11/04/2024 às 12h43min - Atualizada em 11/04/2024 às 16h00min

Programa de Estágio do Hetrin oferece vivência hospitalar para estudantes universitários

A parceria entre o hospital e unidades de ensino permitem que os alunos aprendam com a prática

ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
[email protected]
Divulgação
O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) faz parte do programa de estágio obrigatório voltado para estudantes universitários regularmente matriculados em instituições de ensino superior. A unidade do Governo de Goiás recebe, atualmente, estagiários de Medicina, Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Nutrição. O programa tem como principal objetivo ofertar a vivência de internato no dia a dia de um hospital para a aprendizagem de novos conhecimentos, competências e habilidades dos alunos.

O processo de imersão na profissão leva os estudantes a uma prática supervisionada e segura enquanto aprendem a rotina hospitalar e a prática médica. Para a estagiária da clínica médica, Lorena Soares, o estágio tem sido enriquecedor e a equipe integrada da unidade é um diferencial. “No Hetrin tivemos a oportunidade de acompanhar a equipe clínica, cirúrgica e multidisciplinar dentro de um período de internação onde você consegue evoluir o paciente do começo ao fim. Isso traz um enriquecimento de aprendizado muito além das nossas expectativas”, afirma a futura médica.

De acordo com o diretor técnico do Hetrin, Romulo Garcia, atualmente a unidade conta com diversos programas de estágio e ensino nas áreas multidisciplinares da saúde. “Estamos cada vez mais investindo e melhorando nossos programas e convênios. Os estudantes têm experiências únicas em diversos setores do hospital, como Pronto-Socorro, Unidade de Internação Clínica e Cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva. Com certeza faz a diferença na formação desses alunos, mas também contribui para o crescimento e desenvolvimento da nossa unidade hospitalar”, destaca o diretor.

Para a estudante de nutrição, Emilly Alves, que está na primeira semana de estágio na unidade, a expectativa de colocar em prática toda a teoria estudada está bem alta. “Colocar tudo que aprendemos na faculdade em prática e ter uma experiência mais próxima com os pacientes é incrível. Aqui no Hetrin, além da experiência, ainda estamos aprendendo muitas coisas novas”.

Programa de estágio

O programa de estágio de Medicina no Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), se desenvolve em etapas. Primeiro acontece a disponibilização das vagas para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), de acordo com um estudo interno que considera o perfil da unidade e quais são as áreas e as especialidades em que poderá ser oferecido esse estágio.

Após essa etapa e com a confirmação das informações, a área responsável da SES-GO abre um processo seletivo divulgando o edital e convidando as instituições para que participem da seleção. Quando as vagas são validadas na Secretaria e nas instituições credenciadas, a SES-GO dá início à chamada para o início dos estágios.

Para o diretor técnico do Hetrin, outro aspecto importante que já começa a ser desenvolvido no hospital é a contribuição para a pesquisa. Com projetos recentes e parte do planejamento estratégico da unidade, o ensino e a pesquisa contemplam um papel solidário, social e cultural para com a sociedade. “Nós entendemos que o ensino e pesquisa são pilares para crescimento e desenvolvimento da nossa unidade hospitalar”, reitera Garcia.


Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.