, as normas específicas devem ser respeitadas conforme a atividade exercida. No entanto, de acordo com a profissional, alguns pontos podem ser considerados de maneira ampla e a principal ideia que se deve ter é que toda a postagem, todo anúncio deve ter um cunho principalmente de orientação e de educação.
Para Jaime Bouquard é importante ressaltar a característica de autoridade no marketing da saúde, dentro dessas informações transmitidas. “Mas, é fundamental reforçar também que autoridade não é sinônimo de seriedade. Então, misturar um pouquinho essas questões de seriedade e diversão, com responsabilidade e ciência, obviamente, pode ser uma forma de chamar a atenção da audiência”, explica. O estrategista destaca também o trabalho da assessoria de imprensa, nessa área, que atesta aos profissionais uma autoridade jornalística nos assuntos abordados, levando credibilidade à população em geral.
Jaime explica que ter a consciência de estar sempre publicando novas informações é algo que atrai muita atenção, pois através dessas publicações recorrentes, o público passa a identificar aquele profissional de saúde como especialista na área. “Falar com seriedade e autoridade sobre determinada especialidade hoje traz mais crédito do que o CRO obrigatório na BIO. Entenda bem, isso para a sua audiência”, enfatiza ele.
Ainda assim, é importante estar atento às considerações da advogada sobre a regra específica para a divulgação da área da saúde nas redes sociais: os perfis devem ter necessariamente, seja qual for o ramo, a informação do registro do profissional, além da informação de suas especialidades. De acordo com Rafaela, esses profissionais podem divulgar tratamentos disponíveis no mercado, podem trazer estudos, avaliações científicas, evidências que mostrem os procedimentos que são usados no seu ramo, indicando o sucesso da sua própria atuação, incentivando bons hábitos, apresentando inovações e recomendações, mas sem direcionar isso a si mesmo.
Para concluir, Jaime comenta o grande crescimento da atuação online na área de saúde. “Gosto do termo ‘nômade digital’, ou seja, essa linda possibilidade de estar em todos os lugares, sem sair de casa e atender em qualquer lugar, que inclui a área da saúde”, explica. Para ele, isso reforça ainda mais a necessidade de estar nas mídias digitais e traçar estratégias para construir, a cada momento, um público diferente.
O estrategista completa ainda que sempre vai existir o tal do ‘boca a boca’, mas é primordial não se esquecer que, a cada ano, se formam muitos profissionais, então focar somente em um meio de divulgação certamente vai te tirar cada vez mais pacientes. “Mostrar as suas atualizações no mundo digital faz com que você ganhe a preferência do público, reforçando a imagem de autoridade de conhecimento e não de um profissional arcaico, que parou no tempo”, conclui.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA MARIA SILVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.