15/04/2024 às 23h12min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h00min

Exposição ‘Territórios’ de Marcia Gadioli tem abertura nesta terça-feira (16), na Pinacoteca de São Bernardo do Campo

Verbo Nostro
Verbo Nostro
fotos de Hector Guinez
A Pinacoteca de São Bernardo do Campo realiza nesta terça-feira (16), às 19h, a abertura oficial da exposição “Territórios”, da artista visual paulistana Marcia Gadioli, com curadoria de Eder Ribeiro. A mostra poderá ser visitada gratuitamente até o dia 12 de julho. 

A entrada é gratuita, sendo aberta ao público de terça-feira, das 9h às 20h; quarta a sexta, das 9h às 17h e no último sábado do mês, das 10h às 16h.  Quem visitar a mostra no espaço pode conferir mais duas exposições individuais: “Aceno, a cena”, de Marília Scarabello e curadoria de Ana Carla Soler, até 14 de junho; e "O amor morre mais de indigestão do que de fome", um trabalho da artista Thatiana Cardoso sobre golpes do amor com curadoria de Gabriela De Laurentiis, até 29 de junho.

Territórios
Resultado de uma pesquisa sobre as transformações das paisagens urbanas na memória das pessoas, a exposição “Territórios” reúne parte da produção dos últimos dez anos da artista Marcia Gadioli, desde sua primeira pesquisa sobre a paisagem urbana de São Paulo, até suas últimas experimentações com meios e processos fotográficos alternativos. O conjunto é formado por mais de 50 obras produzidas em diferentes meios: vídeos, fotografia analógica e livros de artista. Marcia é uma pesquisadora das consequências das alterações urbanas na memória do indivíduo, utilizando a fotografia como principal linguagem, mas não somente ela. “Me considero uma artista que trabalha com a fotografia. No meu trabalho, o uso da poética está acima de qualquer técnica utilizada”, define.

Em sua trajetória artística, Marcia Gadioli se mantém comprometida com a experimentação de técnicas e materiais. “No centro desta investigação está o meio fotográfico, que se desdobra de diversas formas - fotografias impressas ou, em alguns casos, produzidas artesanalmente, por transferência sobre papéis transparentes, ou ainda sobre parafina, obtendo-se assim, por sobreposição, novos sentidos e visualidades”, comenta o curador de “Territórios”, Eder Ribeiro. 

A analista de cultura da Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Geisa Tanganeli, destaca que a artista parece não ter pressa na contramão do imediatismo das fotografias digitais e está sempre atenta ao que é cotidiano, ao território e suas consequentes transformações. “De forma muito poética, imprime em suas obras imagens que despertam no público novas formas de se perceber, se relacionar e olhar o seu território”, avalia.

“Territórios” chega a São Bernardo depois de passar pelo Centro Cultural Correios, em São Paulo, e pelo MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Em setembro, seguirá para Campinas. A mostra foi premiada pelo edital PROAC nº 13/2023 - artes visuais - circulação de exposição. 

A exposição
Os trabalhos da exposição surgem da combinação de imagens coletadas em álbuns da própria família Gadioli com outras produzidas pelo olhar atento da artista sobre as transformações urbanas, além de imagens e narrativas encontradas em recortes de jornais impressos. “Os jornais têm toda uma estética que, ela mesmo, ajuda a construir memórias, algo também sendo modificado na sociedade digital, uma vez que as imagens hoje são muitas vezes efêmeras, as mídias onde elas estão podem desaparecer de um momento para outro. Temos uma relação diferente com as imagens, o que pode levar, no futuro, a uma civilização sem memória dos lugares onde se viveu”, analisa Marcia Gadioli.

Mostrar seu trabalho pela primeira vez na Pinacoteca de São Bernardo do Campo também é motivo de reviver memórias para Marcia Gadioli. O museu fica ao lado do parque Cidade da Criança, local que remete a momentos da infância da artista. “Quando estive na Pinacoteca para a visita técnica da exposição, aproveitei para retornar ao parque”, diz. A emoção do reencontro motivou a produção de uma obra inédita sobre o local de visitação na infância, que estará presente na exposição de São Bernardo.

Conversas com o público
Marcia Gadioli, Eder Ribeiro e Marcelo Salles terão momentos de proximidade e conversa com o público sobre os trabalhos que desenvolvem. O primeiro encontro com a artista visual está agendado para o dia 27 de abril, às 10h. No dia 25 de maio, às 10h, acontece a conversa com o arquiteto responsável pela expografia de “Territórios”. Já no dia 18 de junho, às 19h, será a vez do bate-papo com o curador da mostra. No dia 19 de junho, Marcia conversará com pessoas atendidas pelo programa de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e no dia 25 de junho, terá visita mediada com bate-papo para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os encontros dos dias 27/4, 25/5 e 18/06 contarão com intérprete de Libras.

fotos de Hector Guinez

“A relação entre os envolvidos no fazer artístico e o público é fundamental diante das possibilidades de diálogos, reflexões, interações e trocas que estes momentos podem oferecer. Neste sentido, nos preocupamos em promover encontros com vistas a estimular a participação dos diversos públicos em suas ações”, comenta a analista cultural da Pinacoteca, Camila Rosa.

Sobre a artista
Marcia Gadioli é artista visual e pesquisa as consequências das alterações urbanas na memória do indivíduo. Utiliza a fotografia como linguagem principal, assim como a captura digital, a apropriação de imagens do jornal, de fotografias antigas do acervo familiar e vernaculares para estabelecer conexões entre a memória pessoal e a coletiva. Atualmente, integra grupo de estudos com orientação de Sylvia Wernek. Participou da Residência Artística Internacional ACHO com orientação de Fabiana Bruno e Óscar Guarín Martinéz, da Imersão de Verão em Poéticas Visuais com Renato de Cara, na Gare Cultural e do Coletivo Forma, com orientação de Nancy Betts, em São Paulo. Formada no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Marcia Gadioli expõe em salões de arte contemporânea, galerias e espaços culturais desde 2005. Criou e dirige, em parceria com o curador e crítico de arte Marcelo Salles, a Casa Contemporânea, espaço cultural independente localizado em São Paulo onde vive e trabalha.

SERVIÇO
Exposição “Territórios”, de Marcia Gadioli
Data: de 16 de abril a 12 de julho de 2024
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo (rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP)
Curadoria: Eder Ribeiro
Expografia: Marcelo Salles
Informações: (11) 2630-9600

Programação

Abertura oficial
16 de abril, às 19h

Visitação aberta ao público:
De 16 de abril a 12 de julho de 2024
Terça-feira, das 9h às 20h
Quarta a sexta, das 9h às 17h
Último sábado do mês: das 10h às 16h

Conversas com o público:
27/04 (sábado), às 10h – conversa com Marcia Gadioli (com intérprete de Libras)
25/05 (sábado), às 10h – conversa com o arquiteto Marcelo Salles (com intérprete de Libras)
18/06 (terça), às 19h – conversa com o curador Eder Ribeiro (com intérprete de Libras)
19/06 (quarta-feira), às 9h30 – visita mediada para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
25/06 (terça-feira), 19h30 – visita mediada com bate-papo para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.