21/06/2024 às 20h24min - Atualizada em 23/06/2024 às 00h00min

Brasil é o primeiro país da América do Sul na Sail GP

Mubadala SailGP se associará à IMM no circuito mundial a partir de novembro de 2024

FLáVIO PEREZ
https://onboardsports.pressroom.com.br/4395698d37/brasil-e-o-primeiro-pais-da-america-do-sul-na-sail-gp.html
SailGP

A Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos pertencente integralmente à Mubadala Investment Company, e a SailGP, o campeonato de regatas internacionais, anunciaram nesta sexta-feira (21) um investimento estratégico para adquirir uma equipe recém-formada que representará o Brasil no evento.

A equipe brasileira da Mubadala SailGP se associará à IMM, empresa brasileira de esportes e entretenimento, para operar a equipe.

Comandada pelo ex-velejador olímpico e campeão mundial Alan Adler, o portfólio da IMM inclui alguns dos eventos mais icônicos do Brasil, como o Rio Open, Cirque Du Soleil e a São Paulo Fashion Week. Adler também é CEO da Brazil Motor Sports, promotora do Grande Prêmio da Fórmula 1 de São Paulo.

O país será o primeiro sul-americano a ingressar na SailGP e o primeiro de novas equipes e novos proprietários confirmados antes da temporada 5, que começa em novembro de 2024. ''A equipe brasileira da Mubadala SailGP inspirará e se conectará com nossa comunidade, promovendo o esporte e seus valores em toda a América do Sul'', contou Adler.

A brasileira Kahena Kunze, bicampeã olímpica, esteve a bordo do time alemão nesta temporada. A SailGP é conhecida como a “Fórmula 1 aquática”, onde dez barcos, cada um representando um país, disputam grandes prêmios ao redor do mundo.

Atualmente, os países competidores incluem Nova Zelândia, Espanha, Austrália, França, Dinamarca, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Suíça. Com a entrada do Brasil, o cenário da competição ganha um novo e promissor participante.

Atualmente, as regatas ocorrem em locais como Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Bermuda, Canadá, Emirados Árabes, Austrália e Nova Zelândia.
''O Brasil tem uma história incrível de sucesso na vela olímpica e é apropriado que agora esteja entrando nas fileiras profissionais da SailGP – competindo contra os melhores do mundo. Isso abre um mercado novo e muito significativo para a SailGP e estamos incrivelmente entusiasmados em desenvolver ainda mais a apaixonada base de fãs do Brasil e fortalecer nossa conexão com a região'', disse o CEO da SailGP, Sir Russell Coutts.

"Estamos entusiasmados em formar parceria com a SailGP para a primeira equipe sul-americana da SailGP," disse Oscar Fahlgren, Diretor de Investimentos da Mubadala Capital. "Esta aquisição não só acrescenta ao nosso portfólio de investimentos, mas também se alinha com nosso compromisso de longo prazo de investir no Brasil, ao mesmo tempo que melhora nossa capacidade de criar um impacto social e ambiental positivo duradouro."

A parceria entre a SailGP e a Mubadala também se estende além das águas. No mês passado, ambas as organizações anunciaram uma nova parceria de produção com a Strata Manufacturing, uma instalação aeroespacial de propriedade da Mubadala, para desenvolver e fabricar novos hidrofólios e lemes para a SailGP a serem introduzidos na temporada 5, além de outros elementos-chave dos catamarãs F50 da SailGP.

A parceria também enfatiza a construção de um futuro sustentável – integrando práticas de investimento responsável com tecnologia de ponta e promovendo a gestão ambiental dentro do esporte.

A Mubadala continuará apoiando o SailGP Inspire – o programa de alcance comunitário e educação juvenil da liga – que atingiu um marco significativo, engajando 21.256 participantes até o momento.

A partir de sábado (22), o Mubadala New York Sail Grand Prix marca a penúltima etapa do calendário da temporada 4 antes da Grande Final em São Francisco, em julho.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLAVIO PEREZ GUIMARAES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.