10/04/2024 às 08h04min - Atualizada em 14/04/2024 às 00h00min

Copa Rio De Futebol de Praia reunirá times das principais comunidades da Zona Sul do Rio de Janeiro

O torneio será lançado no dia 17 de abril, com palestras com atletas de referência, desenvolvimento de jovens através do esporte e sorteio da tabela dos jogos.

N.G.
Divulgação
 

A icônica praia de Copacabana está pronta para receber a Copa Rio de Futebol de Praia, evento esportivo de cunho social sob organização da LEP Produções em parceria com a AEFPERJ (Associação das Equipes de Futebol de Praia do Estado do Rio de Janeiro) e a Excess Produções, e conta com o patrocínio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG) e da empresa de energia Light, esta por meio da Lei estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.

O torneio reunirá times das comunidades da Zona Sul e será lançado oficialmente no dia 17 de abril, no Clube Marimbás, em Copacabana. A grande final está marcada para o dia 06 de julho, no posto 2. O evento almeja não apenas a competição esportiva, mas também o desenvolvimento dos participantes, com palestras e atividades com atletas de referência.

“Unir um dos maiores cartões postais do país com a paixão nacional pelo futebol, é a combinação perfeita para um grande evento, além do fator oportunidade, de levar a garotada da comunidade e grandes atletas para viver a experiência única de um torneio no berço do futebol de praia, que é Copacabana”, afirma Tayana dos Santos, fundadora e CEO da LEP produções.

O evento será dividido em três etapas: Lançamento, torneio social e torneio amador - No dia 17 de abril acontece o evento de lançamento e sorteio da tabela de jogos, além de palestras de diversos atletas renomados que ainda serão anunciados, sobre disciplina, formação e socialização através do esporte.

Do dia 11 de maio ao dia 02 de junho, a bola irá rolar com o torneio social. Já o dia 01 de junho marca o primeiro jogo da categoria Amador, que terá a grande final no dia 06 de julho, em uma arena em frente ao Copacabana Palace.

União de propósitos entre LEP e AEFPERJ - “A LEP Produções sempre teve no seu DNA a premissa de que nossos projetos precisam deixar legados”, conta Tayana dos Santos, fundadora e CEO da empresa. Com o histórico de eventos de cunho social, como o “Virar da Paz”, a empresa enxerga o poder do esporte e da cultura como “uma forma de tornar o cidadão em agente transformador do estado atual do local onde vive”.

Há 45 anos no futebol de praia, Paulo Cesar Louzada hoje preside a AEFPERJ, principal associação de futebol de praia do Rio, que trabalha junto às comunidades da Zona Sul captando atletas para o esporte, com mais de 600 atletas federados. Agora, une propósitos com a LEP. “Queremos agregar a favela com o asfalto através do esporte”, afirma.

Comunidades envolvidas - Chapéu Mangueira, Babilônia, Tabajaras, Pavão Pavãozinho, Cantagalo, Cruzada São Sebastião e Santa Marta são as comunidades que participarão do evento. Todos os times selecionados devem estar filiados à AEFPERJ.

Legado para a comunidade - O Futebol de Praia foi escolhido pela sua relevância cultural e pelo potencial de integrar comunidades em torno de uma paixão nacional, mas de acordo com Tayana, outros esportes ainda estão por vir.

“O maior legado que o evento pode deixar é o de apoiar os jovens no desenvolvimento humano e profissional, despertando neles o interesse pelo esporte e criando assim oportunidades para possamos diminuir a criminalidade brutal e banal recorrentes nos dias de hoje”, finaliza a empresária.

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