22/07/2024 às 17h23min - Atualizada em 25/07/2024 às 00h00min

Evento organizado pela Fundação Gol de Letra em Paris debate políticas públicas do esporte

Às vésperas dos Jogos Olímpicos, evento contou com apoio da Atletas pelo Brasil, Instituto Península e Sorbonne Economiste e discutiu a democratização e o acesso ao esporte nas nações

ZDL SPORTS
Christian Gavalle
Discutir políticas públicas eficazes em matéria de promoção do esporte e atividade física como pilares essenciais para o desenvolvimento humano e social, formas de incluir a todos nas práticas esportivas, e a transversalidade das políticas esportivas com áreas como educação, saúde e assistência social . Estes foram os temas que permearam os debates  no “Diálogo sobre Políticas de Esporte e Atividade Física para Todos”, evento organizado pela Fundação Gol de Letra, na Universidade Sorbonne, em Paris, na França. 

Às vésperas da abertura dos Jogos Olímpicos da França, a Fundação Gol de Letra, em parceria com a Atletas pelo Brasil e o Instituto Península e Sorbonne Economiste, como apoiadores do evento, reuniu mais de 130 pessoas para o ciclo de debates. O evento contou com a participação de Raí, Ana Moser e da Ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra. "O esporte é transformador, e ter tanta gente interessada e debatendo o papel social do esporte mostra que estamos no caminho certo para avançar ainda mais", afirma Raí, fundador da Gol de Letra e da Atletas pelo Brasil.

Durante um dos painéis, Ana Moser, presidente-executiva da Atletas pelo Brasil, apresentou as diretrizes gerais de um conjunto de propostas de políticas para o Brasil, que pretende mobilizar e garantir o compromisso de diversos setores para agirem de forma coordenada na busca por ações concretas que garantam o direito do acesso de toda a população nacional ao esporte e à atividade física. "Trocar experiências de sucesso da Austrália, Canadá e França foi muito rico para vermos novos caminhos de políticas para incluir a todos no esporte. O Brasil tem muitos bons projetos sendo desenvolvidos pela sociedade civil, e pensar novas possibilidades para ampliar o alcance da população à prática esportiva era um dos objetivos deste dia de debates na Sorbonne", ressaltou Ana Moser.

O evento recebeu ainda outros convidados: Daniela Kimi, Diretora de Esporte e Pesquisa do Instituto Península, Romain Lachens, diretor de engajamento do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2024; Alexis Ridde, do Ministério do Esporte da França, Karen Jones, chefe executiva do Office of Sport em New South Wales (Austrália), Philipp Müller-Wirth, Chefe da Seção de Esportes da UNESCO; Richard Way, CEO da Sport for Life Society (Canadá); Shushu Chen, professora em gestão e política esportiva na Universidade de Birmingham (Grã-Bretanha); Philippe Orliange, diretor executivo da Agência Francesa de Desenvolvimento; Noémie Lequet, consultora especializada em política pública no Quadrant Conseil (França); e François Le Yondre, pesquisador em sociologia do esporte na Universidade de Rennes 2 (França).

O ciclo de debates não é a única atividade da Gol de Letra na França, às vésperas da Olimpíada. Desde o dia 5 de julho, sete jovens de São Paulo e do Rio de Janeiro e um educador da Gol de Letra estão no país para uma experiência internacional de 23 dias. Este ano, a iniciativa ocorrer em meio a um contexto único: o Festival 24. Promovido pela organização francesa, o evento reunirá mais de 500 jovens de 36 países, a partir de sexta-feira (19).  O objetivo é proporcionar trocas em torno das chaves para igualdade e excelência incutidas pelos Jogos Olímpicos. Esse intercâmbio Brasil-França ocorre há 22 anos, em parceria da Gol de Letra com a ONG Sport Dans La Ville.

Sobre a Fundação Gol de Letra - Criada em 10 de dezembro de 1998, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Fundação Gol de Letra é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu do sonho dos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis. Além de atender, continuamente, mais de 6 mil crianças, adolescentes e jovens nas comunidades da Vila Albertina (SP) e do Caju (RJ), a Gol de Letra também conta com projetos de disseminação nacional da metodologia que parte do esporte educacional e da cultura para contribuir com o desenvolvimento de habilidades para a vida.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.